Livro do mês: A Filha da Minha Mãe e Eu

28 maio 2012


Bom dia amores, tudo bem?
Estou com muita leitura para fazer, esse ano será cheio aqui no In The Sky. Bom, passei muitos livros pela frente e resolvi ler antes de todos “A Filha da Minha Mãe e Eu”, estava curiosa, nervosa, para pega-lo e ler logo.
Vou explicar o motivo na resenha, ok? Esse livro foi cortesia da Editora Novo Conceito. Para saber mais MAILBOX

Será feito um B.T desse livro, estou meio enrolada no momento com algumas coisas da Petites, mas esta semana já coloco as inscrições no ar, ok?

A Filha da Minha Mãe e Eu
Mesmo quem nos ama às vezes não consegue ver quem realmente somos
Maria Fernanda Guerreiro


Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219152
Ano: 2012
Páginas: 256



_______________________________________________________________________________________________________________________
A primeira vez que li a sinopse desse livro pensei “Certamente será um daqueles dramas de chorar do começo ao fim...” E nada tirou da minha cabeça “Preciso ler com urgência esse livro” “Eu quero, e logo...
Estava curiosa para saber como a autora comportou-se na escrita com a relação de mãe e filha.
Acho que todas as mulheres, meninas, garotas têm uma relação muito particular com suas mães. Umas amam mais, ou menos, outras só brigam, umas tipo melhores amigas e por aí vai. Comigo não é diferente. Tenho uma relação única e muito particular com minha mãe.

Mais vamos ao livro?
O livro começa com Mariana, a filha descobrindo que está grávida. Sentada na cama pensando como vai ser e não querendo cometer os mesmos erros que a sua mãe Helena. E isso acaba meio que deixando ela angustiada.

O livro relata toda a relação que mãe e filha tiveram, do ponto de vista de Mariana, quem conta a história é ela. Deste que ela tinha cinco anos de idade. O que ela sentia ao ver seu irmão ser mais paparicado que ela, as brigas com a mãe, as perguntas quase sempre sem resposta.
Com o passar dos anos Mariana acaba descobrindo porque Helena a tratava diferente e as dificuldades da relação delas.
A Mãe teve uma infância sofrida, casou-se cedo e é uma mulher muito determinada e muito, muito fechada, não se abre nem com o marido e tal pouco com os filhos, então Mariana e Guga, seu irmão, crescem nesse ambiente fechado.
O legal é que Mariana nunca desistiu da mãe!

O livro relata então, todas as fases da menina, criança, adolescente, jovem indo para a faculdade, seus amores, problemas familiares e como as duas lidam com isso.
O livro é perfeito. Sua narrativa em 1° pessoa é ótima, a autora escreveu uma história leve, gostosa de ler e para completar até certo ponto divertida.
Você ri, chora com os relatos de Mariana e toda sua família. Impossível não se ver em uma das duas.

Eu me vi muito em Helena, a parte fechada dela. Sou assim quase o tempo todo, falo pouco com a minha mãe (com quase todo mundo, sou muito pensativa) e raramente divido meus problemas com ela. E sei como isso a incomoda, tanto que inúmeras vezes já peguei ela falando com amigos para saber se estou bem :p
Como disse no começo do texto a relação de mãe e filha é muito particular. Amo minha mãe acima de qualquer coisa e daria minha vida por ela e pela minha avó. Apesar de ser fechada isso não significa que meu amor e carinho por ela sejam pequenos.


Recomendo essa leitura a todas as mães e filhas que querem entender o jeito de cada uma. Tenho absoluta certeza que vão amar como eu amei.


Para terminar: Minha mãe e eu! Em um passado nem tão distante!




 

11 comentários :

  1. Amei a foto com sua mãe. Otima maneira de encerrar o post.
    Assim que vi sobre o livro não me interessei.
    Como vi que você tinha resenhado ele, resolvi ver qual era o tema e confesso que me deixou com muita vontade de ler.
    Primeiro porque você falou muito bem do livro e o tema me interessou.
    Segundo porque eu passei por isso. E confesso que até agora há situações por entender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Helana Ohara28 maio, 2012

    Ppis é Bruna.
    O livro pensei eu que fosse aqueles dramas ala Nicholas Sparks me enganei totalmente ele é um livro leve e uma delicia de ler.

    ResponderExcluir
  3. Ah esse livro parece ser muito interessante, gostei muito da resenha, mas o que mais me chamou a atenção foi sua foto ainda bebê....que cute. Beijos

    leiturasdepaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, adorei a foto concluindo o post!
    O livro tem cara de ser mesmo bem especial, e concordo que as relações entre mães e filhas são sempre delicadas. Eu também sou bastante fechada em casa (o que não quer dizer que eu seja retraída sempre), então entendo bem o que é isso.
    Quero ler este livro logo mais!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muitíssimo curiosa pra ler esse livro. A sinopse parece-me ótima e é algo que a gente se relaciona, pois tbm temos problemas com as mães, pais, avós.... E adorei a foto que você postou, sua e de sua mãe! ;D

    Beijocas
    Mary
    http://jardimdeborboletas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Yohanna Elizabeth30 maio, 2012

    Confesso que não me surpreende com sua resenha, pois era exatamente isso que eu estava esperando do livro: um livro emocionante, lindo, e com muita lição. E eu amo livros narrados em primeira pessoa. De cara tive certeza que seria um livro que vai além de qualquer opinião. De início a capa já nos comove, impressionante!

    Ah, tão linda a sua foto com sua mãe ♥

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  7. Helana Ohara31 maio, 2012

    Mary vou fazer um B.T dele se querer participar...

    ResponderExcluir
  8. Agora que caiu a ficha! Por um momento achei que era book trailer. xD era o sono, era o sono.. rs Mas voltando... Quero participar sim!*-*

    ResponderExcluir
  9. Rayme Arenhart Datsch01 junho, 2012

    estou looooouca para ler este livro, desde a primeira resenha que li
    deve ser lindo ;~~
    a capa é maravilhosa ;o

    ResponderExcluir
  10. Helana Ohara01 junho, 2012

    Ele é muito bacana, é lindo, engraçado, leve, e não me fez chorar.

    ResponderExcluir
  11. Essa historia deve ser linda!

    Relação de mãe filha é mesmo única em todas as familias!
    Amo muito minha mami!
    Mas tem horas que ela me irrita de verdade...
    Mas mesmo assim também dou minha vida por ela e agradeço do fundo do coração tudo o que ela fez e faz por mim.
    Espero um dia ser pelo menos metade da mãe que ela é!!!

    Que foto linda!!!
    Minina maisi totoza da tia!!!! ^^

    Beijokas!

    ResponderExcluir