Resenha: O Escravo de Capela, Marcos Debrito

31 julho 2017

Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Muita gente estava me pedindo a resenha, ficou um pouco complicado escreve-la pois o livro ele é um choque de realidade em alguns pontos e muito cruel. Mesmo gostando muito de livros de suspense e terror, quando se tratada de um assunto como a escravatura, sabemos que é difícil pois a época foi vergonhosa para o Mundo.
mailbox belas letras e faro editorial11

O Escravo de Capela Quando a morte é apenas o começo para algo assustador Marcos DeBrito

Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.
Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409899
Ano: 2017
Páginas: 288
Antes de falar da história, preciso dizer que a Faro Editorial, caprichou na diagramação do livro. Na capa escura, olho de um negro já nos apresenta a história. As bordas das páginas são vermelhas. Um livro com 288 e doze capítulos narram em terceira pessoa a história da Fazenda Capela, o canavial e do escravo Sabola.


mailbox belas letras e faro editorial09
Escravo de Capela se passa em 1792, Brasil Colônia, uma época que os escravos eram mão de obra barata e ainda humilhados por seus senhores. Neste livro é construído uma história em volta de uma Fazenda de Cana, onde o Senhor Antônio é um homem agressivo, violento e muito cruel, os escravos tem medo dele pois sabem que Antônio mata se for necessário e não pensa duas vezes.  Isso dava orgulho ao Pai, Batista, ver que seu primogênito sabia lidar com os escravos. As coisas andam normalmente na fazenda, quando Sabola, um novo escravo que chegou, tinha sido agredido por Antônio e seus capangas, ele não aceitava todo sofrimento, assim armou um plano para fugir do lugar.
Durante uma noite uma recepção era feita na Casa Principal, Sabola dei um jeito de sair da senzala, pegou um cavalo e partiu rumo a floresta. Mas infelizmente seu plano veio abaixo.
Sabola é morto, assim como um dos capangas. Mas ele volta, volta como Saci e volta para aterrorizar e ali começa uma releitura assombrosa e forte daquilo que conhecemos como Saci.
A inteligente de Marcos DeBrito em nos trazer uma releitura da lenda do Saci foi chocante. O Escravo de Capela é um livro duro, violento, porém muito bom de ler.
Nele não conhecemos apenas outro lado da história de Saci, mas somos apresentados algumas realidade do nosso próprio Brasil Colônia, todos sabemos que aquela época foi dura para os negros, e a luta para a libertação foi grande e sofrida. O livro apesar de ser ficção conseguiu mostrar muito em um pouco da realidade.
mailbox belas letras e faro editorial10
Outro ponto que chamou atenção em O Escravo de Capela, foi os personagens, muito bem escritos e desenvolvidos. Passaram bem a história para o leitor. Os homens da família Cunha Vasconcelos, pai e seus dois filhos. Antônio o filho mais velho e o pai Batista dois homens duros e machistas. Já o mais novo Inácio, tem uma história secundária interessante, mostrando como era complicado olhar as coisas diferente.

O próprio Saci que aqui é uma figura monstruosa, volta para assombrar a Fazenda e tem sede de vingança, muito diferente daquilo que já ouvimos.
O Escravo de Capela é um livro de terror, tem uma narrativa rápida, rica em detalhes que deix ao leitor vidrado na história.
Fãs de terror e suspense, certamente vão se apaixonar pelo livro.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!



12 comentários :

  1. edição linda demais, mas n faz mt meu estilo essas coisas de escravos

    ResponderExcluir
  2. Que edição maravilhosa!! Olha essa folhas <3 Eu estou doida por esse livro desde o lançamento! A história que cativou demais e esse ano vou ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Eu não conhecia esse livro, embora seja uma história que marca a gente pela crueldade eu fiquei bastante interessada em buscar por esse livro.
    A capa e as folhas com bordas vermelhas chamam a atenção.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oii Helana tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha, tudo que envolva cenas e histórias de um passado até mesmo cruel me anima a ler, gosto de livros que retratam essa época, e sei que seria uma ótima pedida, além da sua resenha ter ficado ótima e a edição ser linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou numa dúvida danada quanto a esse livro, gosto muito de livros que trazem essa parte histórica, mas não gosto da parte da violência. Vou pesquisar mais sobre ele. Essa edição está linda! Sou muito visual e esse capricho sempre me atrai muito. Adorei o post e as fotos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. menina, que livro incrível!!
    Nosa, meu namorado adora o folclore brasileiro e tenho certeza de que ele vai adorar essa leitura!! Já tenho um presente especial para ele *____*
    Obrigada pela dica!!
    PS: realmente, esse livro parece estar muito bonito mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Oie
    a edição como sempre está caprichada. Muito legal a dica, eu fiquei meio insegura quando lançou mas confesso que depois de umas resenhas e elogios, parece ser muito legal

    Beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Helana, não tinha me dado conta que o livro era uma releitura da história do Saci. Relatar esta época do Brasil é muito duro mesmo, ainda mais para os negros. Uma mancha que nunca vai sair de nossa história.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena, eu já tinha lido outra resenha desse livro e fiquei encantada com a ideia do autor que criou um enredo incrível. Estou com essa dica anotada, pois adoro o gênero e ele ainda mescla o terror com o folclore. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, foi a primeira desse livro que li.
    Tenho a parceria com a editora e apesar de achar a diagramação, capa lindos e o enredo interessante não solicitei porque sabia que sairia da minha zona de conforto e como sou medrosa após ler sua opinião vi que ficaria bem assustada. Mas com certeza o trabalho do autor nessa recriação de uma lenda do folclore e utilização de dados históricos da escravidão no Brasil devem ter deixado a história bem crível. Parabéns pela leitura e pela resenha. Saudades de passar por aqui, então vim.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Claramente já estou apaixonada e nem li!!!
    História totalmente original e diferenciada! Adorei a dica e sua resenha!
    Mais que anotado!!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que resenha, já andava vendo esse livro pela blogsfera, e fiquei curiosa com esse livro, gosto de história q trazem nossas culturas de forma diferente e que prende. Espero ler essa história em breve.

    Beijos
    Blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir