Movies: O Lado Bom da Vida

06 dezembro 2013

Pat: This is what I learned at the hospital. You have to do everything you can, you have to work your hardest, and if you do, you have a shot at a silver lining.
Sumi, né? Isso é porque demorei a encontrar algo bom sobre o qual escrever, mas... tchanan!, achei. Hoje eu vou falar sobre um filme que me tocou de maneira especial.
Silver Linings Playbook ("O Lado Bom da Vida"), baseado no livro homônimo do autor americano Matthew Quick, é estrelado por Bradley Cooper (da série Se beber, não case), Jennifer Lawrence (de Jogos Vorazes, vencedora na categoria Melhor Atriz na 85ª edição do Academy Awards – vulgo Oscar, entre outros prêmios), Robert De Niro (de Homens de Honra e Máfia no Divã) e Julia Stiles (de 10 coisas que eu odeio em você) e conta a história de Pat Solitano, que acaba de sair e um sanatório depois de surtar e quase matar o amante de sua esposa, Nikki. A readaptação de Pat em seu meio social, a recusa dele em aceitar que a mulher o deixou, a recusa dele em tomar a medicação e a bela viúva Tiffany são parte principal do mundo dele nesse momento.
o lado bom da vida


Pat é bipolar. Super bipolar. Ele vai de pessoa extremamente louca (a ponto de fazer um escândalo na madrugada depois de não encontrar a fita de seu casamento e bater na mãe – sem querer, claro) a pessoa mais ou menos feliz e sociável, nos momentos em que pensa na reconstituição de seu casamento. Ele tem um lema: encontrar o lado bom das coisas (o silver lining do título). O pai está desempregado e recorre a apostas em jogos de futebol para ganhar algum dinheiro e abrir um restaurante. Ele considera Pat seu amuleto de sorte, mantendo-o por perto durante os jogos – o que irrita Pat, de certa forma. Tudo vai mais ou menos bem, até que ele conhece Tiffany.
Pat : Once you get in the right frame of mind, I think anything's possible. I think we get, we so often get caught in this state of negativity and it's a, it's a poison like nothing else.
O Lado bom da vida gifTiffany Maxwell acaba de ficar desempregada e viúva. Ela é viciada em sexo e alega já ter transado com boa parte dos funcionários em seu trabalho. Ela é cunhada de um amigo de Pat e o conhece durante um jantar. Depois disso, ela passa a persegui-lo (mais tarde no filme descobrimos como ela o encontra) e depois de um tempo de amizade bem incomum entre os dois, Pat decide usá-la para alcançar Nikki, enviando uma carta a ela através de Nikki. Em troca, deverá fazer um grande favor a ela: participar de uma competição de dança, mesmo a contragosto. Com o passar do tempo, Tiffany e Pat começam a se aproximar mais e mais, mas Pat não está disposto a deixar seu casamento (falido) ir por água abaixo.
Então, é o seguinte: o filme é bom e tem cenas bem estruturadas – minha humilde opinião – e divertidas, em certo ponto, mas se mostra completamente diferente do livro (não, eu ainda não li, mas procurei resenhas na internet sobre ele). Poucos pontos são comuns entre livro e filme, pelo que percebi nas resenhas (juro que preciso ler esse livro, aceito em forma de presente de Natal), mas isso é esperado. Cite um filme baseado em livro que é super fiel à história. Eu te desafio.
O Lado Bom da Vida gif _01Pat Sr.: You gotta pay attention to the signs. When life reaches out a moment like this, it's a sin if you don't reach back. It'll haunt you for the rest of your days like a curse.
O ponto é: depois de ver esse filme eu comecei a pensar. Tenho várias coisas em comum com Pat e Tiffany. Já fui internada depois de um surto bipolar (não tenho vergonha disso, nunca). Eu me recuso a tomar medicamentos; Pat se recusa a tomar os dele pelo mesmo motivo – ele acredita estar mais lúcido sem eles (ale do que, eles o deixam inchado)
Pat: The world will break your heart ten ways to Sunday. That's guaranteed. I can't begin to explain that. Or the craziness inside myself and everyone else. But guess what? Sunday's my favorite day again. I think of what everyone did for me, and I feel like a very lucky guy.
o lado bom da vida01Em resumo, o filme é bom. Um pouco longo, talvez, mas bom. E mais: eu não dava um centavo pela Jennifer Lawrence (inclusive me revoltei na cerimônia do Oscar esse ano por causa dela), mas depois de ver o filme, descobri porque ela venceu: ela é boa. Ela convence com a personagem, se expressa bem, sabe o momento certo de aumentar o tom de voz de maneira natural ou mexer os ombros – coisas tão simples que fazem grande diferença.
Então, assista. Assista e descubra como usar a negatividade alheia para encontrar seu Excelsior, seu lado bom. Como disse Pat, isso requer trabalho, não é fácil, mas vale a pena, uma vez que você esteja aberto às possibilidades que o mundo joga em seu colo.
“You need to know it's your actions that will make you a good person, not desire.” (quote do livro)
Com as palavras sábias de Pat eu me despeço de vocês por hoje. Excelsior.
Sorteio final de anotop dezembro

Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

4 comentários :

  1. Olá Laís e Helana,

    Esse filme parece muito bom....o livro esta na minha lista de desejados...parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, o que quer dizer que não vi o filme... rs... quase fiz isso, mas acabei desistindo.

    Jura que você não dava um centavo pela Jennifer Lawrence? rs... Eu adoro o trabalho dela, e esse com certeza é um dos motivos que me faz querer muito ver o filme. Preciso tomar vergonha na minha cara e arrumar uma vaguinha pro livro na fila de leitura, ele é tão pequeno, tenho certeza que não demorarei pra ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, Laís.
    Eu sou apaixonada pelo livro. Ele é muito bom. E sim, é diferente do filme. Principalmente no final. Eu fiquei revoltada por causa disso. O Matthew ajudou a criar o roteiro e mesmo assim mudaram o final. Talvez porque as pessoas gostam do romance. Mas sei lá, eu fiquei triste por isso. Achei que poderiam deixar igual ao livro (o que não seria difícil), mas eles mudaram mt coisa :/
    Enfim...
    Eu adorei a interpretação dos atores. No filme, eu senti a Tiffany beeeeeem mais energética do que no livro, mas isso não muda nada. :)
    Leia leia leia! Esse livro merece ser lido <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, tudo bem??
    Nossa adorei este posts, confesso que comprei o livro,mas ainda não consegui ler e por isso ainda não vi o filme ( sempre faço assim primeiro leio e depois vejo a adaptação!), e estou louca para poder fazer isso, pois sou uma grande fã dos atores protagonistas!!
    Espero poder conferir em breve!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir