Crônicas&Desabafos: Arte e Cultura diante da pandemia do COVID-19

17 julho 2020


Alexandre Tiago

Como vocês estão nessa pandemia do COVID-19? Eu espero que todos, que assim como eu, estejam bem e em casa. Mas e a arte e a cultura? Como será que está lidando?

Por causa da pandemia do COVID-19 estou vendo muitas lives de artistas musicais que eu gosto muito desde Gilberto Gil e Milton Nascimento à banda Titãs e Roberta Sá, vendo filmes e séries em streaming, lendo livros físicos em formato físico e PDF. Mas e depois? Como artistas e público podem se interagir após a pandemia? Será que a solidariedade ainda vai prevalecer?
Para saber mais: https://redepara.com.br/Noticia/215088/lei-aldir-blanc-garante-renda-aos-trabalhadores-da-area-da-cultura-durante-pandemia-da-covid-19

Eu acredito que irá acontecer como está acontecendo agora que haverá cine drive-in onde dentro do carro veremos filmes e até mesmo teatro, ver muitos filmes em streaming, o streaming musical ficará cada vez mais forte que a mídia física, que haverá muitos livros digitais e que haverá muitas lives sejam pagas ou gratuitas isso após a pandemia do COVID-19 por um bom tempo pois querendo ou não esse ano de 2020 é um ano perdido para a arte e a cultura em vista de não teremos eventos e festivais que envolvam aglomerações tão cedo. Um exemplo disso é que a Bienal do Livro de SP foi adiada para 2022. Digo isso porque a maior parte das pessoas ainda estão com medo de ficar doente. E também em renda para os artistas que vão faturar menos.


Para saber mais: https://jornal.usp.br/radio-usp/a-cultura-e-umas-das-principais-vitimas-da-covid-19/

Essa pandemia do COVID-19 não está sendo fácil, principalmente para os artistas brasileiros. Ainda bem que a Lei Aldir Blanc(aliás saudades dele) foi sancionada para socorrer a grande maioria deles sejam eles famosos ou não. Mas ainda assim acho pouco pois os artistas devem ser valorizados e respeitados sempre pois eles são importantes até porque eu penso que ninguém vive sem arte e cultura nesse mundo pois como diria o grande escritor russo Leon Tolstói "A arte é um dos meios que une os homens". Espero que todos artistas consigam produzir muitas coisas e que tenham apoio do público.
Para saber mais: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/07/ccxp-anuncia-primeira-edicao-virtual-adaptada-devido-pandemia.html

Esse texto é apenas uma reflexão minha que tive no que pode acontecer na arte e cultura após a pandemia do COVID-19 pois eu sou uma pessoa que gosta muito desse meio.
O que vocês acharam do texto? Qual a opinião de vocês? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube

Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

4 comentários :

  1. Realmente, todas as esferas foram afetadas e a gente não sabe como serão os próximos meses e anos. É tudo muito incerto.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Essa pandemia está mudando tudo, temos que nos reveintar 🙂 estou adorando as lives e o cine drive-in

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o setor cultural foi um dos mais atingidos. Estamos sempre na torcida para que tudo possa voltar a funcionar normalmente, em segurança para nós e todos os frequentadores.

    ResponderExcluir
  4. Esse ano foi inesperado, impactou todo mundo e temos que estar preparados, mas isso tudo vai passar e vamos nos reerguer.

    ResponderExcluir