Panorama: Homenagem à antiga MTV Brasil

01 agosto 2019

Por Alexandre Tiago.

Olá a todos! Hoje vou fazer vocês voltarem ao passado e relembrarem comigo um dos melhores canais de televisão que já existiu na TV Aberta no Brasil que é a revolucionária  MTV Brasil que foi inaugurada há quase 30 anos no dia 20 de outubro de 1990 pelo Grupo Abril.
A MTV Brasil surgiu como forma de expandir a marca MTV(cuja matriz é nos Estados Unidos) sendo a no Brasil a primeira na época a ser em TV Aberta no mundo. A antiga MTV Brasil(como eu e muitos fãs dela a chamam)era um canal muito diferente e irreverente pois tinha na sua programação vinhetas artísticas e videoclipes de música de vários gêneros musicais com grande ênfase em especial ao rock, pop, rap, hip hop, reggae, soul music, musica eletrônica, R&B  e também claro à música brasileira durante a sua programação.
Além disso, o canal tinha uma temática diferente pois tinha apresentadores irreverentes que chamados de VJs que utilizam uma linguagem ousada e atemporal  para a época onde cativaram crianças, adolescentes e adultos para apresentar programas musicais, projetos musicais da emissora como o acústico MTV ou o MTV Ao Vivo onde muitos artistas musicais lançaram CDs e DVDs com esses selos, a premiação da emissora que era chamada de VMB e também programas que iam desde comportamento à entretenimento e humor. Vamos relembrar alguns?

1- Programas musicais: Quem aí se lembra do Disk MTV e do Vídeo Clash onde você tinha que ligar para o canal ou acessar o site do canal para votar nos seus videoclipes favoritos? E também se lembram da Sarah Oliveira e da Didi Wagner?
2- Programas de comportamento à entretenimento e humor(parte 1): Quem aí se lembra do programa "Beija Sapo" que era apresentado pela Daniela Cicarelli?
3- Programas de comportamento à entretenimento e humor(parte 2): Quem aí se lembra do Rockgol e do Rockgol de Domingo que era apresentado pela totalmente excelente dupla Paulo Bonfá e Marco Bianchi?
4- Programas de comportamento à entretenimento e humor(parte 3): Quem aí se lembra do desenho animado Megaliga de VJs Paladinos cujos personagens eram dublados pelos próprios VJs?
São muitas coisas boas que aconteceram desde programas à clipes e VJs para relembrar mas quis ficar com esses pois foram muito marcantes para mim. Eu comecei acompanhar o canal no final dos anos 90 onde me deparei na TV com Luiz Thunderbird que é um dos meus VJs favoritos apresentando um videoclipe no canal.

 Aquilo me marcou tanto que virei fã dele e do canal até que no dia 30 de setembro de 2013 veio um acontecimento que me deixou muito triste: a emissora encerrava suas atividades na TV Aberta e viria a ser um canal de TV Fechada. A migração aconteceu porque o Grupo Abril entrou em falência e o canal foi vendido para ser passado na TV Fechada. Eu sinto saudades da antiga MTV Brasil porque ela na TV Aberta era melhor do que está hoje na TV Fechada e vou deixar para vocês um vídeo muito emocionante do último dia que a antiga MTV Brasil foi ar que foi apresentado por Luiz Thunderbird, Cuca Lazarotto e Astrid Fontenelle. E vocês, gostavam da antiga MTV Brasil? Assistiram à antiga MTV Brasil? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


9 comentários :

  1. Acredita que esses dias mesmo eu estava revendo um episódio antigo de um programa de "trollagens" que a Cicarelli apresentava na MTV? Este em especial era sobre uma trollagem que ela fez com o falecido Maestro André Matos, da Banda Shaman. Saudades da MTV Brasil! <3

    ResponderExcluir
  2. Sou dessa época e seu post me representou demais! Por favor faça um "parte 2" Adorei relembrar essa emissora que era o nosso único contato direto (já que não tínhamos acesso a internet) com a cultura pop internacional da época. Salve a antiga MTV :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, como tinha muita gente na minha casa (eu, pai, mãe e quatro irmãos) e cada um gostava de assistir uma coisa, eu tinha poucas chances de assistir a MTV na época, mas me lembro de que gostava muito dos clipes. Amei poder relembrar sobre o canal no seu post.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Que nostalgia esse texto, jesus! Eu cresci sendo influenciada musicalmente pelo meu irmão mais velho, os nossos amigo e pela MTV! Não tem como, a gente sempre ficava esperando os programas, votando nos clipes e também esperando os programas de humor! Sigo o Bonfá até hoje! Adorei de verdade!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Que post mais nostálgico. Impossível ouvir MTV e não lembrar do programa Disk MTV. Se não me engano passava 17 ou 18h. Concordo com você era muito melhor quando era um canal aberto. Hoje nem assisto mais. Aliás, nem o programa das 18h é tão legal assim. Uma pena. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Helana?

    Eu gostava bem da MTV, não assistia com frequência, mas lembro que tinha bons programas no canal. Faz falta, pois agregava bem na tv aberta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que saudades que fiquei agora. com certeza, a MTV na TV aberta era muuuuito melhor que a atual, para te falar verdade, nem assisti mais. O surgimento da internet e youtube tbm ajudou no enfraquecimento, pois tem tudo que se deseja em relação a videoclipes e afins, mas nada se compara com os especiais que a MTV fazia com os nossos artistas preferidos. Sem falar no disk MTV, que me fazia chegar correndo da escola para assistir, às seis horas da tarde. Época boa essa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu faço parte da geração que cresceu assistindo MTV, mas confesso que não acompanhava tanto assim. Como na minha casa o pessoal não curtia muito, eu assistia só quando coincidia de ninguém mais estar assistindo outra coisa. Porém, lembro de alguns desses programas e sinto saudade deles. Na minha assinatura de TV a cabo não tem esse canal, então nem sei como está atualmente.
    Mas adorei o post e relembrar essa época.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Que post mais nostálgico, eu sempre fui muito louca por esses programas, passei a minha infância toda acompanhando programas como estes.
    MTV sempre foi o meu canal preferido, até hoje posso dizer.
    Um beijo.

    ResponderExcluir