Vídeo: Livros Proibidos por Crivella

14 setembro 2019


Oi pessoas cultas tudo bem?
A Bienal já passou, mas a gente precisa sim falar sobre a censura sem sentido do Prefeito do Rio de Janeiro, que aconteceu na Bienal do livro. E tudo aconteceu porque uma HQ da Marvel publicada em 2016 tem um beijo gay. Crivella achou o conteúdo impróprio e mandou fiscais a Bienal para notificar Editoras.
O que ele não imaginava foi a linda união entre as pessoas que ali estavam e na internet – contra a censura.

Nós estamos em 2019 e um ato como esse que Crivella foi responsável é no mínimo vergonhoso. No vídeo falei um pouco sobre ocorrido. E também, claro!!!! Claro, indiquei três livros com a temática LGBT+ para você ler, amar, se apaixonar!
Espero que gostem!
Links para você saber mais:
Garoto Nerd: http://bit.ly/ResenhaCGTNLA
A Matemática do Amor: http://bit.ly/MatDoAmorResenha
Rumo ao Sul: http://bit.ly/ReviewRumoAoSul
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

14 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Adorei tua postagem, acho super válido falarmos sobre o ocorrido sim, pois isso foi um absurdo! Adorei tuas dicas!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhei (de longe, pois não fui à Bienal este ano) o que aconteceu e quando eu vi a notícia pela primeira vez tive uma crise de riso, de total perplexidade. Era tão absurdo o que eu estava lendo, aquela notícia, que chegava a ser risível. Era inacreditável que em pleno século XXI e com a defesa cada vez mais intensa dos direitos humanos, venha alguém querer violar de maneira tão gritante o direito de expressão das pessoas, promovendo uma censura bem explícita, ainda mais considerando que ele é um prefeito, um representante da população da cidade do Rio de Janeiro, alguém que deveria, no mínimo, respeitar a Constituição Federal. Ele tentou impor aos outros os seus princípios e preconceitos, esquecendo que ele governa para toda uma cidade e não apenas para os seus eleitores e que o Brasil é laico e deve respeitar as diferenças. Foi vergonhoso o que ele fez, pois ainda utilizou o ECA de maneira bastante equivocada para fundamentar a sua decisão (já que a desculpa dele para censurar a HQ era que tinha conteúdo impróprio para crianças e adolescentes).

    Ainda não li nenhum desses livros, mas quero muito ler Rumo ao Sul. Está nos meus planos para breve ler também "Me Chame pelo Seu Nome" que é um livro que desejo conhecer há tempos.

    ResponderExcluir
  3. Tantas coisas prioritárias para se resolver com urgência no RJ e esse cara vem com essas frescuras. Sem comentários.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não sabia do ocorrido, um absurdo! Gostei das tuas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Amei a postagem! Achei um absurdo essa proibição do Crivella, mas resistimos fortemente à censura!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana! Muito importante a gente falar e falar muito sobre esse tema. É inaceitável que a gente passe por uma censura em pleno 2019. Principalmente uma censura que sabemos pelo o que foi motivada. Dos livros que você colocou aqui, só li o da Thalita e amei. Vou procurar sobre os outros. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Cada vez que eu vejo algo sobre essa censura ridícula sob Crivella me da uma Palpitada mais forte no peito. É absurdo pensar que em pleno 2019 este tipo de coisa possa acontecer. Adorei as dicas dos livros, estou louca para ler 1+1 porque eu sou apaixonada com o Vinicius.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  8. É muita falta de ter o que fazer, para proibir livros, né. Eu gostei de vocês trazer as obras.

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei extremamente chateada e preocupada com essa censura, pois fere diretamente o meu direito de existir e de ter a minha existência validada, como uma mulher lésbica, me senti muito atingida.
    Foi muito bonito também a forma como o pessoal por lá resistiu, eu fiquei chateada mas ao mesmo tempo de esperança renovada por saber que nosso grito é alto o bastante, foi emocionante e me deu ainda mais vontade de seguir em frente com o meu blog, levando em conta o trabalho que eu faço.
    Adorei o video!

    ResponderExcluir
  10. Amei que você tenha se posicionado para falar sobre isso, esse ocorrido foi um absurdo!!

    ResponderExcluir
  11. Eu vi mesmo bem nos dias do acontecido como o "circo pegou fogo" lá na Bienal do Rio. Os livros precisam sobreviver, resistir! É nossa chance!!
    Ótima ideia de post. Grande abraço.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  12. Esse cara só conseguiu fazer com que mais gente lesse livros com temática LGBT, o que é ótimo. Censura tem que ser combatida!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Realmente foi um ato muito errado e é um assunto que merece ser tratado. Já vou conferir seu vídeo!

    ResponderExcluir
  14. Achei desnecessário essa proibição dos livros na Bienal, tem livros extremamente bons tanto que alguns virou até filme.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir