Livro mês de Setembro - Mentes Roubadas.

03 outubro 2011

Como prometido, hoje a resenha de Mentes Roubadas que a Porto de Ideias me cedeu! Diga-se de passagem um maravilhoso presente depois de toda a desgraça que aconteceu em Rio do Sul!


Mentes Roubadas - Roberto Campos Pellanda.


Sinopse:
Nas últimas semanas, doze pessoas foram sequestradas na cidade de São Paulo. As vítimas não sofreram nenhum tipo de violência, não foram roubadas e estiveram desaparecidas por apenas algumas horas.
Um rapaz que sofre de uma forma grave de esquizofrenia catatônica e que há décadas é incapaz de mover ou comunicar-se, desaparece misteriosamente da clínica psiquiátrica de máxima segurança onde estava internado.
Os dois casos estão intimamente ligados e levarão os detetives Paulo Westphalen e Miguel D’Andrea a desnudar uma conspiração que envolve duas grandes corporações multinacionais, a ditadura militar brasileira e, principalmente, um dos projetos mais obscuros da história da agência central de inteligência americana, a CIA.

Edição: 1
Editora: Porto de ideias
ISBN: 9788560434572_
Ano: 2009
Páginas: 208

______________________

Não era fã de autores nacionais. O único que li muito e acho que todos já leram pelo menos um livro, foi Paulo Coelho. Ano passado também li "Todas as Estrelas Céu" de Enderson Rafael.
Os autores nacionais, estão nos surpreendendo a cada dia. Com histórias muito bem elaboradas, boa continuidade, bons diálogos, bons textos. Com tudo é impossível não se render a eles. Digo a "eles" pois a demanda de autores nacionais cresce muito.
Só me resta então dizer que continuem escrevendo, a importância da literatura na vida de todos nós é fundamental e se ela vem com qualidade muito melhor.


Mentes Roubadas, me surpreendeu de cara. Foi um livro que me pegou de surpresa - adoro quando isso acontece. Aquele sexto sentindo que chega e te diz "isso é bom".

O livro nos apresenta dois investigadores, Paulo e Miguel que são responsáveis por um misterioso sequestro de doze pessoas que aparentemente não sofreram nenhum tipo de violência e nem foram roubadas, alem de terem sido entregues poucas horas depois do seqüestro. Mas, após a sua liberação, elas estavam um pouco desorientadas e tinham os cabelos totalmente raspados.
Horas depois misteriosamente um rapaz é sequestrado de uma clinica psiquiátrica sem deixar vestígios.
Ambos sequestros estão ligados.
Envolvendo CIA, FBI, Ditadura Militar Brasileira, um projeto de controle da mente chamado MK-ULTRA, assassinato, suborno e uma terrível rivalidade entre dois homens com muito poder nos negócios - sendo um dos homens pai do rapaz sequestrado na clinica psiquiátrica.

O desenrolar do caso acontece em oito dias, ou seja, mostrando o envolvimento dos agentes no caso!
O autor narra apenas a vida profissional dos detetives, apenas a família de Paulo é apresentada em mínimos detalhes, com atenção especial ao seu filho Antônio, um menino com inteligente acima do normal.
Foi quase impossível não lembrar de Harlan Coben e Sidney Sheldon (dois grande autores de livros policiais), Mentes Roubadas é um livro que te envolve muito, quando você lê a mistura entre CIA, FBI, Ditadura Militar, acha que vai sair uma grande bagunça disso tudo.
Muito pelo contrário! O autor consegue estabelecer um ponto de equilibrio muito grande neles, fazendo assim que você não se perca na história e goste mais ainda do livro.

Robertos Campos Pellanda escreveu muito bem. O leitor se envolve com o caso, se prende com a história. Não chega a emocionar, pois não tem aquele romance que outros livros policias nos mostram - a trama completamente voltada para o raciocínio,onde cada peçinha da história é fundamental para montarmos o quebra-cabeça.
Este é um daqueles livros em que cada detalhe oferecido ao longo da narrativa é importante e terá o seu lugar no final.

Falta em nosso País detetives como Paulo e Miguel! Várias vezes durante a leitura pensei nisso. E me perguntei - "O quão qualificada seria a nossa policia com detetives assim..?"

Mentes Roubadas vale muito a pena ter em sua estante. Já estou ansiosa para ler o próximo livro do autor.

Beijos grandes, até mais ♥

Helana.

9 comentários :

  1. Interessante a questão abordada. Fico a imaginar de onde oi autor tira tanta inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se seu comentário foi irônico ou sério.
    Mas enfim, o livro é realmente bom! Bem interessante ele mistura muita coisa e dá super certo.
    Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Lana os autores brasileiros tem nos surpreendido muito, como André Vianco que tem livros muito bons.
    Esse livro parece ser bom, aguça nossa curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Keila,
    o livro é bem legal mesmo...Interessante, ele mistura de tudo um pouco e sai uma história ótima.
    Mandei um e-mail para o autor, ele me respondeu super educado.
    Pode ler, não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é bom sim. Li ele em Abril! Tenho certeza que vai gostar de Insight.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Tô super suriosa para ler Insight, muito curiosa, não vejo a hora dele chegar auqi em casa.
    Obrigado Luana, volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha Helena, vou colocar esse livro na lista de Vou Ler. E lerei ele...algum dia.

    ResponderExcluir
  8. Helana Ohara24 outubro, 2011

    Sara, é ÓTIMO,... Pode ler Mentes Roubadas, você não vai se arrepender. Que livro bom!!!
    E que bom que gostou da resenha

    ResponderExcluir
  9. Yohanna Elizabeth06 março, 2012

    Gostei dessa resenha demais, apesar que eu pouco goste de autores brasileiros. Aliás, nunca li um livro brasileiro. haha. Todos que compro são Literatura Estrangeira, mas este pelo menos a resenha é mto boa.

    ResponderExcluir