Papo Sobre Séries: Séries Protagonizadas Por Mulheres

11 julho 2020


Helloo pessú tudo bem?
Recentemente duas séries maravilhosas estrearam na Netflix, séries que mostram uma realidade dura para as mulheres. A Brasileira Coisa Mais Linda e também a última temporada da Espanhola As Telefonistas.
Ambas as séries tem cunho histórico. Coisa Mais Linda, foca o Brasil e a Bossa nova no final dos anos 50 para o começo dos anos 60. Já As Telefonistas pega entre a década de 30 e 40 e um pouco da Guerra Civil Espanhola.

São duas séries maravilhosas, quem ama saber um pouco de história, e como a mulher lutou e ainda luta por seu lugar ao sol.
Hoje trouxe dica de três séries feministas maravilhosas que amo muito.
Duas espanholas e uma brasileira de nos encher de orgulho.

- Coisa Mais Linda.

A Série acompanha a vida de 4 mulheres no final da década de 50. Inicialmente o papel maior é da Malu.
Malu (Maria Casadevall) vem de família rica paulista, porém o pai abre mão dela, depois que a moça decide ficar no Rio de Janeiro e realizar seu sonho. As dificuldades dela sem dinheiro e o medo são reais. Sem falar claro, que os homens acham que ela jamais vai conseguir erguer o local.
Já Adélia (Pathy Dejesus), batalha desde menina, trabalha a tempos para uma mulher mal educada que a trata que nem lixo, e engole tudo que escuta para poder sustentar sua casa.
Thereza (Mel Lisboa) certamente minha personagem preferida se o dramalhão da vida dela fosse outro, de todas as mulheres, ela tem um casamento aberto, é jornalista, tem um marido que a admira, mas por viver no Mundo dos homens ainda sofre um preconceito enorme no local de trabalho.
Ligia (Fernanda Vasconsellos), seria a barberzinha da série toda, se não fosse, claro o furacão que ela se torna ao andar da série. Depois de sofrer muito na mão do marido, ela solta a voz e se liberta dele!
A segunda temporada da série aborda o feminicidio, agressão em mulheres, o poder que muitos homens acham que tem sobre elas.

- As Telefonistas

A série começa com Alba/Lidia vendo sua melhor amiga morrer assassinada pelas mãos de um homem. Ela acaba sendo presa, pois é achada no local, um policial corrupto faz um acordo com ela, se Alba roubar uma quantia de dinheiro ficará livre. A solução para a moça é se infiltrar na companha de telefone que está crescendo, seu objetivo é ser admitida como telefonista, roubar o cofre e se livrar do homem. Porém seus planos vão por água abaixo quando se depara com o amor der adolescente, Francisco, ele é um dos donos da companhia.
Alba/Lidia, então faz amizades com outros meninas que estão na companhia, Marga é uma moça doce e tímida que sonha em ser independente na cidade grande, Carlota é uma jovem que vem de berço e não concorda com os ideais de sua família, ela foge de casa e luta pela independência das mulheres e direitos iguais ,Ángeles a única delas que já trabalhava na companhia telefônica, ela é casada, tem uma filha e é maltrata pelo marido e não sabe como se livrar disso.
Também temos a Sara/Óscar que é trans, ela não se identifica com o corpo que nasceu. Ela cresce muito no decorrer da história, devido a sua luta para ser que realmente é. São mulheres unidades, guerreiras que dão a cara a tapa pelo que é certo. O final foi arrebatador.

- O Tempo Entre Costuras

Essa é uma minissérie, baseada no livro de María Dueñas, do mesmo nome.  Sou extremamente encantada por essa história. É um romance histórico lindo. Acompanhamos a história de Sira Quiroga, uma linda jovem que tem o talento da costura nas mãos, apaixonada ela segue seu amor para Tanger no Marrocos, nos meses que antecedem a Guerra Civil espanhola entre 1936-1939. Os espanhóis na época refugiavam-sem em Marrocos para começar uma nova vida, tanto Tanger como Tétouan, são duas cidades que vamos ouvir e ver muito durante a história.
Por causa da Guerra Sira acaba virando uma agente inglesa para ajudar a Espanha a não entrar em guerra novamente. A luta, empoderamento da personagem nos deixam com o coração aquecido. Mas não fica por ai. O Tempo Entre Costuras mostra um pouco da história da Moda e os Ateliês chiques da época. Vale conferir.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

2 comentários :

  1. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 são maravilhosas,comecei a assistir Coisa Mais Linda e estou gostando

    ResponderExcluir
  2. Apenas a última eu nunca tinha ouvido falar a respeito. Me pareceu ser bem boa até rsrs.
    As outras já conheço, mas ainda não assisti rs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir