Livros e Filmes: Trilogia Divergente

25 maio 2017

livro e filme

Marina Landert
Olá pessoal, tudo bem?Hoje trago meu primeiro post da seção Livro e filme, e é sobre um filme/livro que há tempos estava para escrever para o Cinema & Café: a trilogia Divergente, Insurgente e Convergente, escrita por Veronica Roth, que foi transformada até agora em três filmes.
A trilogia Divergente, que teve seu primeiro livro publicado em 2011, se tornou famosa em um período em que as distopias começaram a fazer sucesso, e veio logo na sequência de Jogos Vorazes. Ele conta a história de uma Chicago pós guerra que foi dividida em facções para a manutenção da paz, formada por Abnegação, Amizade, Franqueza, Audácia e Erudição. A história é centrada em Tris Prior que durante a iniciação detecta aptidões para diferentes facções, sendo considerada uma Divergente, característica vista com maus olhos pela sociedade. A partir daí Tris se vê em uma luta pela própria sobrevivência.
divergente01
Confesso que não conhecia a história da trilogia e distopias nunca foram muito meu forte. No entanto, ao ver toda a produção em torno do primeiro filme, fiquei curiosa e comecei a ler as obras. Divergente, o primeiro livro detalha bem o porquê da divisão em facções e os personagens com uma riqueza de detalhes que entretém e não é cansativa. Como sabemos, no geral as adaptações recebem críticas por não serem muito fiéis, porque modificam a trama, cortam cenas preferidas, mudam diálogos, personagens, etc. No entanto, apesar de todas as mudanças que são inevitáveis, acredito que o essencial é manter a mensagem do filme, a ideia central.



Assim, considero Divergente (filme) um bom começo para a trilogia. A produção é um dos pontos mais positivos, que conseguiu trazer um ótimo elenco e uma caracterização bem fiel tanto dos personagens, como do cenário. É interessante quando lemos uma história e a imaginamos na cabeça e ver isso na tela sempre traz uma impressão legal. Tris, interpretada por Shailene Woodley e Four, por Theo James conseguem dar vida aos personagens muito bem, e juntamente com Kate Winslet, no papel da antagonista Jeanine Matthews comandam com muita competência o filme. É claro que muitas cenas foram cortadas, mas nada que prejudicasse o andamento da obra. Com muita ação, um elenco afiado e um cenário muito bem montado, Divergente é um ótimo filme e mostrou o potencial que a trilogia tinha.
divergente02
Insurgente, a segunda parte da trilogia segue a história de Tris, Four, Caleb e Peter que continuam com sua luta contra Jeanine. Insurgente mantém a pegada de ação, com um roteiro ágil e com muitos efeitos especiais, e introduz novos personagens como Johanna Reyes (Octavia Spencer), Jack Kang (Daniel Kim) e Evelyn (Naomi Watts). Ainda que os efeitos, a ação e o elenco sejam destaques positivos, vemos no filme muitos acontecimentos jogados, sem grande aprofundamento e por vezes até causando confusão. Esse problema, no entanto, não é exclusivo do filme. Quando li o livro também tive a mesma impressão, de muitos acontecimentos, mas pouco aprofundados e por vezes confusos. Assim, mesmo que apresente problemas nesse ponto acho que o filme, por uma duração mais curta – o livro é bem longo – consegue atenuar os problemas da obra original, uma vez que não se arrasta e apesar de apresentar muitos fatores, ele é bem dinâmico e ágil, ao mesmo tempo em que tenta ser didático.

A última parte da trilogia foi publicada sob o nome de Convergente e retoma os acontecimentos de um vídeo que revelou a verdade sobre o sistema de facções. Não vou dar spoilers, mas a partir daí todo o grupo de divergentes e aliados partem em busca de respostas sobre o que há depois da cerca e enfrentam novos problemas e uma outra realidade. Já para o filme, foi decidido, assim como em Jogos Vorazes, em dividir em dois filmes, parte 1 chamada Convergente e a parte 2 Ascendente – ainda não lançado.
O filme Convergente foi considerado um fracasso, tanto de bilheteria, como de público. Apesar disso, gostei muito mais do que Insurgente, uma vez que traz um elenco mais enxuto e uma história mais coesa. As cenas de ação diminuíram um pouco, dando mais ênfase na nova história e no que há depois do muro. Já o livro, dos três foi o que menos me agradou, e caminhou um pouco confuso para o fim.
Diante do fracasso do filme, o final da saga ainda está indeterminado uma vez que o estúdio anunciou no último ano que seria transformado em telefilme, o que ainda causa incertezas sobre a participação do elenco original.
divergente03
Assim, a trilogia Divergente apresenta defeitos tanto na obra literária como nos filmes. Acredito que os filmes levem pequena vantagem, pois na minha opinião conseguem corrigir alguns defeitos dos livros, além de contar com muita ação, efeitos especiais e um ótimo elenco. Apesar disso, considero ambos um bom entretenimento que vale apena conhecer, principalmente para os fãs de distopias. Agora resta apenas aguardar qual será o destino do final da trilogia.
Até a próxima!
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert

Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

9 comentários :

  1. oi
    Eu adoro Divergente :D
    não li os livros, mas acompanhei os filmes e adorei é muito bom ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu amooo os filmes! !! Ainda não li os livros mas pretendo ler. Mais é muito bom mesmo 😙😃👍

    ResponderExcluir
  3. menina divergente é maravilhoso eu adoro
    mais nao tenho os livros mais pretendo

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do primeiro e do segundo livro, mas depois do terceiro, não quis nem assistir os filmes. Não gostei mesmo do final dado pela autora, o que eu acho que se reflete em todas as incertezas a respeito do último filme.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?

    Assim como você tive um primeiro contato com a obra através dos filmes e depois de assiti-los fiquei totalmente encantada e fui correndo atrás dos livros. Demorei um pouco para ler os livros e só o fiz no início do ano passado. Devo ressaltar que tive uma ideia bem diferente de você. Na minha opinião as adaptações foram péssimas, principalmente do segundo livro em diante. Mudaram todo o contexto da obra e até as partes mais importantes (desfecho) foram mudados. Mesmo assim, concordo que seja um bom entretenimento!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É uma saga maravilhosa. É uma pena que nos filmes eles estragaram e vai ficar um final cagado né? Mas eu amo a história.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você Marina, achei a série confusa.O primeiro livro é maravilhoso e o segundo livro achei legal por mostra tudo bem detalhados pelas facção. gostei de ambos filmes mais senti falta de alguns detalhes que achava importante.
    O terceiro livro não curti muito nem terminei o livro e não vi o filme.
    Agora vou ver este filme para ver se me animo a terminar o livro.
    Beijinhos.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Confesso que antes dos filmes eu também não sabia que tinham sido inspirados em livros. Ainda não li nenhum mas vi todos os filmes e gostei bastante da história. Não sei como é nos livros mas amei a escolha dos atores, a atuação deles, os efeitos especiais e o mais importante a história. Não sabia do quarto livro mas fiquei curiosa pra ler. Gostei muito do post. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a trilogia, mas me pareceu incrível, tb não cheguei a ver os filmes, mas normalmente prefiro livros, vou colocar na minha listinha de leitura com certeza!

    ResponderExcluir