Livro&Filme: Um dia.

04 maio 2012


Oi amores tudo bem? Primeiramente quero deixar um aviso rápido antes da resenha:
Os Blogs que usam o sistema Intensedebate para comentários não estarão mais recebendo comentários meus, não sei por qual motivo, não consigo comentar nos blogs e sites que usam a ferramenta. Um Técnico me disse que é meu antivírus que não permite! Desculpe-me, mas não vou mais abrir, dois, três navegadores e tentar comentar várias vezes e tão pouco vou desativar meu antivírus para isso. Se você usa o Intensedebate vai sentir ou já sente falta dos meus comentários. Isto acontece acho que com uns 5 blogs que visito sempre, mas fiquem sabendo que sempre leio o blog de vocês ok? ;)

A resenha de hoje é de um livro e filme. Li o livro e fiquei interessada pelo filme do mesmo. Achei bacana fazer uma resenha de ambos! Então vamos lá? :)

Livro:

Sinopse - Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. - David Nicholls


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Edição: 2
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570458
Ano: 2011
Páginas: 416
Tradutor: Claudio Carina
______________________________________________________________________________________________________
Ganhei o livro de uma querida amiga, inclusive faz uns dias que discuti com ela um assunto bobo, ela acabou me deletando de tudo qualquer rede social – mas tudo bem, problemas acontecem sempre.
Um Dia” não estava em minhas metas de leitura. Já tive curiosidade de ler, mas acabei que deixei passar e de repente eis que o menino aparece em minha vida outra vez.

Não tenho palavras para descrevê-lo. David Nicholls me surpreendeu demais com esta história engraçada, bonita, romântica e triste tudo junto e misturado.
O autor nos apresenta Emma e Dexter, dois jovens que acabaram de se formar na Universidade e também acabaram tentando um caso de uma única noite. Porém aquilo foi tão intenso para eles que o jovem casal não sabia como lidar os as expectativas do futuro e com as expectativas que eles tinham deles mesmos.
O livro narra sempre o dia 15 de Julho de algum ano, pois foi esse dia que eles se conheceram.
David Nicholls mostra o contraste da vida dos dois, Emma batalhando para ser uma grande escritora e nada dá certo na vida dela e Dexter acaba se dando bem como apresentador de televisão em um programa bobo no final da noite.
O crescimento de Emma durante o livro é gritante, ela amadureceu muito no decorrer da história, já com Dexter aconteceu muito pelo contrário, ele aprendeu a batalhar depois de dar com a cara no poste e quase perder Emma.
Outra coisa que chama atenção é o amor que um tem pelo outro, não é aquela coisa maliciosa, fantasiosa ou forçada. Um amor natural que cresce em cada ano que se passa no livro, apesar de cada um deles seguir em frente com sua vida sem expectativas de ficarem juntos,  os próprios protagonistas querem tentar namorar, casar – isso é uma coisa muito visível.

David Nicholls escreveu um livro leve, a história de Em e Dex é muito gostosa de ler, a leitura flui sem deixar o leitor cansado, a gente acaba vibrando com eles, com as bobeiras de Dexter, com o romantismo que flui no coração de Emma e com a vida que os dois acabam construindo juntos.
Só teve uma coisa no livro que não gostei, realmente achei desnecessário o autor dar um final triste como deu a Emma – lógico que não vou falar a vocês o que acontece, mas posso falar de ante mão que achei desnecessário, mesmo que isso tenha feito de Dexter um homem mais maduro.
Leiam, desfrutem de uma história leve e gostosa como “Um dia”.



“... Quando você não se preocupa mais com essas coisas, com encontros ou relacionamentos, amor e tudo o mais, é mais fácil se sentir livre para tocar a vida real...”
Pág 276.




________________________________________________________________________________________________________





Filme – Um Dia.

Sinopse: Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgees) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto que Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.

Dirigido por Lone Scherfig
Com Anne HathawayJim SturgessPatricia Clarkson
Gênero RomanceDrama
Nacionalidade EUA

A sinopse do livro, tanto a do filme nos fala a mesma coisa. Claro existe um pouco diferentes, é o que sempre falo um filme nunca vai ser igual a um livro, vice e versa.
Uma coisa que acho que estragou um pouco foi a capa do livro, a mesma sensação tive com “Para Sempre” – não acho muito bacana colocaram na capa o casal que deu vida ao filme, por exemplo em “Um dia” li o livro todo pensando como a Anne iria dar vida a Emma, odeio quando isso acontece, pois não é certo!
Deixando o mini desabafo de lado, vamos a resenha...

O filme conseguiu mostrar exatamente os acontecendo da vida de Dexter e Emma depois da formatura deles. O tempo passando para ambos, Dex consegui ser um apresentador de televisão, Emma lutando para ser uma escritora.
Porém uma coisa me chamou atenção no filme à falta de paixão. Li algumas criticas do filme e do livro e notei que as pessoas que conseguem separar livro do filme sentiram o mesmo. Faltou muito a paixão dos dois no filme, tirando o final dele que teve muitos flashbacks da juventude.. O filme é frio!
E infelizmente não tem como não comparar isto! No livro Dexter e Emma apesar da vida separada que levam é visível a paixão que um tem pelo outro, já no filme isso acontece pouco, o que me deixou um pouco decepcionada. Tratando de um romance tão bacana quanto este.

Agora vamos lá se você assistir “Um dia” achando que é mais desses romances clichês tire seu cavalo da chuva, ele vai muito, além disso.
Apesar do aspecto “frio” do casal, se passam anos da vida deles e percebemos que um está do lado do outro sempre, apesar das brigas, do amor que um sente pelo outro e não fala. Acho que o significado de uma verdadeira amizade é por ai, dar chances, brigar, gritar, puxar a orelha quando deve – Dex e Em nos mostrando muito bem isso.

Anne e Jim foram muito fieis a seus personagens, é difícil não ler o livro e não assistir o filme e imaginar outros atores dando vida ao casal. Jim Sturgess foi excelente em sua atuação, ele é a cara de Dexter, moleque, bobo, meio desligado.
E Anne Hathaway, dispensa qualquer comentário, sua Emma foi espetacular!
O filme foi surpreendente. O filme levou a risca toda a história do livro me deixando surpresa com os detalhes que eles conseguiram tantos das cenas como das personagens.

Um dia, é uma feliz adaptação de livro ♥ Assistam!


Trailler:







Participem da outra promoção que está rolando no Blog - Promoção: Aniversário In The Sky & Novo Conceito, é só clicar no Banner:

7 comentários :

  1. Um Dia me marcou demais, foi uma das melhores leituras que fiz ano passado. Também ganhei o livro de um amigo querido! Um Dia foi um livro que me fez querer chorar, de verdade e isso não é frequente comigo, seja pela história em si, seja por ter me identificado horrores com a Emma, seja por estar tão próximo à realidade.
    Já o filme, tive que assisti-lo dublado em francês (ngm merece), mas adorei a adaptação. A Anne Hathaway é maravilhosa!

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Helana Ohara04 maio, 2012

    Também gostei da adaptação, ficou ótima é um livro maravilhoso, o filme, o livro

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei esse livro no ano passado e ainda não vi o filme (embora esteja louca para ver).
    Mas dai eu fiquei sabendo do final do livro, do que acontece com a personagem, pq uma pessoa soltou esse mega spoiler no facebook, e eu desanimei muito para ler, pq tenho certeza q se eu não soubesse desse final a leitura seria muito mais emocionante, e agora estou meio retraída para ler o livro.
    Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, quer dizer, me reanimou a ler.
    COm relação ao filme, eu não sei se vejo ele primeiro e depois leio, ou se leio e depois vejo. Quero muito assistir *____*
    Lindas suas resenhas!!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br


    P.S. Recebi hoje sua cartinha e amei *___* muito obrigada mesmo!!! Suas palavras significam muito para mim!!!

    ResponderExcluir
  4. Yohanna Elizabeth05 maio, 2012

    Não tenho muita vontade de ler esse livro. Leio poucos livros desse estilo, mas enfim. Eu, particularmente, prefiro a primeira edição do livro, a que tem a capa laranja com branca. Assim como você, não gosto de livros com fotos do filme, pois fico imaginando os atores com o papel e como seriam. Adorei a sua resenha, tanto quanto a do livro quanto a do filme. Deu até uma curiosidade para lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já tive vontade de ler o livro, e muita, mas de tanto ler resenhas sobre ele,e pegando uma coisa e outra acabei desanimando e desistindo. O filme eu não assisti ainda porque não sou muito de ficar sentada em frente a TV( eu fico um tempão sentada lendo, mas na frente da tv eu não consigo rsrsr).

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/p/blogs-parceiros.html

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara06 maio, 2012

    Patyyyyyyyyyyyyyyyyyyy, o livro é bem legal.. Só que ele teve um final triste, sei lá. Me desgostei disso(?)

    ResponderExcluir
  7. leitorafefe06 maio, 2012

    Tenho uma curiosidade muito grande por esse livro.
    Existem opiniões diversas a respeito dele, boas e ruins, e isso sempre me deixa com ainda mais vontade de conferir. Achei super bacana seu post falando tanto sobre o livro, quanto sobre o filme.
    Tentarei ser mais presente de hoje em diante.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir