25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

30 agosto 2018

cronicas fotográficas
Marina Landert


Olá pessoal, tudo bem?
Hoje saio bastante do mundo dos filmes e séries e trago os detalhes de mais uma Bienal do Livro. A 25ª Bienal Internacional do Livro este ano voltou a São Paulo (em 2017 ocorreu no Rio de Janeiro) e aconteceu do dia 03 a 12 de Agosto no Pavilhão do Anhembi.
bienal do livro01
Dessa vez não consegui dedicar um tempo muito grande para visitar a Bienal, então a experiência foi um pouco diferente. Além disso, fui em um dos últimos dias, com a intenção de pegar a feira um pouco mais vazia. Ledo engano, mas voltamos a isso daqui a pouco.
De início ao entrar no Pavilhão do Anhembi é impressionante o tamanho de tudo, dos estandes e o grande número de expositores. Alguns estandes de editoras estavam muito bonitos este ano, e em alguns deles tinha até fila para tirar foto.

Um detalhe que reparei é que neste ano os estandes estavam muito mais espalhados do que em 2016. Depois pesquisando vi que realmente isso ocorreu, uma vez que foram 197 expositores em 2018. Na última edição eram 280. Tal fato não surpreende muito, uma vez que o país enfrenta uma crise econômica nos últimos anos e que com certeza também afetou o mercado literário.



bienal do livro03
Outro detalhe que notei, e este como certeza foi um ponto positivo - o preço dos livros. Não sei se foi porque visitei em um dos últimos dias de feira, mas encontrei muitos livros na promoção e comparando com o preço da internet e o original valiam muito a pena. Na última edição esse detalhe me deixou bem decepcionada, porque na época encontrei preços altíssimos.

Infelizmente não consegui ir em nenhum evento lá, como sessão de autógrafos e debates. No entanto, a programação foi muito boa e agradava diferentes gostos. Como disse no começo do texto, como fui em dos últimos dias da Bienal minha expectativa era que estaria mais vazio. No entanto, encontrei uma Bienal muito lotada, principalmente para o horário, depois das 20:00. Ainda tinha a presença de muitas excursões, alguns estandes estavam muito cheios e a alternativa era desviar das pessoas.
bienal do livro02
Apesar dessa super lotação ser um pouco incômoda, é um importante indicativo do quão esse evento ainda atinge um grande público, mesmo diante de crise no país, com a concorrência de livros digitais e com a reclamação de que cada vez as pessoas leem menos. Para o bem do nosso futuro, o que se percebe é que felizmente os livros não perderam nem um pouco do seu encanto e sua popularidade e continuam conquistando o coração desde os mais jovens até os adultos.
Beijos e até a próxima!
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário