Papo Sobre Séries: The Keepers

11 julho 2019


Oi pessú tudo bacana?
Hoje trouxe para vocês um assunto difícil de escrever. Tão difícil que fiquei por tempos pensando se iria escrever sobre esse documentário ou não. Mas se a gente pensar não falar de The Keepers seria um desperdício de assunto…
Estamos vivendo em um País onde não existe mais tolerância e a palavra respeito parece que perdeu o sentido. The Keepers pega na ferida do feminicidio, assassinatos, estupros. Assuntos duros que muita gente prefere calar.
The Keepers é um documentário com sete episódios lançado pela Netflix em 2017 e explora o assassinato não-resolvido da  jovem Freira Irmã Cathy Cesnik, que foi morta no final de 1969.
O documentário foi produzido depois que duas ex-alunas do colégio católico para meninas Archbishop Keough High School, resolveram ir atrás da verdade sobre o assassinato da Irmã Cathy, que era uma professora excepcional para as alunas, escutava as meninas, era inteligente, moderna e jovem.
A investigação das duas ex-alunas, queriam respostas sobre o caso, mas trouxe a tona um lado obscuro do colégio. Assédio sexual, abuso sexual, Padres envolvidos e meninas que ficaram caladas muito tempo por puro medo.

A série trás fatos duros e reais. Personagens reais que amedrontaram. Mostram um lado da Igreja Católica que muitos fecham os olhos – o assédio, o estupro. Coisas que a Igreja escondeu e esconde até hoje.


O documentário muito bem pensando, nos trás toda a história da Irmã Cathy, as pessoas que ela conversava, as alunas que ela tanto adorava, a ajuda que ela dava para as garotas, até a fatídica noite que ela sumiu. Cathy tinha saído para comprar um presente para o noivado da sua irmã. E quando não voltou para casa, sua colega de apartamento, a Irmã Helen Russell ligou para dois colegas Irmãos que acharam o carro dela estacionado de forma erronia na rua.
E quase dois meses depois o corpo de Cathy foi encontrado. Ela foi estrangulada e levou uma forte pancada na cabeça onde levo a morte.





A morte da Irmã veio também com suspeitos.  Com o suposto conhecimento da Arquidiocese de Baltimore, o capelão da escola, irmão Joseph Maskell, seria um pedófilo que dominava suas vítimas psicologicamente. Maskell, que também era policial, sempre rebateu e negou tais suspeitas. Ele morreu em 2001 e nunca foi formalmente acusado.

O documentário da Netflix só trás algumas questões delicadas a respeito da Igreja Católica. Um exemplo disso são casos polêmicos de pedofilia. Um exemplo disso foi o premiado filme Spotlight: Segredos Revelados que mostrou o trabalho de um jornal local investigando abusos de Padres.
Isso não pe algo de hoje.. É algo que acontece sempre. E The Keepers abriu uma ferida muito grande. Até quando a Igreja vai acobertas casos tão sérios? E porque os culpados não são penalizados? A Igreja faz de tudo para abafar os casos.

Um exemplo disso foram as mulheres abusadas em The Keepers, Maskell nunca foi preso, mesmo com uma série de mulheres denunciando ele. A Igreja apenas o afastou de seu ofício.
Assistir The Keepers foi doloroso, escutar como aquelas mulheres, hoje idosas falando de seus abusos e com vergonha disso. Lutando diariamente com um fantasma doloroso. Foi assustado cada depoimento. Eu sentia na pele a dor delas. Os relatos complicados de se falar.
The Keeper é um excelente documentário na Netflix. Se você gosta de fatos reais e acredita que a Justiça ainda precisa ser feita, assista que vale a pena!
OBS: O documentário foi tão bem aceito que a polícia reabriu o caso, mas infelizmente sem grandes sucesso.


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

12 comentários :

  1. Olá, tudo bem ?
    Intenso não ?! Só quem já sofreu violência desse tipo, sabe o quão doloroso é carregar isso para o resto da vida e não passa nunca. Eu evito conteúdos neste contexto, mas acho que deve sim ser falado e abordado cada vez mais. E é um absurdo saber que o cara nunca foi punido por isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Uma dica bem interessante e forte,mas não sei se esse é o momento certo para que eu assista, ando meio frágil e o documentário pode não me ajudar. Mas acho que é sim um material que precisa ser assistido (vou assistir assim que melhorar e me senti pronta) e principalmente um assunto que precisa ser abordado e discutido em todos os meios, por todas as pessoas, pois dialogo e conhecimento são um passo para um mundo melhor.

    Dica anotada, espero consegui assistir em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Helana.

    Essa série parece ser realmente incrível, ainda mais por trazer um tema como esse.
    Não conhecia o caso dessa freira, mas infelizmente essa é a realidade do mundo, e de praxe, não prenderam o culpado.
    Imagino a revolta que as pessoas ficam, principalmente as mulheres, em assistir essa série e ver todos os relatos.
    Eu até assistiria ela, mas tenho certeza que eu ficarei muito revoltada pelo culpado não ser penalizado, então dessa vez passo a dica.
    Ótima indicação e resenha!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nunca pensei que fosse assim. A verdade é que no cenário católico há tanta vergonha que é ocultada que se fosse exposto tudo iria por água abaixo. E não só nesta religião né, em todas. Por isso que tudo fica escondido. Muito bom post.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito de assistir documentários, então não fiquei tão interessada nesse, mesmo que o assunto seja tão polêmico. Mas é uma boa dica para quem se interessa mais. Adorei seu post.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto muito desse tipo de documentário que traz temas que nos coloca para pensar. Não conhecia The Keepers mas achei interessante os relatos e a força que as pesquisas tiveram para que o caso pudesse ser reaberto, só é uma tristeza saber que nem sempre isso será o suficiente para se obter justiça.
    Quando puder vou conferir.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana, como está?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse caso em específico e para ser honesta, infelizmente não me surpreendo com mais um caso encoberto pela Igreja Católica embora me revolte MUITO isso!
    Sobre esse crime, eu tenho cá a teoria de que o abusador foi o assassino. Afinal, sendo também policial, quem melhor para cometer semelhante crime do que ele? Pois todo mundo sabe que existe uma senhora corrupção dentro da polícia americana que não é de hoje.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Helena,
    eu costumo procurar por produções menos visadas no netflix, mas ainda não havia encontrado este e por isso, desde já, agradeço a dica. O documentário trata de um assunto, que de fato, já é conhecimento de todos, mas que poucos comentam a respeito. A igreja, acredito eu, abafa esse tipo de atrocidade por medo de perder o prestígio em meio aos fiéis. Já eu acredito que seria muito mais digno, se eles fiscalizassem, investigassem e ajudassem a polícia para que os culpados recebessem a devida punição. Imagino, o quão doloroso e comovente possa ser um documentário desses.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não conhecia e fiquei curiosa lendo sua indicação.
    Um assunto bastante polêmico e forte. Boa sorte com o blog, bjoooo

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu amei a dica! Não sabia sobre esse documentário e estou muito interessada! Além de ser de um assunto tão importante, a cobertura da igreja para atos tão monstruosos não tem justificativa! Eu assisti e amei a história de Spolight, com certeza vou apreciar este documentário! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Curto demais documentários e esse chamou demais minha atenção, por ser um de investigação que me atrai muito. Gostei da história, pois parece ser um tema bem forte e irei assistir o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse documentário, mas deu para ver que é bem forte. Confesso que não sou muito de assistir documentários e esse por trazer um tema tão pesado não despertou meu interesse. São assuntos muito sérios e que precisam ser abordados, mas não ando com estômago para assistir algo tão doloroso. Talvez em um outro momento, eu até assista. Mas, no momento, vou passar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir