Resenha: Arrabal e a Noiva do Capitão, Marisa Ferrari

05 junho 2014

Resenha de Livro
Oi gente tudo bem?
Esta é a terceira resenha da maratona literária.
Foi um livro que me conquistou aos poucos e quando percebi já estava adorando ele por demais.
Vou deixar a dica de leitura, caso você o tenha em casa, leia. É um livro excelente e você gosta de teatro também vai gostar.
Arrabal e a Noiva do Capitão_05

Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari

Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.
Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581633831
Ano: 2014
Páginas: 368
RuimRegularBomMuito Bom


Arrabal e a Noiva do Capitão é um livro com 23 capítulos. Sua diagramação é bem simples. Já no começo do livro o leitor é apresentado a um sumário que deixa o livro bem interessante.
Arrabal e a Noiva do Capitão_04
Marisa Ferrari transporta o leitor para o século 18, mas precisamente em Nápoles, no Sul da Itália. Somos apresentados aos irmãos Giordano e Giuseppe, eles são gêmeos idênticos, porém com temperamentos completamente diferentes. Enquanto Giordano luta para proteger o Rei, ir a combates, Giuseppe deixa a família para virar ator, troca seu nome por Arrabal e com grande modéstia monta uma trupi de teatro que vive de apresentações de ruas, pessoas humildes, porém muito felizes.
Cada um dos irmãos levando a vida a sua maneira, mas o destino acaba fazendo com que cruzem seus caminhos quando a bela Luigia se apaixona por ambos e os gêmeos por ela. A paixão arrebata o coração de ambos. E neste ponto a história começa a ficar interessante.
Confesso que o começo do livro foi um pouco confuso para mim. Não sabia exatamente quem era Giordano e quem era Arrabal, até que a personalidade de cada um foi ficando mais evidente. E claro, Luigia contribuiu muito para que minha confusão aos poucos fosse embora.
A narrativa é simples, Marisa usou texto simples para compor sua história. Mas creio que apesar do livro ter um pouco mais de 300 páginas, alguns acontecimentos foram muito superficiais.
Arrabal e a Noiva do Capitão_03
O que me chamou atenção na verdade, foi como autora usou o teatro em seu livro, ela explorou muito bem todos os personagens da Commédia Dell’Arte deixando tudo com uma fácil compreensão. Acho que este ponto me fez gostar do livro. A trupi de Arrabal não foi apenas plano de fundo da vida dele, mas sim, era algo bem explorado e gostoso da história. Todos os personagens tiverem seus pequenos dramas e isso acabou me conquistando muito.

Não posso deixar de comentar sobre a reviravolta que acontece no livro. No qual, valeu muito a pena. O final dele não apenas me conquistou, mas me deixou impressionada. Autora soube segurar bem tudo o que aconteceu no triangulo amoroso, nos surpreendo com algo que era impossível imaginar.

Leiam que vale a pena!.
Arrabal e a Noiva do Capitão_02Vou deixar uma dica de cinema: A Viagem do Capitão Tornado. É um filme de 1990 com uma produção de França e Itália, não achei um trailer descente, desculpem. Mas quem quiser procurar e assistir vale a pena. Ele é um filme onde vocês vão ser apresentados a commédia do século 18 e como eram as viagens das trupis.

Participem das promoções do Blog! Você tem duas chances de levar livros ótimos para casa, é só clicar nos banners.
promoçãouma carta de amor, sorteio
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Olá Helana,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, essa é a primeira resenha que leio e me deixou bem otimista, gosto do estilo....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,
      eu adorei o livro, achei ele suave, a história é boa também.

      Excluir
  2. não gosto muito desses livros que a trama se passa a muitos anos atrás =/
    já vi muitos comentários sobre este livro, mas não me interesso não ;x
    me lembra muito os livros que eu era obrigada a ler na escola hahaha
    a diagramação dele está bem fofinha né :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu deveria ler, é um livro muito gostoso de ler

      Excluir
  3. Não tinha me interessado por esse livro antes, mas agora até que fiquei com uma vontadezinha de ler. Mas confesso que o que me interessou mais foi o filme! xD Vou assistir, e, se gostar, provavelmente me deixará com mais vontade de ler o livro, já que ele tem o mesmo assunto.

    Beijos :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainah, o filme é muito legal.
      Assisti como exercício quando fiz faculdade, espero mesmo que você por ai já que é um filme pouco conhecido e antigo.

      Excluir
  4. Oi Helana, tudo certo?
    Eu recebi esse livro atrasado da NC ( você entende bem como é, né? haha) e nunca tive vontade de lê-lo.
    Achei sua resenha muito bacana, e eu realmente não imaginava que havia circo envolvido.

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é ótimo João, fiquei bem surpresa com a trama!!!

      Excluir