Resenha: Teto Para Dois, Beth O’Leary

23 agosto 2020

Olá pessú tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a resenha do livro Teto para Dois. Esse livro eu adquiri na Livraria da minha cidade, uma amiga tinha falado dele e fique com título na cabeça e resolvi que queria ler. Teto Para Dois é daqueles livros que vira febre, honestamente passo longe de livros assim – mas não resisti a premissa dele e fiquei apaixonada pela história.

Teto Para Dois

Tiffy e Leon dividem a cama. Tiffy e Leon nunca se encontraram.

Beth O'Leary

Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551005415
Ano: 2019
Páginas: 400

Teto Para Dois tem uma capa linda. Nela temos a ilustração de uma cama e já os dizerem que os personagens não se conhecem, isso já nos trás curiosidade.
O livro tem uma diagramação simples, 400 páginas dividas em 74 capítulos intercalados entre os personagens. Hora o ponto de vista de Tiffy, ora o ponto de vista de Leon. Outra coisa interessante é que o livro ainda narra os meses dos personagens dividindo a mesma cama e apartamento, numa passagem de ano, no caso.


Tiffy se separou. Um termino complicado, mas ela ainda mora no apartamento do ex-namorado. Porém com o ultimato dele e da sua nova companheira fazem nossa personagem que trabalha em uma Editora sair desesperadamente a procura de um novo lar. O problema é que tudo que nossa Tiffy pode pagar são lugares miseráveis.
Até que um anúncio modesto e curioso chama atenção de Tiffy e seus amigos Mo e Gerty – um pequeno apartamento, onde o dono procura alguém para dividir as despesas. O lugar é simples aconchegante, mas tem um porém, vão ter que dividir a mesma cama.
Leon – o dono do apartamento trabalha durante a noite como enfermeiro e durante o dia ele dorme, ele precisa resolver umas questões financeiras e acha a ideia de dividir o espaço uma boa oportunidade. Ele passa os finais de semana com sua namorada. É o local perfeito para Tiffy, que trabalha durante o dia e aparentemente pode ficar com o local final de semana também.
A comunicação deles é feita por bilhetes e post-its grudados em diversos locais da morada.
Para os dois é perfeito, mas para a namorada ciumenta de Leon e os amigos protetores de Tiffy não parece uma ideia legal.

Me deparei com um livro inteligente, bem escrito, divertido, dinâmico e principalmente original. A autora do livro ela nos mostrou o poder da comunicação e como bons relacionamentos são importantes para nosso dia-a-dia.
A personagem Tiffy ela saiu de um relacionamento complicado, seu ex-namorado e até então estava tudo muito complicado para ela. Leon ele tem um relacionamento que é apenas satisfatório,ele vive bem com ela, aparentemente feliz, mas a medida que Tiffy vai entrando na vida de Leon as coisas vão mudando.

Teto Para Dois nos mostra a construção simples e diferente de um relacionamento. Tiffy e Leon me lembraram claramente a época que eu escrevia cartas quando era novinha. Tinha muitos amigos por correspondência e era uma delícia você ter aquele conta por escrita com a pessoa, é um tipo de a proximidade diferente. Ainda mais para pessoas introvertidas.

A relação deles vai ficando cada vez mais estreita. A empatia que um tem pelo outro, a forma carinhosa que Tiffy mostra ao querer ajudar Leon com seus problemas financeiros, tudo isso vai crescendo entre eles e os bilhetes que compartilham no apartamento.
Claro que, você se pergunta, eles ficam juntos?Eles se encontram?
Olha gente, posso dizer para vocês que tudo nesse livro tem um propósito. É necessário ler do começo ao fim para saber tudo que vai acontecer entre eles.

Teto Para Dois é um livro cheio de amor, amizade, uma empatia gigante entre duas pessoas que nunca se viram, ele nos mostra como nós, seres humanos podemos ser pessoas melhores e cuidar uma das outras sem pedir nada em trocar. E claro, saber construir uma relação da melhor maneira possível. Estou completamente apaixonada por ele.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara

Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

3 comentários :

  1. Eu ouvi falar muito desse livro, mas confesso que por conta do hype não quis ler. Sempre que leio um livro muito hypado acabo me decepcionando. Daqui a alguns anos talvez resolva dar uma chance a ele.

    É curioso isso de viverem no mesmo apartamento e dividirem a cama, mas nunca terem se encontrado. Fico imaginando como as coisas vão se desenvolver quando finalmente estiverem no mesmo ambiente ao mesmo tempo, quando de fato se falarem pessoalmente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana!
    Já ouvi falar desse livro, mas infelizmente ainda não li, pela sua resenha deu para perceber o quanto é emocional e reflexivo. Quando puder irei ler porque pode ser um livro para tirar de uma ressaca literária que ultimamente vivo assim kkk. Obrigado pela dica quero muito conhecer esses personagens que não se conhecem pessoalmente mas que se ajudam mutualmente. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu ouvi falar muito desse livro no bookinstagram, o que despertou minha curiosidade inicial sobre ele. Depois da sua resenha, fiquei ainda mais instigada. É um tipo de romance que tem tudo para que eu goste 100%! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir