Resenha: O Menino dos Fantoches de Varsóvia, Eva Weaver

09 abril 2016

Oi amores tudo bem?
Hoje tem resenha novinha para vocês de um livro que demorei horrores para ler e que me deixou extremamente apaixonada no final.
Tou falando do livro O Menino dos Fantoches de Varsóvia. Um livro delicado, com uma história linda e cheia de amor e amizade.

O Menino dos Fantoches de Varsóvia Eva Weaver

Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634173
Ano: 2014
Páginas: 400
O Menino dos Fantoches de Varsóvia, já denuncia na capa o que poderemos ler. Uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial.
É um livro que tem as cores dos famosos uniformes que os Judeus usavam nos campos de concentração e na sua diagramação, ainda temos detalhes de cercas de arame farpado.
O livro conta com 398 páginas, 32 capítulos e divido em duas partes.



Em O Menino dos Fantoches de Varsóvia, vamos conhecer Mika  quando já um homem idoso, que mora em Nova York e esta andando na rua com seu neto, até que ele vê uma faixa sobre um espetáculo “O Menino dos Fantoches de Varsóvia. Mika se assusta. Passa mal. Leva seu neto Daniel para casa e lá ele volta ao passado e começa a narra sua vida na guerra.
Conhecemos então o menino Mika onde a Guerra chega em Varsóvia e rapidamente os judeus são vistos como animais. Em poucos dias Mika deixa de ir a escola, tem que ficar preso dentro de casa acompanhando solitariamente a guerra acontecer. Mas o que era muito ruim ficou pior. Como ratos a família de Mika foi mandada para um Gueto, um lugar sombrio, cinza, onde as pessoas moravam em apartamentos minúsculos.
Mas aos poucos os soldados vão deixando a vida das pessoas no Gueto pior. Comida é escassa, muitas pessoas morando em lugares apartados. A vida de Mika era dura, mas ele tinha seu avô e sua mãe que deixam algo mais leves.
Mas infelizmente o avô de Mika morre depois de defender uma pessoa no gueto e a única coisa que ele deixou foi um casaco preto, repleto de bolsos onde ele guardava suas maiores recordações e um quarto no qual o avô ficava por horas trancado. Mika descobre então além das preciosidades do casaco, os fantoches que seu avô fazia trancado no quarto: Um crocodilo, uma linda princesa , um bobo da corte e um príncipe com seu manto de pele de coelho.
Para deixar a vida um pouco mais colorida, ele e sua prima Ellie que passa a morar com Mika começam a trabalhar em fantoches e apresentar em casa. Começa animar a vida no Gueto, num orfanato. Até que um dia um soltado Max se depara com Mika e faz ele apresentar seus fantoches para outros soltados, em troca, o menino começa a trazer alguma comida para dentro de casa.
Max é o dono da segunda parte do livro. Com ele vamos conhecer o fantoche do Príncipe e a história complicada de Max e o motivo de Mika quando idoso se deparar com a faixa do espetáculo “O Menino dos Fantoches de Varsóvia.
É uma história tocante. Queria ter resumido esse livro em menos palavras, mas acreditem, apesar dele ser fino, o conteúdo da história é maravilhoso.
Todo livro que tem em sua narrativa a Segunda Guerra Mundial, são livros que tratam de simplicidade, solidariedade, amor, amizade, gestos simples e belos num local de muito dor e sangue e com esse livro não foi diferente.
Mika relata de uma forma muito triste como era viver no Gueto em Varsóvia e como isso afetava todas as pessoas. Mas por outro lado ainda existia a esperança de um lugar melhor. E para isso, Mika usava de seus fantoches para trazer um pouco de paz para ele e todos os moradores.
Os personagens do livro são um assunto a parte, autora soube escreve-los muito bem, pontuando tudo que era necessário neles. A narrativa também é muito boa, é fluente, não enrola demais. Autora souber expor todos os acontecimentos na medida correta sem enrolar demais.

Para minha surpresa, foi um livro gostoso e lindo de ler. Quando recebi ele, ficou bem no final da lista para leitura, pois achei que seria um drama dessas de chorar – que não gosto.
Leigo engano. Me deparei com uma história delicada, cheia de atitudes lindas. Reflexões que devemos fazer sempre que necessário.
E claro a excelente moral de história que Mika nos deixa – até em tempos ruins a sempre uma luz no qual nos guia. Basta olhar para ela.
O Menino dos Fantoches de Varsóvia, foi um dos livros mais lindos e sensíveis que li. Valeu cada página.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

17 comentários :

  1. é um livro que esta na estante para ser lido, eu me apaixonei por ele, comprei, mas o estacionei na estante, foi uma ótima dica que me resgatou lembranças do porque esse livro me chamou tanta atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Helana,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, gosto demais do gênero e também não sei porque ainda não iniciei a leitura dele.

    Beijos.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Helana amei essa diagramação e lendo seus comentários percebi o quanto profundo o livro é ainda mais com um pani de fundo como aguerra, amei a premissa ainda não conhecia o livro mas já anotei a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa 2º Guerra Mundial?
    A eu quero ler, deve ser maravilhoso no mínimo, fiquei curiosa, e amei a capa, simples e explicativa porém muito bonita. E a forma como você expôs só me deixou mais curiosa. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Eu dei esse livro de presente uma amiga ano passado e ela amou.
    sempre que vejo essa capa me livro de O menino do pijama listrado, rsrs

    Livros que tratam solidariedade sempre me comovem..
    um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas já coloquei na lista de leitura.
    Sua resenha ficou ótima, expressou bem os sentimentos que o livro tenta transmitir.
    É uma história com uma carga pesada, mas sem duvidas ao final da leitura, o leitor conseguiu tirar muitas reflexões. E livro bom, é os que nos fazem refletir, transformar!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sabe que apesar do livro ser ambientado na Segunda guerra mundial, ele não tem o peso dramático que geralmente outros livros passados nesse período tem. Assim como vc não gosto de ler livros que me façam chorar e ficar com a mente pesada depois dele. Bom saber da leveza e simplicidade desse livro. Valeu pela dica, parabéns pela leitura e pela resenha. As fotos ficaram ótimas.

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Parece mesmo ser um livro lindo e triste, como todos os que tratam a Segunda Guerra. Adorei a capa e as ilustrações, esses detalhes sempre me conquistam.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu lembro de ter recebido esse livro, mas acabei deixando para outra pessoa ler. COnfesso que sempre fico com uma dorzinha no coração quando leio histórias da Segunda Guerra ,por isso que não consegui ler esse livro. Mas pelo que pude perceber, perdi uma boa oportunidade.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Tudo bom?
    Adoro livros que se passam na segunda guerra mundial, apesar de sempre quebrar meu coração um pouco ler sobre as atrocidades cometidas na época.
    Capa linda, diagramação perfeita!
    Adorei
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Que resenha liiiinda!!!!!

    ao contrario de vc que pelo jeito gosta bastante do tema, eu não consigo ler nada baseado nessa fase da história!
    Não sei se por causa das leituras da faculdade ou pq eu sou chata mesmo, admiro que gosta....

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá... apesar de gostar muito sobre o tema, estou meio cansada de ver tantos livros lançados com a mesma premissa!! No entanto, a capa do livro, bem como sua resenha me deixou intrigada e curiosa para ler!!

    Vamos ver se rola a leitura .. rsrs

    Bjs
    Keyla Vilela

    BLOG LEITURATERAPIA

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    gente, que premissa mais fofa! Mas não se o leria, a carga emocional é forte demais e não suporto ver crianças sofrendo, ainda mais no período tão negro que foi a Segunda Guerra!

    ResponderExcluir
  14. oi, tudo bem?
    realmente, olhando a capa e o tema, também pensei que era um livro pra chorar. Que bom que não foi. Também não ando na vibe livros depressivos, e acho que é importante ter obras que retratem esse período e que não sejam tão tristes, porque tem gente que não gosta
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! !! Faz tempo que não leio nada que se passa na época da guerra. E gostei da resenha desse livro e a reflexão que traz a história do personagem. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Eu adoro livros que se passam em tempos de guerra. Não exatamente sobre a guerra, mas sobre as pessoas que a estão vivenciando. Acabei de ler um que me emocionou muito e fiquei interessada em ler O Menino dos Fantoches de Varsóvia. E acho que vou gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Helana, tudo bom?
    Esse é um livro da Novo Conceito que até hoje tenho curiosidade de ler porque gosto de histórias que se passam no período da segunda guerra. Além disso, gostei de saber que a narrativa faz o leitor refletir.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir