Resenha de Livro: O Perigo De Uma História Única, Chimamanda Ngozi Adichie

10 julho 2020

Por Alexandre Tiago.


"As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada."

Olá a todos! Antes de começar essa resenha gostaria de perguntar uma coisa à vocês: o que vem na cabeça de vocês quando vem a palavra história? Eu penso em muita coisa e procuro sempre conhecer vários lados dela para refletir. E farei isso ainda mais depois de ter lido esse livro que vou resenhar para vocês que é "O Perigo De Uma História Única" escritora e ativista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Vamos conferir?

O Perigo de Uma História Única, Chimamanda Ngozi Adichie

Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito.
O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.
É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O Perigo de uma História Única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.
Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535932539
Ano: 2019
Páginas: 64
Tradutor: Julia Romeu
"Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito.

O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. "O Perigo de uma História Única" é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas."

Eu gostei muito desse livro! Ler esse livro abriu a minha mente para refletir que é preciso ter sempre mente aberta e curiosidade para perguntar as coisas que nos rodeia para poder refletir e viver o mundo sem preconceito pois anos antes eu conhecia pouca coisa da Nigéria e hoje conheço muita coisa, inclusive, palestras e livros da Chimamanda. Esse livro é uma aula de sabedoria e empatia!

Li e recomendo à todos lerem esse livro! E vocês já leram esse livro da Chimamanda? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube

Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

10 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade, e fiquei louca para ler este. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    é muito legal a proposta de transformar as palestras da autora em livros! Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa obra, mas se for como Sejamos todas Feministas sei que é incrivel e necessária! Adorei a a resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Esse livro parece ser bastante interessante, pois cada povo tem sua cultura e muitas vezes pensamos errado somente pelas coisas que dizem. Não conhecia a autora nem a obra, mas gostei do enredo. Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Chimamanda é muito rainha!!! Ler seus livros nos abre a mente de um modo que sentimos até vergonha de não termos chegado naquele ponto antes... rs Esse eu ainda não li, mas está na minha lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alexandre!
    Eu estou com esse livro do lado da minha cama, para ler o quanto antes, junto com o Pequeno Manual Antirracista, da Djamila.
    Eu adoro a escrita da Chimamanda. Já li dois ensaios dela e uma ficção (Hibisco Roxo), e amo todos eles. Por isso estou mito afim, além da importância do que ela está falando.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-ps-ainda-amo-voce-livro-2.html

    ResponderExcluir
  6. Olha, ainda não li nenhum livro dela, mas cada resenha que leio fico mais empolgada para ler! Essas belezuras parecem ser incríveis e só somam!
    Adorei sua resenha e muito obrigado por essa dica maravilhosa!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Já conheci algumas obras da autora, mas ainda não tinha visto essa. Gostei muito da proposta do livro e, sendo dela, já sei que é coisa boa! Já está na minha lista de leitura!
    bjs
    Lucy Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia a autora, mas ainda não li nada dela. Essa obra parece ser bem interessante, irei anotar a dica para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  9. Olá,tudo bom?
    Li esse livro ano passado e foi exatamente como você falou, uma experiência de leitura que abre a mente e nos faz refletir. Achei muito pertinente a forma como a Chimamanda exemplifica tudo o que fala com situações cotidianas. Acho que aproxima ainda mais o leitor de seu discurso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexandre, como está?
    Eu recentemente fiz um curso de Storytelling (Narratologia) com a escritora Cláudia Lemes e em um dos vídeos, quando ela falou de arquétipos, e comentou sobre os estereótipos, ela mencionou esse livro. Inclusive tentei achar no Unlimited, mas não obtive sucesso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. (Cada k é uma lágrima.)
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir