Cinema e Café: Simplesmente Acontece.

05 maio 2016

Por : Marina Landert

Simplesmente Acontece

Ficha técnica
Diretor: Christian Ditter
Roteiro: Juliette Towhidi
Elenco: Lily Collins, Sam Claflin, Suki Waterhouse.
Sinopse: O filme conta a história da amizade e de encontros e desencontros entre Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin).


Olá gente, tudo bem?
Desde o início dos anos 1990, o cinema britânico tem sido conhecido por trazer boas comédias românticas e algumas inovações para o gênero, que teve marco filmes como Quatro Casamentos e Um funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill, O Diário de Bridget Jones e Simplesmente Amor. Simplesmente acontece (2014), filme do Cinema & Café de hoje, tenta mesclar um pouco desse frescor das comédias britânicas com o fator clichê presente em algumas adaptações românticas literárias para o cinema como P.S. Eu te amo (Cecelia Ahern), Cartas para Julieta (Lise Friedman), Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Sophie Kinsella), Um Dia (David Nicholls) e O Noivo da Minha Melhor Amiga (Emily Giffin). Todas as adaptações mencionadas foram sucessos em suas obras literárias, mas seus filmes não alcançaram o mesmo êxito, tanto em crítica, como em bilheteria. Apesar da rejeição, tais adaptações de chick-lits (literatura feminina) aparentemente ainda conquistam um espaço cativo para os fãs das obras, uma vez que o cinema continuará apostando em adaptações. Exemplo disso é que em 2016 já tivemos a estreia de mais um filme baseado em uma obra de Nicholas Sparks, A Escolha e em junho teremos o lançamento de Como eu era antes de você (Jojo Moyes). 

 

Simplesmente Acontece (em inglês Love, Rosie), filme adaptado da obra literária de Cecelia Ahern Where Rainbows End – no Brasil traduzido como Simplesmente Acontece – conta a história Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin), que são amigos inseparáveis desde a infância e que cresceram dividindo quase tudo. No entanto, tudo muda quando Alex resolve aceitar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e os dois têm que encarar como escolhas difíceis podem modificar o relacionamento e o sentimento que muitas vezes não querem reconhecer.
 Simplesmente Acontece, assim como as demais adaptações mencionadas anteriormente, é um filme onde tudo acaba pendendo um pouco para o clichê e os fatos transcorrem como o esperado. Baseado em uma obra de uma autora famosa por seus romances um tanto quanto melosos e principalmente centrados em uma figura feminina que muitas vezes tem que dar a volta por cima, o filme não poderia sair muito das características da autora. Ainda assim, tirando o fato de ser um pouquinho água com açúcar e por vezes um pouco previsível, Simplesmente Acontece é um filme agradável, bonitinho e que supera alguns problemas do livro. Mas primeiro vamos aos detalhes.
 
O filme é dirigido pelo alemão Christian Ditter, mais conhecido por curta-metragens e filmes alemães, que acerta ao optar por uma narrativa linear e sem recorrer ao uso de flashbacks que por vezes pode incomodar nesse tipo de filme. Outro ponto positivo é o casal de protagonistas, interpretado por Lily Collins, que acrescenta o carisma que o papel necessita e Sam Claflin, o novo queridinho das adaptações (Branca de Neve e o Caçador, Jogos Vorazes e Como eu era antes de você). 
 
Diferentemente do livro, onde a história é narrada através de cartas e mensagens entre Rosie e Alex e alguns dos demais personagens, no filme a história se inicia contando a amizade dos dois desde crianças, e um dos pontos cruciais no relacionamento, mostrando que apesar de amigos, eles nutrem um sentimento maior e que nem mesmo a distância, namorados e namoradas e alguns empecilhos colocados pelo destino conseguirão afastá-los. O interessante é que como o filme trata desde o início esse encontro, também mostra as mudanças que acontecem com cada um no caminho e que os separam por momentos da vida, ainda que para causar uma reaproximação no futuro. Por vezes parece que a roteirista do filme tem um prazer sádico em colocar situações e problemas no caminho para postergar a felicidade do casal (um dos motivos pelo qual não consegui completar a leitura do livro). Aqui, por se tratar de um filme de 102 minutos essa característica é bem mais sutil e não chega a enlouquecer nenhum dos torcedores do casal. A passagem de tempo ocorre de uma forma um tanto quanto rápida para acomodar os acontecimentos do filme, mas em minha opinião não compromete o andamento da obra. 

A fotografia é um dos pontos altos, com belíssimas imagens do pôr e nascer do sol, que exacerbam o tom romântico, juntamente com uma trilha sonora folk e agradável, característica presente nas comédias românticas britânicas. Os personagens secundários também agregam humor e leveza à trama, lembrando em algumas cenas o filme Notting Hill e em outras Um Dia – que também se passam na Inglaterra.
Outra característica que percebemos em Simplesmente Acontece é o foco no personagem feminino de Rosie, em suas decisões, suas crenças na família e sua visão da vida, que por vezes ditam os acontecimentos do filme. Importante notar que ao contrário do que vemos hoje no cinema onde muitas vezes são retratados diferentes tipos de famílias, aqui a crença é nos valores da família tradicional, que tem um peso maior sobre os desejos e a felicidade dos personagens. 
 
Assim, entre acontecimentos esperados, risadas e lágrimas, Simplesmente Acontece é um filme bonitinho, agradável e leve, composto por um elenco que soube transmitir a conexão necessária dos personagens. Apesar de não ser uma fã do livro, acredito que o filme acertou em cheio na adaptação e agrada aos adoradores do gênero. Perfeito para aquelas tardes preguiçosas, sem muitas pretensões ou expectativas. 
 
Trailer de Simplesmente Acontece: Bom filme e até a próxima!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

24 comentários :

  1. Eu simplesmente Amei esse filme...
    O livro é fabuloso, mas teve alguns pontosa que me entristeceram (a demora do casal ficar junto), o filme foi mais ágil em relação a isso, mas não perdeu a essência e a qualidade da história.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. é um dos poucos filmes adaptados que eu curti! apesar das diferenças entre filme e livro creio que a essência esta presente, sem falar no show de interpretação de Lily! demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,Linda
    Já li o Livro gostei do romance, ainda não assistir o filme, confesso.
    Mas, após essa dica vou assistir já.

    Aguardo a sua visita!
    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme no final de semana passado e achei mt chatinho. Minha postagem sobre ele vai ao ar amanhã e sei lá, já não tinha interesse nenhum em ler o livro (por isso resolvi ver o filme antes), ver o filme só confirmou que vou morrer de tédio lendo o livro.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Gente, gostei da sua analise! Eu não sabia que o filme estava tão diferente do livro, porque não li o livro, e com certeza também abandonaria ao perceber a autora colocando tantos obstáculos para o casal permanecer separado. Já no filme isso me irritou um pouco kkk. Mesmo assim, amei o filme kkk.
    Excelente resenha! Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  6. Ai gente eu acho esse filme tão fofo, tão idas e vindas, mas e uma delicia assistir ele, a primeira vez vi no cinema, e confesso que o livro ainda não li, mas quem sabe um dia. Quanto ao filme, super indico. <3
    Linda sua postagem amiga, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu não curto histórias assim, mas gostei da forma que você escreveu porque achei sincera, sem passar pano por cima. Gosto mais de histórias fortes e não previsíveis e que tenham personagens femininas não convencionais. bjos

    www.letrasextraordinarias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii Marina, tudo bem?
    Realmente sou louca para assistir esse filme, porém ainda estou me iludindo que irei comprar a obra hahahaa mas, acho que não irei comprar, porque diante dessa sua indicação só me deixou na angústia querendo assistir logo. Achei os personagens incríveis e lindos, tenho certeza que vai cair um cisco no meu olho :p
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu queria ter lido o livro, mas minha mãe achou tão chato por ele ser somente mensagens e cartas trocadas, que eu meio que desanimei, então preferi ficar só com o filme, que eu achei bem bonitinho e gostoso de ver.
    Adoro o Sam, acho ele uma gracinha! *-*
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. nunca havia ouvido falar do filme, também pudera, não se encaixa no que costumo assistir, aí nem vou atrás :/. Eu tenho um problema seríssimo com filme e séries... se não me prendem eu durmo, literalmente. E pelo plot, e por você dizer que é bonitinho, agradável... só aí eu já fiquei com sono. Eu gosto de ação, aventura, terror, coisas que me prendem. Mas eu tenho uma amiga que vai adorar a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oie! então, assim que comecei ler seu comentário já pensei "mas eu não gosto desse livro", e logo vi que você também não gosta mas que deu uma chance para o filme e gostou o que me deixa muito a fim de assisti-lo. Gosto da mudança de contar a amizade desde que eles eram pequenos, sem recorrer as cartas, acho que ficou um bom método. Gostei de saber também que tem uma trilha sonora bonita. Pretendo procurar para ver se gosto.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que acha que o filme acertou em cheio na adaptação, e que acabou gostando dele mais que do livro, mesmo tendo achado previsível e um pouco água com açúcar. Vou querer ler e depois assistir, simplesmente não consigo fazer de outra forma, mas espero sinceramente achar o filme mais que bonitinho e agradável.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não parei para ler o livro, mesmo que eu tenha o exemplar aqui em casa. COnfesso que adorei esse filme, é uma história bem fofa, e o casal de atores tem uma química incrível. Gostei muito dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu não li o livro, mas quem leu disse que é bem enrolado. Mas eu vi o filme e amei!! O casal convence, a história tem bastante clichê e o final é lindo demais! Sem falar no Sam, que gato...

    ResponderExcluir
  15. As vezes eu acho que sou a unica pessoa que ainda não vi o filme e nem leu o livro.
    rrsrsrs

    gosto de romances, mas evito ler a autora desde Ps: eu te amo.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, ainda não li a obra, mas já vi o filme e curti. Mesmo que em alguns momentos eu ficava aflita com esse relacionamento que parecia não desenrolar nunca...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Mari!!!
    Eu simplesmente prefiro mil vezes o filme do que o livro e simplesmente amei essa adaptação.
    Achei a história fofa e apaixonante, além de ter dado boas gargalhadas com a Ruby :3
    Sam Claflin realmente se tornou um queridinho das telinhas, mas mesmo assim o amo <3
    Sou uma romântica incorrigível e "Simplesmente Acontece" por mais clichê que seja é um filme que amei <3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi

    tenho uma enorme curiosidade para assistir esse filme, e sempre acaba ficando pra depois!

    adoro a atriz e amo romance (nos filmes!)

    ótima dica!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    eu adoooro o filme e preciso muito ler o livro, já o tenho aqui e estou para ler faz tempo, espero poer em breve e imagino que será ainda melhor que o filme, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gente tinha me esquecido desse livro e filme acredita, lembro que quando lançou fiquei interessada, mas passou tanto tempo e estou vendo sua resenha, está ótima, pretendo ler. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto bastante desse tipo de filmes,a gente assiste em casa,numa tarde chuvosa, come pipoca,se diverte e suspira e passa um tempo agradável. A gente pode encontrar alguns defeitinhos aqui e ali,mas isso não diminui o divertimento.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  22. Às vezes eu gosto de assistir uma boa comédia romântica, embora não seja o meu gênero preferido. Esse eu ainda não assisti, mas creio que arriscaria, em um domingo à tarde, especialmente com esse friozinho, comendo uma pipoca... Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Olá Helena, tudo bem?

    Livros de romance, principalmente os melosos, não é o tipo de leitura que me atrai. Filmes assim, como também as comédias românticas, não são diferentes. O filme “Simplesmente Acontece” não estará em minha lista de filmes, porém eu irei indicar para algumas amigas.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  24. Ola Marina lindona ainda não li o livro mas adorei o trailer, vou assistir o filme pois o livro com muitas trocas de cartas acredito que irei me cansar um pouco da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir