Resenha: Bento, André Vianco

23 abril 2013


Michele Kvarforth
Oi amores tudo em? Hoje tem resenha da Michele novamente! E para alegria de vocês é livro nacional.
Até onde sei, a nossa colunista gosta muito do autor André Vianco – para saber mais sobre o autor, clique aqui.

Bento - André Vianco

Em uma noite infestada de magia, metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhada em acontecimentos inexplicáveis, como o surgimento de vampiros, o desaparecimento das doenças e mais grandes acontecimentos que acabam fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a formar fortificações afastadas dos centros abandonados. Durante o dia trabalham para refazer o mundo e entender o que os rodeia, durante a noite lutam para continuarem vivos e manter os vampiros afastados dos novos centros. Quando tudo parece perdido surge a profecia dos 30 guerreiros bentos. Quando eles se unirem, quatro milagres se desencadearão para salvar a humanidade. O livro demonstra também que com essa volta do mundo para os campos, longe da urbanização, o mundo começa a melhorar, acabando com os efeitos do aquecimento global dentre outros problemas ambientais e sociais.
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 8588916541
Ano: 2003
Páginas: 517

 Mundos pós apocalípticos parecem exercer uma certa mística sobre o ser humano. Tal assunto é explorado em séries, filmes e livros (The Walking Dead, Eu sou a Lenda, Extermínio, entre outros). Alguma praga/catástrofe/vírus desconhecido dizima parte da população, os sobreviventes têm que lidar com o extermínio parcial, adversidades e suas diferenças enquanto lutam por sua sobrevivência. Bento de André Vianco não escapa dessa fórmula.

Em uma noite chamada Noite Maldita, parte da população mundial simplesmente adormece enquanto os restantes são divididos entre vampiros e humanos. Dos humanos, uma mínima parcela corresponde a guerreiros natos com toda sua mística natural para combater os vampiros, eis os que dão título ao livro: os bentos.

A trama se passa 30 anos após a chamada Noite Maldita, mostrando um cenário da cidade de São Paulo e região sem interferência humana (poluição, desmatamento, etc) pelas três décadas. A história ganhou mais uma sequência dividida em dois volumes: Vampiro Rei 1 e 2.
909226_594847883861009_1060049871_n
No primeiro livro um dos bentos é tido como o salvador da raça humana,
e sua saga consiste em juntar mais outros bentos para a execução de 4 "milagres" enquanto lutam contra os mortos vivos. Os volumes seguintes consistem na busca de um vampiro em se tornar o rei de todos os vampiros, o que gera batalhas, onde mocinho e vilão se encontram e protagonizam a luta entre o bem e o mal.

Mesmo com alguns clichês e atendo-se à ideia clássica de seres vampíricos (morte à exposição ao sol, caninos alongados, alimentação através de sangue humano), Vianco consegue ser original. Sua escrita é sem muitos rodeios, o que juntamente com a história em si, tornam os livros de fácil e agradável leitura.
Vianco também é autor de outros livros que têm vampiros como tema: Os Sete, Sétimo e o Turno da Noite (3 volumes). É fácil desdobrar-se em elogios pelo autor, produto nacional de primeira qualidade, vale muito a pena conferir
Para saber mais sobre a continuação de Bento, clique nas imagens para ler a sinopse:               


3 comentários :

  1. não vou muito fã deste tipo de livros... na verdade tenho medo ;$ hahaha
    já ouvi falar muuuuito bem deste autor, mas nunca li nada dele :(

    ResponderExcluir
  2. Medo de ler livros? 'Ha-ha-ha", brincadeira!

    ResponderExcluir
  3. Medo de ler livros, Rayne? 'Ha-ha-ha', brincadeira!

    ResponderExcluir