Resenha: Frankenstein ,Mary Shelley

08 abril 2019

Alexandre Tiago

O livro "Frankenstein" é um livro que se encaixa tanto em terror quanto ficção científica pois ele tem como personagem uma criatura monstruosa que aterroriza as pessoas pela sua monstruosidade. Mas, afinal, qual criatura? O criador ou a criatura criada pelo monstro?

Frankenstein, Mary Shelley

Um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos Mary Shelley (1797-1851) escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron nos Alpes. O poeta Percy Bysshe Shelley, seu marido, também estava presente e foi um dos incentivadores. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, Mary acabou redigindo este que é um dos mais impressionantes textos de horror de todos os tempos. A história do ambicioso dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem encantando gerações desde que foi publicada, há mais de cem anos. Brilhante relato de horror, Frankenstein representa um dos mais fascinantes florescimentos da imaginação romântica. Lançando mão da fantasia e da imaginação sem limites e desafiando o pensamento racional, Mary Shelley, assim como Bram Stoker com Drácula, deixou sua marca no imaginário de toda a humanidade, legando um dos maiores e mais influentes clássicos de todos os tempos, imortalizado no cinema em várias adaptações.
Edição:
Editora: L&PM
ISBN: 9788525433435
Ano: 2015
Páginas: 240
Tradutor: Miécio Araújo Jorge Honkins

Esse livro nos faz olhar e refletir através do medo que nos traz temas que até então eram inéditos na literatura como a vida artificial e reanimação de mortos. Isso deixou o livro com aspecto de romance gótico como é "O Morro dos Ventos Uivantes" da Emily Brontë mas "Frankenstein" é muito mais que isso. O livro de Mary Shelley era um livro visionário assim como classifico o "20 mil léguas submarinas" do Júlio Verne que influenciaria anos depois outros livros do gênero literário e outros gêneros literários pois ao refletirmos quem de fato era o monstro vemos uma leitura e uma narrativa empolgante, humanística e reflexiva que nos faz analisar sobre a compreensão psicológica e existencial dos personagens que a partir de experiências erradas e de uma sociedade assustada e conservadora ao se deparar com a não aceitação da criatura o que faz que aconteça desastres, mais experiências e mais medo enquanto a criatura busca ser compreendida e aceita pela sociedade e seu criador se fecha em egoísmo.

A partir desse livro podemos analisar a persividade dupla não como é em "O Médico e o Monstro" do Robert Louis Stevenson mas a perversidade da violência na não aceitação, na ignorância, no egoísmo." Frankenstein" é acima de tudo uma reflexão sobre um mundo que busca entender a difícil aceitação de uma pessoa diferente dele e de enfrentarmos os medos que temos dentro de cada um de nós.

O livro é muito bom! Recomendo à ler! E vocês, já leram "Frankenstein"? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


9 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir