Resenha: Veneno, Sarah Pinborough

03 janeiro 2014

Oi amores tudo bem?
E a primeira resenha do ano #TodosComemora.
A resenha faz parta da Maratona&Desafio Literário. – clique nos links para saber mais,
- Maratona e Desafio Literário.
- Diário da Maratona Literária {Dia01}.

Já tinha falado no diário que comecei a ler o livro depois do natal, mas parei e comecei tudo de novo ontem!
Consegui terminar ele, yes!!!
Veneno_02

Veneno - Saga Encantadas - Livro 01 - Sarah Pinborough

Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier
Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Ano: 2013
Páginas: 224
Tradutor: Edmundo Barreiros
Nota: 8,0
RuimRegularBomMuito Bom


Veneno é um livro fino! Ele tem um total de 224 páginas, sendo apenas 206 da história do livro, o restante é o primeiro capítulo do próximo livro da Saga, que por sinal me pareceu interessante.
A capa de Veneno trás Branca de Neve, linda, deitada em um lençol toda sedutora. Pela capa pode-se perceber que o livro não é para crianças.
A diagramação dele é muito interessante, uma leve releitura de detalhes de livros antigos e os títulos de cada capítulo sempre muito atraentes.
Veneno_05
Sarah nos apresenta um conto de fadas não tão bonitinho como de costume. Lilith é a madrasta de Branca de Neve, uma mulher atraente, forte e determinada e… Não gosta de Branca, ela foi criada pela sua avó que mostrou todos os meios de conseguir o que deseja, com poções, venenos, magia;
Quando o Rei precisa de ausentar devido a guerra, Lilith vê a a oportunidade de acabar com Branca de Neve. A principio a madrasta acha que força-lá a se comportar como uma verdadeira princesa seria a saída, mas aos poucos a mimada Branca confronta Lilith, fazendo então que a mesma tome medidas mais severas.

Branca de Neve gosta de ficar longe do castelo, no meio do povo, anda a cavalo, fez amizade com os anões e vê nele um porto seguro. Odeia usar vestidos, e sempre que pode age de maneira simples. Mas mesmo assim é mimada. Lilith não gosta da postura dela. É quando um caçador que mata um veado cruza seu caminho as coisas mudam. A madrasta vê uma oportunidade de se livrar de Branca.
Até aí tudo bem, o conto de “fadas” parece fiel aquilo que a gente assistiu ou leu até o momento. E no geral, todos nós conhecemos a história de Branca de Neve contada também lindamente pela Disney.
Veneno_06
Sarah propôs uma história com muito sarcasmo, critica e até um certo suspense.
Ela misturou alguns contos, como por exemplo João e Maria, onde conhecemos avó de Lilith. Mas engana-se você, que tudo ficou misturado e sem noção alguma. Sarah sou acrescentar os demais contos de forma sútil dando continuidade a eles como se fosse um conjunto, no qual, achei interessante e bem elaborado.

Acho que autora foi feliz em escrever uma saga fazendo uma junção sútil dos contos que conhecemos. No primeiro volume, apesar do conto ser totalmente da Branca de Neve acabamos conhecendo alguns personagens que ao logo da saga vão aparecer.
Gostei do modo como autora descreveu seus personagens. Todos eles foram retratados de um modo diferente daquilo que conhecemos e me fez curtir muito mais a história – gosto de personagens bad’s e me chamou atenção todo cuidado que autora teve com eles.
Veneno_01Uma coisa que não dá para deixar passar é o Príncipe que casa com Branca, foi uma surpresa enorme descobrir o quão mimado e egocêntrico o cara é.  Depois que ele descobre que Branca é tão comum como qualquer outra mulher ele se vinga – digamos assim, dela. E o final do livro? Mais surpreendente impossível.

Quem quer ler algo um pouco diferente acho que vale a pena dar atenção a Veneno, o primeiro livro da saga Encantadas. 

- Compare preços e compre o livro, clique aqui-
                  Sarah Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-seleccionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. diagramação lindíssima eim? :O
    fiquei curiosa para ler! adoro contos de fadas *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana!! Gostei bastante de Veneno e, pelo jeito, você também... rs...

    Esse príncipe é absurdo, né? hehe... De príncipe não tem nada.

    Gostei muito da junção dos outros contos de fada na história, achei uma coisa inesperada, mas extremamente bem feita.

    Estou com Feitiço pra ler, acho que consigo encaixá-lo na fila na semana que vem... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O príncipe é muito ruim, fiquei chocada com o que ele fez.

      Feitiço deve ser ótimo também, li o primeiro capitulo que existe no livro e parece ser uma boa continuação.

      Excluir
  3. Eu estou com muita vontade de ler Veneno, acredito mais por causa da divulgação em cima da obra, lendo sua resenha é um pouco diferente do que estava imaginando, mas a capa e a diagramação estão impecáveis.

    Beijos
    www.secretfantasybooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia tudo bem?
      A obra é bem diferente mesmo e muito boa, gostei muito de como autora escreveu, vale a pena.

      Excluir
  4. Olá Helana,

    Como eu disse lerei este livro em breve, por isso estou acompanhando todas as resenhas sobre ele, e quanto mais leio mais eu quero ler.
    Acho linda a diagramação do livro, e verdadeiramente a história me instiga muito.
    De inicio eu não queria mesmo, pelo fato de ser a branca de neve, e não ser muito fã dela, mas depois vi que isso seria bobagem da minha parte.
    Quero muito ler a obra!

    Um resenha muito, gostei muito das fotos, parabéns!

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jônatas, tudo bem?
      Então, fiquei no mesmo dilema que você, não sabia se iria ler por causa da Branca de Neve, não curto também, mas acredite aqueles que não curtem Branca vão gostar ;)

      Excluir
  5. Uau, a rte do livro é demais, sempre que vejo me encanta. A capa é linda realmente.
    Essa Branca é bem diferente, ela é uma aventureira, não gostei de saber que o príncipe é mimado, mas faz parte da releitura.
    Cada vez mais curiosa. =)

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  6. Desde que você postou sobre o livro na Maratona, estou com muita vontade de ler! Adoro quando as pessoas reinventam histórias e contos, e saem com sucesso. E a diagramação, que.coisa.mais.linda. <3 Estou apaixonada!! *-* Estou muito muito MUITO curiosa pra ler o livro. *-*

    Bijinhos!!
    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir