Resenha: O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas

20 fevereiro 2020

Alexandre Tiago

"As feridas morais têm essa particularidade: elas se escondem, mas não se fecham. Sempre dolorosas, prontas a sangrar quando tocadas, elas permanecem vivas e abertas no coração.”
Olá a todos! Começou o mês de fevereiro, um mês que é muito especial para mim, pois agora fevereiro de 2020 o Estante Artística completa 4 anos de existência. E para celebrar essa conquista vou compartilhar com vocês a minha resenha do livro "O Conde de Monte Cristo" do escritor francês Alexandre Dumas que nada mais é  meu livro favorito. Vamos conferir?

"O Conde de Monte Cristo" foi publicado originalmente entre 1844 e 1846 através de folhetim na França, país natal do autor do livro, Alexandre Dumas. Nele conhecemos a história do marinheiro Edmond Dantés que é preso injustamente, vítima de um complô.  Esse complô é formado pelo juiz de Villefort responsável pela sua prisão injusta, Danglers que desejava sua reputação e posto de capitão e pelo Fernand Mondego, catalão interessado em Mercedés, o amor da sua vida que foi tirado dele quando estava preso. Ele fica 14 anos preso e na prisão ele conhece Abade Faria que o treinará para artimar sua vingança contra o complô e sua fuga para se enriquecer e se tomar o conde de Monte Cristo.

Esse livro é gigantesco por ter muitas páginas mas é rico em conteúdo com uma narrativa que apesar de ser densa é tranquila e uma história fascinante do primeiro ao último capítulo. O livro é atemporal pois até o momento ele tem simplesmente 10 adaptações cinematográficas mostrando que o tema "Vingança" é muito presente o que faz nos refletir lições como que o mundo é cruel em muitas coisas mas ele dá voltas onde se antes você tinha uma fase de azar agora você vai ter uma fase de sorte e de valorizar a solidariedade onde devemos estar por perto de quem gosta da gente de verdade.
Além disso, esse livro é o meu livro favorito pois ele foi muito importante na minha formação como leitor. Li ele na minha adolescência onde peguei ele pela primeira vez em uma biblioteca e sou apaixonado pelo livro desde então.
Li e recomendo esse excelente livro. E vocês, já leram o livro "O Conde de Monte Cristo"? Comentem! Vamos conversar!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

3 comentários :

  1. Olá Alexandre!!!
    Eu ainda não li o livro, mas tenho vontade pois já ouvi falar muito dele e fico curiosa demais para saber mais e mais também.
    Eu sei que ele é grandinho, mas livros grandes não me assustam por isso eu tenho em casa alguns deles.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro e confesso que o calhamaço me assusta um pouco hahaha, mas quem sabe um dia? Fico feliz em saber que apesar da leitura densa, a narrativa ainda fluiu muito bem para ti.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Li esse livro ano passado e ele acabou se tornando um dos meus favoritos da vida. Alexandre Dumas foi genial ao escrever esse livro, desde a construção dos personagens até o desenvolvimento e desfecho da história. É um livro grande, mas flui tão bem que vale a pena a leitura de cada página <3
    Beijos

    ResponderExcluir