Crônicas&Desabafos: A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire.

23 fevereiro 2019


Alexandre Tiago
Muito se discute atualmente entre leitores sobre livros e escritores que influenciaram cada leitor. Eu tenho muitos livros e muitos escritores que me influenciaram mas acontece, que é preciso também, debater como cada um se tornou leitor e como cada leitor influencia a cada pessoa a ler. É dessas e outras reflexões que traz um livro que apesar de curto só terminei agora devido a correria do dia-dia: "A Importância do Ato de Ler" do Paulo Freire.

A Importância do Ato de Ler

Em Três Artigos Que se Completam Paulo Freire

Em sociedade que exclui dois terços de sua população e que impõe ainda profundas injustiças à grande parte do terço para o qual funciona, é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração. É um absurdo que estejamos chegando ao fim do século, fim de milênio, ostentando os índices de analfabetismo, os índices dos que e das que, mal alfabetizadas, estão igualmente proibidos de ler e de escrever, o número alarmante de crianças interditadas de ter escolarização e que com isso tudo convivamos quase como se estivéssemos anestesiados.
Edição: 51
Editora: Cortez
ISBN: 9788524916465
Ano: 2011
Páginas: 104
Enquanto lia o livro, eu conversei pelo Instagram com pessoas como a @thaisneumann_ do @thataressacaliteraria , a Letícia do @livros_associados , a Giulia do @livrosnatela e a Raissa do @umlivro_e_so sobre a importância do ato de ler, não do livro, mas sobre o que seria leitura e seu hábito de ler. Ambas demonstraram muita sabedoria ao me dizer que a leitura nos remete a ideia de que a leitura agrega conhecimento, estimula a imaginação e nos faz ler a realidade. E elas estão certas. E Paulo Freire mostra isso também e nos mostra que a importância da leitura é uma forma de conhecer o mundo e enfrentar as injustiças como o analfabetismo e a desvalorização da educação e do pensamento crítico.

Paulo Freire é um dos autores mais conhecidos e divulgados pelo mundo afora onde seu legado não são apenas seus livros e suas didáticas que são usadas e respeitadas mas porque ele enxerga que a leitura transforma a vida das pessoas a ponto de enxergar as mazelas existentes na sociedade e dentro de cada um de nós.

Enquanto houver gente criticando Paulo Freire vou defender ele pois tenho orgulho de ele ser uma das minhas influências literárias e vou fazer com que as pessoas que o criticam o lerem e verem que o que ele quer é um mundo mais leitor e mais justo onde a educação e os livros devem ser sempre valorizados para que nós pessoas possamos fazer do mundo um lugar melhor.

E vocês já leram o livro ou algum livro do Paulo Freire? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


2 comentários :

  1. Oi Alexandre, como vai?
    Paulo Freire é uma das pessoas mais importantes no mundo da Educação. Me dói muito ouvir e ler o que estão falando sobre ele nos últimos tempos. Sou professora, formada e, pedagogia e com duas pós-graduação na área e em minha formação li sobre ele e sua importância, existem pessoas que nem sabe quem Paulo Freire foi e repetem apenas o que lhes foi mandado. "A Importância do Ato de Ler" fez parte do meu TCC, cujo título é "A Importância da Leitura na Educação Infantil".
    Leia a Pedagogia do Oprimido, você vai gostar!
    bjus!
    Fabi
    Para todas as estações

    ResponderExcluir
  2. Esse hábito é tão maravilhoso que é usado como terapia (biblioterapia). Saber que podemos nos identificar com personagens, refletir questões, conhecer outras realidade é algo incrível e todos deveriam sentir essa sensação.
    Adorei =D
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir