Resenha: Meio Mundo, Joe Abercrombie

26 junho 2017

Resenha de Livro

Por Elaine Moreira

Olá!
Quem lembra da resenha de Meio Rei levanta a mão! Pra quem ainda não leu, confere aqui! (http://bit.ly/ResenhaMeioRei)
meio mundo05

Meio Mundo, Joe Abercrombie. Livro #2

Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem.
Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos. Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas.
Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo.
A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.
Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi. Finalista do prêmio Locus, Meio Mundo deixará o leitor na expectativa do desfecho desta série épica.
SBN-10: 8580416418
Ano: 2017 / Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Mas vamos lá então,  essa trama do Joe Abercrombie é daquelas cheias de reviravoltas, o que torna a leitura dinâmica e muito interessante.  Algumas pessoas até a comparam a Game of Thrones, mas eu (e não me crucifiquem por isso) gosto mais da narrativa do Joe.

Ela é mais direta, mais objetiva e justamente por isso dá a sensação de dinamismo. Da série do Martin, eu sobrevivi ao primeiro livro mas não cheguei a terminar o segundo. O motivo foi uma cabeça confusa, com muitos personagens de quem eu mal lembrava o nome e lugares que se misturavam na minha imaginação sem serem de fato definidos. Gostei? Sim. Mas como eu disse, me pareceu enrolado. Gosto do que é direto e justamente por isso o Joe tem um ponto.



Outro ponto para ele em função da escolha da narrativa. Se no primeiro livro tínhamos como personagem principal Yarvi, o príncipe traído que buscava vingança, em Meio Mundo temos Thorn e Brand, dois opostos. Thorn uma guerreira acusada de assassinato, muito orgulhosa e que precisa se sujeitar às ordens de Yarvi (simmm ele ainda está presente na trama) para sobreviver. Brand um guerreiro aprovado e forte mas que detesta ferir.
meio mundo03
Gostei principalmente da inversão de papeis. Pode parecer bobo, mas gostei de ver que uma menina foi tocada pela Mãe Guerra, literalmente lutando para se destacar na sociedade e conquistar seu lugar. Gostei de ver um garoto que apesar de ter ouvido a vida toda que deveria ir para o campo de batalha para melhorar de vida perceber que seu caminho é o do Pai Paz.
Thorn precisa ainda aprender a deixar seu orgulho de lado. Brand terá que decidir quais batalhas valem a pena.

E como eu já disse ali em cima, ainda temos a presença de Yarvi, agora Pai Yarvi, um ministro poderoso e ardiloso, capaz de tramas incríveis para proteger seu reino e seus súditos. Além dele, outros personagem importantes da trama também se mantém. Isso é muito legal porque o novo foco traz ainda mais dinamismo para a história sem romper os laços que foram criados no primeiro livro.
meio mundo04
Antes eu falei da força da Thorn e de como foi interessante ver ela se impor na sociedade. Mas ela não é a única. Joe traz mulheres muito fortes para a sua trama e não apenas fisicamente. Elas sabem o que querem e se ainda não sabem, não têm medo de se arriscar. São inteligentes, tem princípios e não estão em busca de romance. Não são donzelas boazinhas a espera de um salvador.
Sobre a edição, mantêm o estilo do primeiro livro, sendo fácil identificar que fazem parte da mesma saga. Thorn aparece imponente em primeiro plano, com sua mestra de luta e Brand logo atrás.
Da edição que recebi em parceria com a Editora Arqueiro, veio essa bolsa dourada incrível, com a impressão de uma moeda "tesouro de Gettland". Uma sacada incrível para quem leu Meio Rei. Não vou entregar, porque seria um baita spoiler.
Mas enfim, adorei tudo! Fica agora a angústia pela continuação. Quero pra ontem!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

9 comentários :

  1. Oiii Elaine como vai menina?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não sou muito chegada em livros assim e principalmente dese gênero, mas fico feliz que tenha gostado e trazido a resenha para nós, ótimas fotos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia essa série , mas com certeza faz meu perfil literário, por está razão fiquei bem interessada. Parabéns por sua resenha ficou ótima, muito explicativa e bem contruída.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não li As cronicas de gelo e fogo, apenas vi a série por não ter paciência para sagas, então fico feliz que essa história seja mais direta e tenha essa qualidade na escrita do autor. Ainda não conhecia e apesar de não ser um gênero que costumo ler, fiquei curiosa, adoro reviravoltas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana, também gosto quando há inversão de papéis nos enredos dos livros. Acho ótimo isso. Infelizmente ainda não li o livro, mas quero.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito feliz da historia ser tão dinâmica. Faz tempo que eu não lei um livro nesse estilo, então fiquei com muita vontade de o adquirir. Com certeza está na listinha.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que já li imensas resenhas acerca deste livro! E estou muito curioso por fazer esta leitura!! :)

    Bem, adoro o facto de as personagens femininas serem tao fortes assim, ate psicologicamente! Pois, se gostamos muito queremos sempre a continuação o mais rapidamente possível!

    Boas leituras!! ;)
    http://no-conforto-dos-livros.webnode.com/news/maratona-quiz-%282%C2%BA-aniversario%29-abertura/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Acredita que tenho o primeiro e esse livro, mas ainda não li?
    Estou relapsa com as minhas séries de fantasia, mas estou feliz de saber que é uma história mais direta.
    Quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Vi muitas resenhas positivas referente ao primeiro livro e pelo que vi o segundo segue a mesma linha atrativa. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Oie
    muito legal sua resenha, não é algo que leria no momento mas quem sabe mais pra frente, bem legal o enredo e bem complexo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir