Crônicas&Desabafos: Thanks for making me a fighter

14 agosto 2012


Por Laís ( I feel Pretty/Unpretty)




PLAYING GOD: Um breve olhar sobre as eleições 2012

Gente, minha época favorita chegou! Melhor do que presentes no Natal e chocolates na Páscoa, as eleições municipais batem à nossa porta. E, com elas, vêm aquelas velhas rixas que estavam desaparecidas ou amenizadas. E, confesso, A-DO-RO discussões sobre política.
Não me envolvo com partidos, não cito nomes, não compro briga de ninguém, mas debater propostas de campanha é comigo mesma! Outro dia mesmo, certa pessoa começou uma discussão sobre determinados candidatos e, como minha mãe estava no grupo, acabei me aproximando e me envolvendo no bate-papo.
O resultado foi bem interessante. A pessoa que iniciou a conversa defendia o candidato “A” (como minha cidade é minúscula, há apenas dois candidatos a prefeito), dizendo coisas hediondas sobre o candidato “B” – que já disse, abertamente, que não vai distribuir cestas básicas ou qualquer outro benefício a quem quer que seja. Então, a pessoa começou a questionar o grupo: “Como ele pretende fazer campanha e ganhar se não abrir o bolso?” Eu, particularmente, sou da minoria que não vende o tão sagrado (?) voto por uma lata de tinta ou meia dúzia de blocos para construção. Acredito que minha integridade moral não seja tão barata (por um carro, talvez, quem sabe? Risos, risos, risos), ou que aquilo que meus antepassados lutaram tanto para conseguir esteja à venda como peixe no mercadão.
Sou do grupo que analisa cada pequeno detalhe da vida cotidiana dos candidatos não apenas perto das eleições.
Sim, sou chata ao extremo.
Acredito que o caráter da pessoa que vai governar por quatro anos deva ser o mais próximo possível do perfeito (oiq). Até o dia de hoje (27 de julho, escrevendo enquanto assisto ao jogo de vôlei feminino em Londres) nenhum candidato veio até mim para fazer campanha.
Não sei se eles têm medo do que eu possa falar ou perguntar (porque papas na língua eu tenho poucas) sobre propostas e frietal.
Se ninguém se manifestar, meu voto será nulo. Ou eu faço uma viagem bem longa e justifico meu voto, sei lá.
De qualquer forma, fica aqui um recadinho: seja qual for o seu candidato, tenha certeza de que ele é íntegro e honesto, e esteja focado em resolver parte dos problemas do seu município. Este será o governante da sua cidade e, querendo ou não, durante quatro anos ele tomará decisões em seu nome.

4 comentários :

  1. aqui na minha cidade também só tem 2 candidatos, e eu conheço bem os 2 e não gostaria de que nenhum ganhasse essa eleição Oo
    se algum candidato vier me oferecer dinheiro ou qualquer outra coisa eu aceito, só que não votarei de forma alguma nele, isso você pode ter certeza! :P

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa época uma chatice, essas musiquinhas eleitorais me deixam louca!! Acabei de me mudar para uma nova cidade, vai ser difícil votar desta vez!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acredita que na cidade onde voto tb tem apenas 2 candidatos??? Tá fico pouco lá pq trabalho em outracidade estou na cidade apenas aos fins de semanas mais entre as duas opções não votarei no atual q busca reeleição visto q se eu que fico longe percebi q ele ñ fez nada em 4 anos para q mais não é??? Vou viajar p um casamento no fds da eleição mais se chegar a tempo votarei no candidato B ou se ñ der tempo irei justificar

    ResponderExcluir
  4. Política sempre é um assunto que dá pano pra manga, na minha cidade tem mil candidatos e para prefeito só tem dois candidatos principais, mas eu já decidi que nenhum deles vai levar meu voto.
    Um candidato é o prefeito atual e ele não faz absolutamente NADA pela cidade, já o outro candidato já tem seu filme queimado como vereador, logo para prefeito meu voto será nulo.
    Já vereador eu nem sei, não vou por partidos nem por benefícios, me interesso pelas propostas, mas até o momento não teve nenhum que me apresentou uma proposta digna de "aperte o verde".

    ResponderExcluir