Resenha: Coluna de Fogo, Ken Follett

27 novembro 2017

Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Hoje trouxe a resenha do livro maravilhoso Coluna de Fogo, o último da Trilogia Pilares da Terra, um romance histórico que relata acontecimentos na Inglaterra nos períodos do século XII até XVI.
A resenha vai ser um pouco extensa devido a quantidade de informações históricas abordadas no livro.
Antes de falar dele, gostaria de de falar um pouco da trilogia OS Pilares da Terra, cada um conta a história dos antecedentes do livro anterior. Temos Pilares da Terra, Mundo Sem Fim e Coluna de Fogo, Ken Follett aborda nessa trilogia, politica, igreja, corrupção, inveja e muita briga pelo poder. E claro a parte ficcional que fica por conta de alguns casais legais que a gente acompanhar no decorrer da história.
Resenha de Mundo Sem Fim:
Volume I: http://bit.ly/OpiniaoMundoSemFim
Volume II: http://bit.ly/MundoSemFimResenha
coluna de fogo05

Coluna de Fogo Os Pilares da Terra # 3 Ken Follett

Em 1558, as pedras ancestrais da Catedral de Kingsbridge testemunham o conflito religioso que dilacera a cidade. Enquanto católicos e protestantes lutam pelo poder, a única coisa que Ned Willard deseja é se casar com Margery Fitzgerald. No entanto, quando os dois se veem em lados opostos do conflito, Ned escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra. Assim que Elizabeth ascende ao trono, a Europa inteira se volta contra a Inglaterra e se multiplicam complôs de assassinato, planos de rebelião e tentativas de invasão. Astuta e decidida, a jovem soberana monta o primeiro serviço secreto do país, para descobrir as ameaças com a maior antecedência possível. Ao longo das turbulentas décadas seguintes, o amor de Ned e Margery não arrefece, mas parece cada vez mais fadado ao fracasso. Enquanto isso, o extremismo religioso cresce, gerando uma onda de violência que se alastra de Edimburgo a Genebra. Protegida por um pequeno e dedicado grupo de talentosos espiões e corajosos agentes secretos, Elizabeth tenta se manter no trono e continuar fiel a seus princípios. Coluna de fogo é um dos livros mais emocionantes e ambiciosos de Ken Follett, uma história de espiões ambientada no século XVI que vai encantar seus fãs de longa data e servir como o ponto de partida perfeito para quem ainda não conhece seu trabalho.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417340
Ano: 2017
Páginas: 816


Coluna de Fogo é um livro muito extenso, suas 806 páginas abordam inúmeras discussões. O Livro tem 30 capítulos e todos eles ainda são numerados por outros pequenos capítulos e também divido em 5 partes para melhor compressão da história.
A capa dele segue a mesma linha de Mundo Sim, e apenas tenho uma ressalva, a Editora poderia ter lançado esse livro em um box com dois volumes como fez com Mundo sem Fim. É um livro pesado para carregar diariamente, dificultando um pouco a leitura em horas de intervalo, porém mesmo assim, não tira a beleza da história.
coluna de fogo03
Enquanto em Mundo sem Fim, acompanhamos a trajetória de Caris, Merthin, Ralph e Gwenda em Cluma de Fogo temos a tragerória de Ned, Margery, Rollo, Sylvie – para falar de alguns fictícios, da Rainha Elizabeth e também da importância de Mary Stuart.
Um livro que vai além do desenvolvimento de Kingsbridge e Inglaterra, mas fala muito do conflito religioso e politico entre Católicos e Protestantes – que aliás é um dos focos principais do livro a reforma protestante que resultou em uma guerra religiosa bem sanguinária (Fica a dica do livro A Noite De São Bartolomeu, como leitura). Embora este seja o ponto principal do livro, Ken Follett nos presenteia com uma narrativa excelente, uma abordagem simples e detalhada sobre acontecimentos reais, misturados com personagens de ficção, como é o caso de Margery e até Sylvie, duas mulheres fortes que mostraram que o sexo feminino pode ir muito além do que fazer filhos.
De um lado temos Margery que cede por um casamento de aparências,coisa comum na época, mas isso não tirou o ar de poder que ela tem durante a história, ela vem de uma família sínica e intolerante.
Do outro lado temos Sylvie, uma mulher forte, que vende livros protestantes clandestinamente para promover a igreja em uma época que tudo era complicado.
Coluna de Fogo não fica apenas em mulheres fortes que pagaram por seus atos, Ned é um homem apaixonado por Margery e precisa deixar esse amor de lado para lidar com questões políticas perigosas, Rollo, por outro lado é um personagem maldoso que faz qualquer coisa para defender o catolicismo.
coluna de fogo04
Apesar do livro ter bons personagens, e uma história envolvente, Follett ás vezes peca um pouco na narrativa de violência, hora são extensas demais e detalhistas demais, fazendo com que a o ritmo da leitura cai – em um livro extenso como Coluna de Fogo esse é um ponto negativo que deve ser levado em consideração.

Mas mesmo assim o livro continua excelente, a história prende o leitor do começo ao fim.
Coluna de Fogo tem conspiração para matar nobres, reis, rainhas. Tem católicos matando protestantes, vice-versa. Tem derrota da Armada espanhola e também espiões ingleses. Um livro cheio de assuntos, no qual faz o leitor pesquisar sobre eles depois.
Acredito que Ken Follett fechou o ciclo de Pilares da Terra muito bem, Coluna de Fogo cumpre o que promete e vai alpem disso.
coluna de fogo02
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Eu conheço a escrita de Ken Follett e é fantástica e inspiradora, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler Coluna de Fogo, que já chama atenção desde a capa. mesmo o livro sendo tão extenso em número de páginas, acho que o aspecto do autor de nos envolver durante a leitura, não nos deixa cansados, mas, lógico, digo isso com base em outras leituras dele. Pena que a parte da violência não te agradou tanto.

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor Ken Follet, mas sempre quando leio resenhas vejo ótimas indicações e o pessoal elogiando muito! Com toda certeza eu adoraria ler, sei me encantaria e seria uma ótima pedida neste momento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que quero bastante ler este livro! E depois da tua resenha so fiquei ainda mais curioso!!

    Eu lembro me de ouvir falar sobre ele especialmente por causa do lançamento, que foi em Portugal... Adoro quando os livros tem tamanha conspiração!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. OIii Helara

    816 páginas é livro hein? Ainda bem que valeu a pena. Tenho uma amiga que vive recomendando essa trilogia e pelo que vc conta a história é boa mesmo. Acabei de ler um livro de mais de 900 páginas e nesse mês pra bater a danada da meta do Goodreads preciso ler livros mais curtos porque eu sou péssima perdedora e quero cumprir o desafio...haha. Mas 2018 quero ler livros como essa trilogia e também Outlander (Outro calhamaço que vale a pena).

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiie

    Ainda não li nada do autor, mas sempre ouvi falar dos livros. Porém não me senti muito interessada em ler :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana!
    Tenho dois livros do Ken Follet na estante, mas ainda não li. Tenho uma curiosidade enorme em ler, afinal de contas é um autor super bem comentado e que muita gente adora.
    Essa trilogia está na minha lista de desejados, mas confesso a você: sempre fico apreensiva.São livros caros e enormes, me sinto duplamente intimidada. kkkkkkk
    Fico feliz que tenha gostado do encerramento, pelo visto ele vai além mesmo. Uma pena todo esse uso de violência detalhada demais, mas pelo visto não interferiu na sua avaliação final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu nunca li nada do autor e sinceramente não tenho vontade pois fantasia e coisas do tipo não fazem meu tipo, tenho amigos que amam então vou indicar a eles a resenha, aliás, parabéns, está ótima

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Nunca li nada desse autor mas tenho muito interesse, parece ser muito interessante. Pilares da Terra já vi os filmes, são 4 se não me engano. E adoro livros, filmes e séries com essa temática de época kkk são muito bons. Adorei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir