Mailbox: O Cortiço, Aluísio Azevedo

19 abril 2017

mailbox
Oi amores tudo bem?
Não costumo mostrar para vocês apenas um livro que chega aqui em casa. Geralmente o mínimo é dois. Mas a Edição de O Cortiço que a Panda Books lança está tão maravilhosa, não resisti e trouxe para vocês um pouco do livro.
Preciso fazer isso! Acho que a Editora trouxe uma forma diferente de ler um clássico, tirando um pouco daquele peso do português antigo que nos dias de hoje não é mais usado. Tem bastante fotos para vocês entenderem como esse livro pode valer a pena
o cortiço01
o cortiço12
o cortiço03



o cortiço05
Entendo que muitos leitores torcem o nariz para leituras “clássicas” é comum, claro, eu vez e outra também faço isso (embora tenho dois clássicos que amo de paixão), defendo a leitura de clássicos, acredito que cada pessoa sabe a hora de coloca-los em suas leituras.
O Cortiço é aquele tipo de livro que nos obrigam a ler no Colégio, quem nunca passou por isso né?
Lembro que meu primeiro contato com obras de Aluísio Azevedo foram nas aulas de literatura, em interpretação de texto.
O português muda com o tempo, como a gente muda também. E para acompanhar essas mudanças sem tirar todo o charme do livro, Edições comentadas dos clássicos são lançadas para melhor entendimento da obra. Pois né? Se alguém lhe chamar de pândego, ou vai achar ruim, ou correr para um dicionário e saber que a palavra é nada mais nada mesmos que “brincalhão”.
Ler um livro com dicionário ao lado, ás vezes não é algo legal.
O Cortiço é um livro que trouxe um pouco de leveza na hora de ler um clássico, ele é cheio de notas divertidas e coloridas explicando facilmente o significado de palavras e até termos usados na época.
o cortiço04
A Edição ainda trás ilustrações maravilhosas para deixar a leitura agradável. O Cortiço publicado pela Panda Books, é um livro com uma linda diagramação, bem feito, bem planejado que com certeza vai trazer uma nova experiência na leitura.
Aguardem que logo vamos ter resenha dessa obra sensacional que é O Cortiço! Além deste livro, Iracema e Memórias de um Sargento de Milícias seguem a mesma linha! Vou torcer para a Editora trazer uma Edição comentada do meu clássico preferido Memórias Póstumas de Brás Cubas, vai que rola né?
o cortiço09
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

19 comentários :

  1. Nossa sim! O cortiço me lembra muito meu colegial, quando fui obrigada a ler e nada parecia prazeroso =\ O que é uma pena essa forçação de barra né? Mas é um clássico, como é bem dito aí e preciso reler agora sem a obrigação acompanhando e acredito que essa edição pode ser um prato cheio e saboroso para minha leitura! Eu fiquei ENCANTADA com a capa, muito bacana e despojada, bem pros dias de hoje. Ilustrações também amei. Acho que chegou a hora de dar mais uma chance! Obrigada, não sabia dessa repaginada na edição, amei e vou atrás com certeza

    ResponderExcluir
  2. Um clássico! Li esse livro no antigo ginásio, era um sofrimento entender o portuguÊs do livro... não é como hoje que temos a internet para consultar. Ele está lindo repaginado! Deu vontade de ler outra vez!

    ResponderExcluir
  3. =O
    Que livro LINDO!
    Já quero um para mim...
    <3

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando as editoras publicam livros que são clássicos com a escrita mais fácil de entender. é bom tbm que esse livro cai muitas vezes em vestibular e essa leitura mais leve ajuda o vestibulando

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro, eu gostei do antigo mas, esse eu tenho certeza que vou gostar muito mais. Gostei demais dessa dica, está mega anotada.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Os livros clássicos são sensacionais, o livro tem ilustrações lindas que faz entender até bem a história. Belíssimo livro da nossa leitura, a capa é bastante interessante, fiquei bastante curiosa pra ler o livro que é mais do que fantástico, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa e as folhas do livro em si. Nem me lembrou mais aquele livro que fui obrigada a ler pra passar no vestibular rs Muito bom que eles fizeram uma edição de fácil leitura pois creio que o que nos deixava com raiva de ler era porque a maioria das leituras era maçante e de difícil entendimento. Agora sim deu vontade de ler...

    ResponderExcluir
  8. gosto de llivro assim rs quero pramim rs

    ResponderExcluir
  9. Gente quando os melhores livros que eu já li na vida sempre que eu tenho tempo tô relendo de tão bom que é sério quando era mais nova que eu tinha que ler na escola eu achava uma forma mas depois quando o tempo foi passando o que eu tô entendendo mais a história nunca mais me separei sério amo loucamente assim livro O Super recomendo para todo mundo

    ResponderExcluir
  10. Realmente a edição está maravilhosa. Que capa linda e moderna. Adorei as ilustrações também. Entendo que muita gente não curta ler os clássicos, mas se mergulharmos de corpo e alta, teremos uma ótima experiência. Ainda mais com essas edições atualizadas.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. As edições são muito legais mas o livro não. :/ Li por obrigação na escola mas existem clássicos brasileiros bem melhores como O Alienista e O Guarani.

    ResponderExcluir
  12. Os livros clássicos são os melhores para ler em qualquer idade têm seu caminho fácil de entender, permite reflexões. De acordo com o escritor, histórias atemporais tratados,na minha opinião das melhores leitura em um livros.

    ResponderExcluir
  13. Torcendo para Memórias Póstumas de Bras Cubas SIIIIIM. Meu livro favorito seguido de Macunaíma (não me mata) e Espumas Flutuantes. Realmente, o que pesa para nós é que fazer as coisas por força não é nada agradável. Infelizmente o pessoal é obrigado mesmo a ler os clássicos senão reprovam na matéria quando na verdade deveriam focar em algo mais atual para incentivar nossas crianças a ler. Gostei que falaste que cada um tem seu tempo para eles, eu estou tendo meu tempo com eles agora. A edição da Panda é maravilhosa e um tanto divertida, lindo isso que estão fazendo. Amei o post, beijão.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Realmente, que edição linda. Fico super feliz quando a editora tem esse tipo de cuidado com as grandes histórias.
    Gostei muito do trechinho falando sobre "O que é um clássico", que me definiu 100%, haha.
    Amei o post.

    Beijão
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  15. Os clássicos da literatura brasileira são fantásticos! Comecei esse tipo de leitura na escola e desenvolvi uma paixão muito grande. Livros como O Guarani e Macunaíma são alguns dos meus xodós. Parabéns por seu blog. Adorei sua postagem.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Forma bem original e apelativa que a editora arranjou para tornar clássicos mais atraentes! Gosto dos "apartes" nas margens das páginas. Faz-me lembrar de quando era estudante e tinha vontade de anotar as explicações nas próprias folhas, mas morria de pena de estragar os livros. :)
    Toda a ilustração está muito gira!

    http://magarosa3.blogspot.pt/
    (Rosa Rosa)

    ResponderExcluir
  17. Nossa, faz muito tempo que li este livro. Na época da escola. Gosto quando as editoras fazem uma repaginação de clássicos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Helana, tudo bem?

    Lembro de ter lido "O Cortiço" na época do Ensino Médio e lembro de ter sido uma das únicas que realmente gostou da obra. Eu adoro clássicos, adoro a linguagem empregada, mas tenho consci^ncia que essa mesma linguagem seja muito difícil para outras pessoas.
    Ainda não conhecia a Editora em questão, mas fiquei feliz com a forma que eles repaginaram um clássico, começando pela capa que está bem atrativa. As ilustrações também deram um toque especial. Amei tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Muito boa essa iniciativa de reproduzir o livro com uma linguagem mais moderna. Lembro que na escola mais ou menos na 5 ou 6 série não me recordo muito bem, mas a professora passou uma atividade onde tínhamos que ler este livro. Mas poxa vida era o livro em uma não e um dicionário em outra kkkkk. Ainda bem que hoje em dia existe internet.

    ResponderExcluir