Resenha: Bibliotecas no Mundo Antigo, Lionel Casson

22 julho 2018

Resenha de Livro
Oi pessú, tudo bem?
Hoje trouxe para vocês um pouco desse livro mágico e histórico que li recentemente, Bibliotecas no Mundo Antigo, foi um livro que me impressionou pela quantidade de fatos e explicações históricos que ele trás sobre o papel e como as primeiras bibliotecas foram criadas.
Espero que gostam e que procurem ler esse livro tão fascinante.
SONY DSC

Bibliotecas no Mundo Antigo

Esta deliciosa obra conta a história das bibliotecas antigas desde suas origens, quando “livros” eram tábuas de cerâmica e a escrita, um fenômeno novo. O renomado estudioso clássico Lionel Casson nos conduz em uma animada viagem, partindo das bibliotecas reais do Antigo Oriente, passando pelas bibliotecas públicas e privadas da Grécia e de Roma, até as primeiras bibliotecas monásticas cristãs. Casson traça o desenvolvimento das construções, os sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, considerando questões de uma ampla variedade de tópicos, como: quem contribuiu para o desenvolvimento das bibliotecas públicas, especialmente a grande Biblioteca de Alexandria? O que as bibliotecas antigas incluíam em seu acervo? Como bibliotecas antigas adquiriam livros? Qual era a natureza das publicações no mundo greco-romano? Como o cristianismo transformou a natureza dos acervos bibliotecários? Assim como uma biblioteca recompensa quem a explora com tesouros inesperados, este interessante livro oferece a seus leitores a história surpreendente da ascensão e do desenvolvimento de bibliotecas antigas – uma história fascinante que nunca foi contada antes.
Edição: 1
Editora: Vestígio
ISBN: 9788582863961
Ano: 2018
Páginas: 208
Tradutor: Cristina Antunes
Uma das coisas que me fez solicitar esse livro foi a o nome e a capa, obviamente além de ornar com o conteúdo apresentado ela é bela.
Um livro curto e rico em histórica. Ele tem um índice prático que nos guia ao que está sendo contado.  E também um índice das ilustrações e algumas notas. É um livro detalhado.

SONY DSC
Bibliotecas sempre foram sinônimo de estudo, um lugar excelente para quem quer ler ou estudar. E para os amantes de livro e leitura um dos lugares mais fascinantes para entrar.
Nesse livro Lionel nos conta detalhadamente como os primeiros livros foram escritos, em argila, pois na época o papiro ainda era algo de estudos e usa-lo não parece uma boa ideia, levando em consideração que era difícil de consegui-lo. Então a forma adequada era tabuletas feitas de argila que ainda molhada era escrita. E armazenados isso em pilhas ou lado a lado e assim aos poucos foram se criando bibliotecas.
Naquela época o conceito delas não era diferente dos dias de hoje, um local para guardar esses livros feitos em tabuletas e para estudos.

O autor faz um resumo inteligente sobre as criações das bibliotecas passando pela Grécia antiga, Roma, nas bibliotecas públicas e privadas e também da Era Cristã.
Confesso para vocês que o livro num todo é muito interessante, a maioria do que foi escrito por Lionel, de longe eu sabia. Até a parte de catalogar livros é algo tão antigo e fico impressionada em como o Mundo muda, mas algumas coisas permanecem as mesmas, porém, apenas com tecnologia.
SONY DSC
Outro ponto curioso que o autor deixa para o leitor é a importância de ter lugares assim para guardar livros, o motivo pelos quais existem, porque um acervo bibliotecário tem importância e o que a sociedade ganha com isso.
Muito além de escrever um livro, armazena-lo para quem outras pessoas possam ter de conhece-lo é em suma gratificante.

Bibliotecas no Mundo Antigo é um livro repleto de história que amantes de uma boa leitura deveriam ler para tomar conhecimento da existência das bibliotecas. E claro um livro enriquecedor em vários níveis.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

2 comentários :

  1. Uau! Também quero descobrir como os livros se desenvolveram até chegar nos atuais, tenho certeza de que suas descobertas foram especiais. Fico imaginando como escreviam e como liam, devia ser complicado, porém fantástico!
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro, muito bom conhecer mais sobre a criação das bibliotecas e ainda mais com essas ilustrações lindas. Bjs

    ResponderExcluir