Resenha: Favores Vulgares, Maureen Orth

30 dezembro 2018

Resenha de Livro
Oi pessú tudo bem?
Hoje vim trazer para vocês a resenha do livro Favores Vulgares, livro reportagem sobre a vida de Andrew Cunanan, homem que assassinou Gianni Versace e mais 4 pessoas.
Quando solicitei o livro, não tinha ideia do quanto ele iria me surpreender. Sempre gostei muito de romances policiais, porém nunca li um livro contanto a história real de um assassino, não tão detalhadamente.  Favores Vulgares serviu como base para a segunda temporada de American Crime Story, que conta sobre os assassinatos de Andrew Cunanan.
favores vulgares06

Favores Vulgares

A história real do homem que matou Gianni Versace

Maureen Orth

A história real da caçada que inspirou American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, a segunda temporada da aclamada série do canal FX.
Em 15 de julho de 1997, Gianni Versace foi morto a tiros nos degraus da entrada de sua mansão em Miami Beach pelo serial killer Andrew Cunanan. Mas, meses antes do assassinato de Versace, a premiada jornalista Maureen Orth já vinha investigando a história de Cunanan para a revista Vanity Fair. Escrito a partir de uma seleção de entrevistas com mais de 400 pessoas e insights obtidos de milhares de páginas de relatórios policiais, Favores vulgares conta a história completa de Andrew Cunanan, suas vítimas inadvertidas e o mundo opulento em que elas viveram… e morreram. Orth revela como Cunanan conheceu Versace e a razão pela qual a polícia e o FBI falharam repetidamente em capturá-lo. Esta é uma odisseia impossível de largar, que atravessa os Estados Unidos desde a rica comunidade gay da Califórnia aos modestos lares do Meio-Oeste, onde famílias se condoíam pela perda de seus filhos, chegando a uma decadente South Beach, na Flórida.
Favores vulgares é ao mesmo tempo uma obra-prima do jornalismo investigativo e um fascinante relato sobre um sociopata, seus crimes e os mistérios que ele deixou para trás.
Edição: 1
Editora: Vestígio
ISBN: 9788554126193
Ano: 2018
Páginas: 448

 Favores Vulgares é um livro simples, a única coisa que chama atenção é a capa com as leitras vermelhas falando sobre o assassino de Gianni Versace.
Tirando isso, é um livro com diagramação simples, nem fotos de Andrew Cunanan ele tem, tudo para preservar os fatos que ali se encontram. Ele é divido em quatro partes, assim fica mais prático, o leitor saber em qual parte da vida do assassino Maureen está.
favores vulgares04
Andrew Cunanan, veio de uma família modesta, pai não era uma figura muito exemplar, a mãe uma pessoa que abaixava a cabeça para tudo. E ele o filho mais novo e o mais mimado Foi o único que estudou em Colégio Particular, porém desde pequeno desenvolveu uma psicopatia muito grande, mentia, inventava história para tentar ser o centro das atenções.
E conseguia, e foi assim que ele conseguiu ir a um Colégio Particular.

Andrew era muito inteligente, tinha um Q.I acima da média, e gostava de andar no luxo e com pessoas importantes a todo custo. Não viajava de classe econômica, consegui burlar qualquer coisa para se fazer de vítima, ou inventava histórias para se aproximar.
Andrew Cunanan era ousado, um gigolo, gay e sempre queria mais.
Maureen Orth fez uma pesquisa minuciosa sobre a vida de Cunanan, ela queria entender o que motivou aquele rapaz a matar Versace na frente de sua casa a tiros. A morte do estilista renomado, rendeu matérias – mas ninguém quis falar sobre a vida do assassino detalhadamente.
favores vulgares03
O livro, não cotna a história de como Andrew conheceu Versace e sua ligação, mas sim fala da vida de Andrew desde muito novo, mostrando que ele já tinha indícios que um dia iria fazer algo sério.
Fiquei chocada com a quantidade de mentiras e histórias que ele criava para atrair atenção. Como ele mesmo acreditava naquilo que contava, fazia com que ficasse mais real ainda.

Favores Vulgares foi uma grata surpresa. Eu que adoro um livro-reportagem tive em minhas mãos uma obra excelente. E também tirem um tempo para assistir a série American Crime Story – O Assassinato de Gianni Versace, com certeza é um complemento a história.


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Eu conheço a série apesar de não ter assistido e lembro de ver algumas repostagens sobre o caso na época, mas confesso que não me aprofundei no assunto, apesar disso achei a propostado livro bem interessante, especialment por focar na vida dele antes do crime, criando assim um ambiente que leve o leitor a entender em partes como ele foi parar ali naquele meio
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de romances policiais, mas não conhecia o livro e fiquei instigada a ler ao saber o quanto ele te surpreendeu. Já ouvi algumas coisas sobre Andrew Cunanan,mas não tão minucioso quanto as informações que esse livro traz,então é claro que quero ler e enquanto não tenho o livro vou dar uma olhadinha na série American Crime Story, fiquei curiosa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena! Tudo bem?
    Eu nunca li um livro-reportagem, mas não sou muito de ler suspense, então, não sei se é uma leitura que eu faria. Eu já ouvi falar muito bem da série, especialmente depois dos prêmios que o Darren Criss ganhou por sua atuação, porém, confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Acredito que seja uma leitura muito pesada, principalmente por se tratar de uma história real, e por isso eu não tenho muita vontade de arriscar a ler. Mas adorei a resenha e fico feliz que você tenha se surpreendido positivamente com a leitura. Acredito que para quem gosta de suspense, deve ser uma ótima opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu fiquei sabendo há pouco tempo sobre o seriado e saber que tem um livro que traz bem profundamente não só sobre o assassinato de Giane mas outras pessoas deve deixar a leitura ainda mais instigante devido a riqueza de detalhes.
    Se tiver oportunidade irei ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Eu já ouvi falar da série, e até tenho vontade de assistir em algum momento. Mas o livor eu ainda não conhecia. Pela sua resenha, a narrativa parece ser muito boa. Mesmo não fazendo muito meu estilo de leitura, estou pensando em dar uma chance ao livro. Estou tentando sair um pouco d minha zona de conforto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ola!!

    Atualmente eu tenho lido muitos livros de suspense e nao conhecia essa obra e nem o seriado. Acredito que nunca tive a oportunidade de ler algo semelhante a isso e saber que se trata de fatos reais pega um pouco mais. Parece ser uma leitura forte e eu atualmente ando fugindo disso.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Helana,
    Muitas pessoas falam diversas mentiras para chamar atenção e eu achei legal esse livro apresentar isso. Vou anotar essa dica e espero que ele seja uma grata surpresa pra mim também.
    Adorei conhecer suas impressões e vou anotar a dica ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nos últimos tempos tenho focado bastante em ler livros de suspense, mistério e romance, esse é um dos que ainda não tinha conhecimento, e amo romances policiais e esse me parece bem interessante. Já vi algumas vezes por a capa da serie, mas vendo o trailer acho que preferia me aventurar no livro, ainda mais envolvendo uma história real torna tudo mais serie e um pouco pesado.

    ResponderExcluir