Os filmes nacionais estão com tudo.

20 novembro 2010

Matéria retirada do Jornal de Santa Catarina – terça-feira 16 de Novembro de 2010. Adaptado por Lana O’hara

O Cinema Nacional depois de muitos fracassos finalmente percebeu que para disputar com os grandes blockbusters americanos precisa de muito planejamento, investir em qualidade, uma boa propaganda e claro, deixar claro o público alvo.
Com isso as produtoras
Imagem Filmes e a Telecine Productions apresentaram 11 filmes que estão com estréias previstas para 2011 e 2012. E não se trata daqueles filmes de comédia nordestina que estamos muito acostumados assistir, ao contrário, produções interessantes e inteligentes que merecem ter nossa atenção.

A idéia dessa apresentação de ambas as produtoras é sedimentar os primeiros passos da dão cobiçada formula da dos campeões de bilheteria.
Essas apresentações com trailers, sinopse dos filmes e até alguns atores apresentes aconteceu em Florianópolis, e o molde de toda essa idéia vêm dos americanos que investem nesse tipo de propaganda e vem dando certo, a mais de 15 anos.

“Essa é a primeira vez que o mercado brasileiro planeja antecipadamente lançamentos de produtos nacionais. Na semana de estréia de “Tropa 2", o circuito foi ocupado em 56% de filmes nacionais, queremos repedir isso mais vezes.”
Palavras do diretor-presidente da
Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel.
Recebe-se que o assunto é sério e está em pauta. A briga em bilheterias de sucesso, vai dar bons resultados, um exemplo disso foi Tropa de Elite 2 que pelo nada mais e nada menos do que 8,7 milhões de pessoas aos cinemas em 5 semanas, só perde para Avatar que ficou na casa dos 9 milhões.

Nessa apresentação foram mostrados alguns filmes com estréias previstas e cena dos mesmo.
Vou deixar aqui com vocês alguns filmes que merecem atenção de todos nós.

.
O Palhaço:
Programado para Maio ou Junho de 2011, o filme traz Selton Mello pela segunda vez na direção, além de atuar, o filme conta com a participação de Paulo José.

O protagonista da história, o palhaço Benjamin, que usa o nome artístico de Pangaré (interpretado pelo próprio Selton), na verdade, nasceu nutrido por esta crise pessoal, dentro do roteiro assinado por Selton e Marcelo Vindicatto (que dividiu com ele os créditos de sua estreia como diretor, o drama “Feliz Natal”, de 2008). Como o ator, este palhaço tem dúvidas sobre o próprio ofício, acha que não sabe mais fazer rir. E viverá os dilemas dessa crise ao lado do pai, o palhaço Valdemar, ou Puro-Sangue (Paulo José, que pela primeira vez contracena com Selton).

.
Billi Pig:
Filme para 2012, terá José Eduardo Belmonte que abandona os filmes Politicos (Se nada mais der certo), para realizar uma comédia que remete à nostálgica chanchada brasileira, na trama Marivalda (Grazi Massafera), uma aspirante atriz e seu marido tranbiqueiro (Selton Mello) se metem na maior confusão com o chefe do tráfico do morro onde moram. No meio do buchicho o porco de pelúcia de Marivalda passa a dar conselhos a ela.

.
Não se preocupe, nada vai dar certo.
O veterano Hugo Carvana volta com o novo filme, que estréia dia 29 de Abril de 2011. A produção conta ainda com Tarcisio Meira.

“Não Se Preocupe” conta a história de Lalau (Duvivier) um ator de stand up que viaja pelo interior do Brasil. Seu pai, Ramon Velasco (Meira), também é ator e empresário do filho. Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso Guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta rapidinho, mas algo não dá certo e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão: “Não se preocupe, nada vai dar certo.”

.
Capitães de areia.

O projeto para o final de 2011, é baseado no livro de Jorge Amado, terá na direção a estreiante Cecilia Amado, neta do autor. O longa deverá chegar entre Outubro e Novembro nos cinemas e com a difícil tarefa de atrair cerca de 6 milhões de leitores que compraram o livro.

“A trama se passa na Bahia, na década de 1950. Um bando de meninos abandonados incomoda a sociedade. São chamados “Capitães da Areia”, porque o cais é o seu quartel general. O bando nunca teve uma figura feminina e a chegada de Dora vem mexer com a vida dos Capitães.”

Teaser:






.
Brasil Animado.
Será a primeira produção nacional em 3D. O filme, dirigido por Mariana Caltabiano, mistura animação com imagens captadas em live action. Estreia para Outubro ou Novembro de 2011.

“Na trama, dois produtores, Stress e Relex, saem pelo Brasil em busca de um Jequitibá cor de rosa. Durante o percurso, vão apresentando algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Manaus e Brasilia.”

Trailer:







.
Outros filmes com estréias para 2012 que merecem ser destacados são:

-
O vendedor de Passados (Baseado no Best-seller do escritor Angolano José Eduardo Agualusa e estrelado por Lázaro Ramos).
-
El Ardor (co-produção com Argentina, que terá Gael Garcia Bernal).
-
Somos todos Jovens (cinebiografia do cantor Renato Russo, dirigido por Antonio Carlos Fontoura e que e terá o ator Thiago Mendonça como Renato Russo.)





Nenhum comentário :

Postar um comentário