Crônicas&Desabafos: Livro físico x E-book

21 dezembro 2012

Oie amores, tudo bem?
Cara! Faz um bom tempo que não escrevo um Crônicas&Desabafos aqui no blog. Um bom tempo mesmo e o maior motivo foi a falta de assunto nas redes sociais.
Gosto de prestar atenção no quê a galera comenta principalmente no twitter, onde todo mundo tem costume de desabafar/falar um pouco mais.

O assunto de hoje não é novidade, já foi pauta em revistas, jornais, debates on-line, e-mails, ou seja, tudo e qualquer lugar tem alguém questionando isso e hoje chegou a minha vez *o*

Desde que a Amazon Brasil inaugurou sua loja virtual (que me desculpem vocês, mas os preços não são diferentes, a loja não tem variedade de outros produtos. Cultura não é só livro FIKDICA), posso dizer que a Loja é praticamente uma filial da Kindle e seus e-books. Mas o post não é para malhar a Amazon não, muito pelo contrário.


Enfim, não se fala em outra coisa no twitter e vou confessar a vocês, to completamente enjoada de ler as pessoas falando que necessitam ou precisam de aparelho para ler e-book, virou uma necessidade tão grande e não entendo tamanho desespero. Outro questionamento que enjoa: é quando a galera pega algo para fazer de Cristo por um tempo, exemplo? Livros eróticos que deram lugar ao e-book agora.

Livros existem bem antes de você, você e você que fez cara feia aí existirem, aliás eles já desfilavam lindamente bem antes da sua bisavó nascer. Não se sabe exatamente mais o primeiro livro PODE ser datado entre o ano 2400 a.C.


Eles são lindos. Livro tem todo um charme, quem não gosta de abrir e folhear as páginas de um? Pois é gente.
Pessoas famosas circulam com eles por ai como acessório e aqueles mais curiosos vão atrás para saber o que andam lendo.
Não posso deixar de mencionar as páginas amarelas dos livros que a cada ano que passa parecem que ficam mais charmosos, quem nunca entrou em uma biblioteca olhou aqueles livros todos nas estantes, uns tão antigos que te faz pensar por onde ele andou, quem folheou por último, o que aquela pessoa achou dele?
Pois é, um livro que tem uma história acaba formando outra história em sua cabeça.
Não é genial?

Um livro aproxima as pessoas. Eu, por exemplo, já passei por várias situações interessantes com um livro na mão.
Olham a capa, acham interessante e lhe perguntam o que você lê….
Por outro lado…
Mas a gente sabe também que um livro muito grosso, por exemplo, tem certo peso, não dá para ficar carregando ele diariamente dentro do metrô/? ônibus/conduções afins, é pesado cansa, ocupa espaço. Ou aqueles mais enciumados que não curtem levar seus livro para fora de casa… É aí que pode entrar os e-books… A praticidade .;)
Os e-books foram criados não apenas por causa da tecnologia, vejo eles como um meio prático de levar com você um livro para o trabalho, ou em uma viagem para não acumular tanto espaço… Ok observando por esse lado, acho válido sim, sim senhor, adquirir um aparelho desses aí para desfrutar de uma boa leitura.Imagina tu viajando nas férias passar dois, três meses fora e ter que levar vários livros juntos? Um aparelho de leitura de e-books super salva sua vida e nele armazena-se um montão de livros lindos.

Um dado super importante. Livro impresso custa caro, a gente sabe disso e não preciso nem fazer comparação de preço aqui.
Tinta é cara, papel é caro, isso faz o custo final ser esse absurdo que a gente vê hoje. E os e-books até salvam sabe?

Mas por outro lado…
”Em artigo publicado no The Millions, o editor Nick Moran, os dados sobre a pegada de carbono dos leitores digitais e comparou com os números dos livros impressos. Segundo ele, os e-readers, ou seja, os aparelhos para leitura digital, como Kindle ou iPad, possuem pegada de carbono 200 a 250% maior que uma biblioteca.”
Fonte:
Consumidor Moderno.
Pense comigo, a gente tá numa vibe moh natureba a uns anos ae tentando dar um jeito nas paradas sinistras do Mundo e o ser humano inventa um aparelho para complicar toda a vibe natureba? Freud né amigs.


E outra coisa que posso ressaltar. Todo aparelho tecnológico tem uma vida útil. A vida do livro físico não se compara a de um Kindle, por exemplo.
Mas uma, não dá parar tirar fotos da sua biblioteca charmosa com seus livros na estante com um e-book. O e-book tem sua praticidade, mas acaba sendo um pouco “frio” no aspecto do charme, se é que vocês me entendem.

Futuramente vou comprar um e-book sim. Por necessidade? Não é por necessidade, por curiosidade (eu quero um sim, oras). Por necessidade também, mas né é pelas leituras em si é pelas encomendas de capas de e-books que só essa semana recebi 5 e-mails…E pensei a respeito a respeito disso Com muito carinho, tenham certeza.
E para suprir a necessidade de muitos vou elaborar uma capinha semelhante aos de livros físicos para isso ae ;)

Então galera, diga saudável da Lana, ,menos desespero pelo e-book e seus aparelhos, amanhã ou depois vai ter coisa mais moderna e vocês vão querer também.
Faça como eu. Se pode comprar beleza compre e não fique desesperado perturbando se não pode(que é meu caso) compre livros físicos que são lindos, charmosos e tenha certeza que você vai ter a oportunidade de comprar seu kindle ou sei lá mais que nome tem isso.

Uma nota muito importante. Ambos produtos tem sua fatia no mercado. Se e-books fosse o motivo do fim dos livros físicos isso já teria acontecido a certo tempo!

5 comentários :

  1. Sinceramente amei esse texto. Eu acho que é isso mesmo, cada um tem o seu lugar e o seu publico. Eu mesma, leio e-books, mas ainda assim prefiro os livros, prefiro o peço deles na minha bolsa, prefiro ter eles visível na minha estante. Se eu comprar um e-book não vou conseguir considerar como um livro que eu tenho.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consigo considerar um e-book como livro. É estranho pensar dessa forma :'(
      Apesar de ser algo super prático (quero comprar um para levar nas viagens).

      Excluir
  2. muito bom seu desabafo!!! concordo com vc!
    nem vejo necessidade em comprar um ebook pra mim, amo os livros fisicos, e apesar de qualquer peso a mais na minha bolsa, prefiro levar eles para tudo quanto é lado que eu vou!
    sim, os livros fisicos são caros :( mais eu tbm nem tenho ideia de quanto custa os ebooks, e nem sei mexer naquele troço pra comprar um pra mim! hahahaa

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente que cada um tenha seu público. Afinal de contas, cada qual com suas necessidades. Muitas pessoas não podem andar com livros para cá e para lá, e isso torna-o mais prático.

    Mas sendo sincera: Eu não pretendo comprar um kindle, pois não gosto de e-books. Simples: Quando viajo, levo somente UM livro. Como mudei do meu estado natal, sempre que viajo é para ver familiares e curtir minha família que agora se encontra distante. Então, logo vou curtir a presença deles. Mas sempre levo um livro, mas e só.

    Bom, acho esse 'avanço' bem vindo, mas não pretendo aderi-lo. Não agora. O prazer dos livros físicos é bem maior, na minha opinião.

    Ótimo texto Lana.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou como você!
      Quando viajo sempre levo um livro junto.
      Sempre, mas vou comprar um e-book por necessidade, eu acabo estragando meus livros, então bemmmmmm lá no futuro acho que compro um.

      Excluir