Review: O Homem Que Odiava Machado de Assis, José Almeida Júnior

29 junho 2019


Oi pessú tudo bem?
Hoje trouxe para vocês um vídeo muito especial!!! Terminei de ler O Homem Que Odiava Machado de Assis e gravei um vídeo falando um pouco do livro.
Foi uma leitura excelente de se fazer.
Vou escrever brevemente algumas impressões do livro, mas sugiro que assista o vídeo,pois ele ficou muito legal!

O homem que odiava Machado de Assis José Almeida Júnior

Neste romance, uma outra face de Machado de Assis é apresentada e convidamos os leitores a conhecerem a versão de seu adversário mais desgraçado. Dois garotos, de origens muito diferentes, são forçados a conviver por alguns anos e acabam por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Do Morro do Livramento, passando por Portugal e pelo Rio de Janeiro do final do século XIX, os meninos, agora homens, se reencontram e retomam uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida. E hoje, enquanto um é celebrado como um dos maiores escritores brasileiros, Pedro Junqueira, nosso personagem marcado pelo azar e pela usurpação, tem pela primeira vez a chance de ver sua história narrada sob outro ponto de vista... Porque ter como adversário o escritor de maior prestígio na literatura brasileira não deve ser fruto apenas do acaso, mas uma maldição. Junqueira não teve apenas ideias roubadas e oportunidades minadas, mas também a perda de seu grande amor.

O Homem Que Odiava Machado de Assis conta a história de Pedro Junqueira, que está numa taverna reclamando das pessoas que idolatram Machado de Assis e clamam por ele no seu velório. Para Pedro aquilo é um circo, mas vamos voltar um pouco ao passado.

Pedro, um herdeiro de cafezais que foi morar com a tia em uma Chácara no Morro do Livramento, logo depois que sua mãe faleceu. Lá, ainda criança, Pedro conhece o menino Joaquim (Machado de Assis) e de cara os dois não se deram muito bem.
Pedro foi completar seus estudos, foi para um Colégio Interno, voltou para o Livramento e logo depois mudou-se para Portugal e lá finalizou seu curso de Direito, conhecendo então o grande amor de sua vida Carolina.

Pedro sempre foi um homem beberrão, um pouco encrenqueiro, não se deu com o irmão da sua amada. A relação dos dois sempre foi complicada.
Carolina depois de um tempo veio para o Brasil, deixando Pedro triste. E incomodado, pois até de longe ele tinha notícias de Machado de Assis que publicou seus primeiros escritos.
Voltando para o Brasil, ele infelizmente recebe a noticia que Carolina casou-se com Machado de Assis. Pedro fica um tanto quanto revoltado com isso. E ai começa uma picuinha bem grande entre os dois.

O Homem que Odiava Machado de Assis, poderia ser facilmente uma modernização do grande clássico do autor Dom Casmurro e o assunto que gera muitos debates Capitu traiu ou não Bentinho? O livro, além de bem escrito, bem estudado, trás diversas caras da literatura brasileira. Nomes como José de Alencar, Rio Branco são citados na história. E até a fundação da Academia de Letras do Brasil – era notório a luta deles por uma boa literatura.
Mas o que chama atenção de fato na obra é a questão dos problemas pessoais de Machado de Assis, seu casamento, sua doença, um homem reservado que trabalhava muito, tudo isso foi posto de uma forma muito correta na história.
Devo dizer para vocês que esse livro é inteligente, pois quando você escrever sobre alguém tão importante em nossa literatura precisa de muito estudo e respeito. E meus caros leitores, isso tem de sobra no livro. Uma obra excelente, que trás diversos pontos de obras de Machado de Assis – não apenas Dom Casmurro.
Assistam o vídeo e me digam o que acharam!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Oi
    Sou uma grande fã de romances e do Machado de Assis, este livro parece ser maravilhoso. Já quero ler..

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro incrível! Eu ainda não o conhecia, mas parece ser uma leitura muito interessante.
    Amo muito livros do gênero, e gosto de ler Machado de Assis.
    Vou anotar sua dica e espero ler em breve ❤️

    ResponderExcluir
  3. Olá, Helana.

    Quando vi esse lançamento eu confesso que fiquei bem curiosa a respeito, mas fiquei com receio de não gostar do livro.
    Pela sua resenha é um livro mais focado na história do autor, acho que é muito bom para quem conhece a escrita dele e quer conhecer mais a respeito.
    Eu não sei se leria o livro no momento, mas futuramente quero ter a oportunidade de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helana.
    Que interessante saber mais sobre esse livro.
    Machado de Assis é um dos meus escritores preferidos e adoro Dom Casmurro. Gostei muito da ideia da trama e fiquei curiosa para saber como tudo isso se desenrola.
    Obrigada pela dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi Helana, esse livro é minha leitura atual, estou bem no comecinho ainda mas também estou achando super interessante a inserção de outros personagens reais, como os escritores que citou, na trama. Espero curtir essa leitura até o final.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou muito fã do Machado de Assis! É um dos meus autores preferidos da vida e por isso mesmo fiquei meio receosa quando vi esse lançamento. Fiquei com medo de acabar representando um certo desrespeito à memória do meu autor e pensei em não ler. Agora, todavia, sua resenha me provocou curiosa e talvez eu dê uma chance a essa obra de ficção com mesclas de realidade.

    Não sei tudo sobre a vida do Machado de Assis, mas sei que sua esposa foi o grande amor de sua vida e não penso que Dom Casmurro tenha algo a ver com a vida do autor. Além disso, eu sei que Capitu NÃO traiu o Bento. O Bento era um verme que tinha inveja da própria mulher e criou toda aquela "traição" em sua cabeça para ter uma desculpa para destruir a vida de Capitu. Odeio esse personagem.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de não curti muito esse tipo de leitura, acho interessante esse olhar para dentro da grandiosidade, peculiaridade e feitos da vida desse aclamado autor.
    Gostei das suas impressões e a Faro como sempre fazendo um trabalho incrível!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oieee, nossa amei a premissa desse livro e como o autor conseguiu colocar na historia nome de grande escritores, fiquei bastante curiosa sobre ele.

    Leh Pimenta.

    ResponderExcluir