Por Alexandre Tiago
Olá a todos!Trago a vocês a resenha de um livro de literatura brasileira que é espetacular! Esse livro é "Macunaíma, o herói sem nenhum caráter" do Mário de Andrade!
Macunaíma, O Héroi Sem Nenhum Caráter
Mário de Andrade
Um texto indispensável para o Modernismo Brasileiro, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é um marco cobre a discussão acerca da identidade brasileira, discussão ainda fundamental no presente. Além disso, as inovações estéticas presentes nessa rapsódia e o conhecimento sobre a cultura brasileira dão a esse livro um lugar de destaque entre os clássicos da literatura brasileira.
ISBN-10: 8538067915
Ano: 2016 / Páginas: 144
Idioma: português
Editora: Ciranda Cultural
Macunaíma é uma obras pilares da primeira fase do Modernismo Brasileiro onde se utilizou de elementos culturais e folclóricos da cultura brasileira para expressar o seu caráter extremamente nacional nas obras onde podia mencionar culturas de outros países mas que devemos valorizar e respeitar a cultura do seu país de origem no caso mencionado a arte e a cultura do Brasil.
Por conta desse caráter a obra possui termos da cultura negra e indígena que para quem não está acostumado se perde um pouco mas não impede de ler uma grande história com uma excelente narrativa baseada na oralidade com grandes saltos territoriais e temporais e também com um personagem excêntrico. Macunaíma representa a marginalidade brasileira pois era negro, indígena e vivia longe dos grandes centros onde quando conhecia outras pessoas de outras etnias entrava em conflito.
Mas aí você me pergunta: porque é o herói sem nenhum caráter? Porque ele reapresentou para os modernistas a personalidade brasileira onde ele como ficava na marginalidade, ou seja, longe dos grandes centros e também porque ele representou a cultura da malandragem onde vemos que ele é tratado como preguiçoso, mentiroso e malicioso(Por isso a frase no início da resenha) onde vemos suas aventuras em que nos emocionamos e rimos(ri em muitas partes do livro) do seu jeito relaxado mas também da sua complexidade emotiva onde ele vivia de "brincar" com as índias e de aprontar quando choramingava.
O livro é uma forma bem legal de compreendermos e aprendermos a questão do jeito brasileiro, da complexidade social e cultural do Brasil, da valorização da cultura e do folclore do Brasil com seus diversos elementos históricos, ricos e culturais.
O livro é complexo mas é muito bom e eu recomendo! E vocês, já leram Macunaíma? Comentem! Vamos conversar!
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte. |
Nenhum comentário :
Postar um comentário