Resenha: A Menina que Não Sabia ler.

14 janeiro 2013

Oie amores, tudo bem?
Espero que sim!
Quero começar a semana bem! E para isso trouxe resenha para vocês (sei que vocês gostam).
”A Menina que Não Sabia Ler” me decepcionou um pouco, aliás bastante. Mas vou tentar falar os motivos que me deixaram tristes com a leitura.
Bem, não lembro se comprei esse livro, ou se troquei no SKOOB! Faz tanto tempo que tenho ele, infelizmente não lembro como consegui.
Mas vamos a resenha, é o que importa!!!

CAM00338A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?Edição: 1
Editora: LeYa Brasil
ISBN: 9788562936111
Ano: 2010
Páginas: 282
Tradutor: Elvira Serapicos


CAM00339
Florence
e Giles são irmãos e proibidos de fazer várias coisas onde vivem, com seu tio, tutor deles. A família além de negligenciada são bem ignorantes e possuem certos mistérios.
Um dia ao passear pela casa onde vive, Florence descobre uma biblioteca que de acordo com a poeira do local estava abandonada a anos. A menina então começa a frequenta-lá, pegar livros para ler, tornando-se seu passatempo.
Quando seu irmão vai estudar em um colégio interno, ela começa a ter sonhos estranhos com ele, com uma mulher que o perseguia e esses sonhos faziam com que Florence nunca acordasse em sua cama e sim em alguém cômodo diferente da casa.
Logo Giles volta para casa, então uma mulher, Srta. Whitaker ,é contratada para dar aulas particulares ao menino e tudo começa a se encaixar na cabeça de Florence, mas algo cruel acontece com Srta. Whitaker. Uma substituta é contratada, Srta. Taylor então todos os sonhos estranhos da protagonista começam a se tornar realidade.
CAM00341
Bem, posso dizer a vocês, o que me motivou a ler o livro foi o titulo. “A Menina Que Não Sabia ler”, pensei que iria me deparar com algum drama interessante, mas não, Florence sabe ler é fria e calculista ás vezes.
Vocês sabem que não gosto de escrever resenhas negativas, por não saber faze-lá… Mas ultimamente ando lendo muito livro que não curti 100% :(

O livro não tem uma escrita bacana, a história é pesada de poucos diálogos – um ponto que acho negativo, gosto de livros com bastante diálogos, faz a história fluir.
Os acontecimentos na vida de de Florence não acontece rapidamente, é lento, ora confuso. Deparei-me várias e várias vezes voltando um capitulo todo para reler, pois a leitura começa a ficar tão chata que eu perdia o fio da meada.

O que me fez ler o livro até o final, foi exatamente… O final do livro. Algumas pessoas no twitter me falaram que o final dele vale a pena, e realmente algo na massacrante e chata história tinha que vale a pena.
Uma dica que posso dar a você é… Se não curtiu o final de Um Mundo Brilhante é melhor nem pegar A menina Que não Sabia Ler.
O final do livro deveria ser falado aqui, mas não vou estragar a leitura de vocês.
CAM00340Florence não me cativou nenhum pouco. Achei a menina sem sentimentos, curiosa apenas com aquilo que lhe convém.  Já seu irmão Giles é um garoto com dificuldades de aprendizado, gostei dele, me cativou bastante!

Lamento muito, não ter gostado do livro. Desde seu lançamento em 2010/2011 queria muito saber o que ele guardava pra mim e quando comecei a ler as primeiras páginas senti que foi decepção na certa.
Espero que vocês leiam o livro e me falem o que acharam dele.

Participem da Promoção Contos.
Sorteio de dois livros nacionais, bem legais para vocês!!!
bannerpromocontos01

7 comentários :

  1. eu gostei de Um Mundo Brilhante, e não intendi o pq da comparação haha
    a muito tempo já quero ler este livro, só que sempre acabo passando outros na frente dele... ele sempre esta em promoção na internet por 9,90 e talz, mas sempre dou preferencia a outros :(
    quando eu ler ele volto aqui para falar o que eu achei ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo isso. Porque o final de Um Mundo Brilhante não agradou porque terminou de um jeito que a maioria não queria e A Menina que não sabia ler é mais ou menos no mesmo estilo.
      Achei o livro ruim porque ele tem poucos diálogos e deixa o leitor confuso na leitura.

      Excluir
  2. E sempre falam tão bem deste livro né, acho que ninguém chegou a ler, UHAUAUHAUHUA. Lana suas fotos estão maravilhosas o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá. Eu não gostei. Quando postei foto no Instagram vários pessoas falaram que o livro é bom e tudo mais. Bem.. não é meu estilo de livro né :'(
      As fotos ASHUAHSUAHSUAHSUASHA sua linda, até eu gostei dessas ai..

      Excluir
  3. Helana, que pena que a leitura não foi aquilo tudo. Ainda assim, eu gostaria muito de ler esse livro...gosto demais da capa dele!
    Beijos amazônicos para você!
    Boa semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei mesmo..
      Em compensação estou amando A Luz Através da Janela.

      Excluir
  4. Ahh! Há tempos estou querendo ler esse livro, mas sempre acabo me esquecendo de comprá-lo. Sei lá. Muitos dizem ser um livro perturbador, que certamente nos surpreende no fim, seja de modo negativo ou positivo. Confesso que já li muitas resenhas dizendo ter sido, realmente, decepcionante. Mas eu pretendo ler, e em breve. Aí posso concluir.

    Mas continue escrevendo resenhas de livros que não tenham sido de uma leitura tão aproveitada, pois elas também nos desperta o interesse pela leitura (:

    Beijos.

    ResponderExcluir