Cinema e Café: Como Eu era Antes de Você.

14 julho 2016

Marina Landert

Como eu era antes de você (2016)

Ficha técnica
Diretor: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Janet McTeer, Charles Dance, Brendan Coyle.
Sinopse: Will (Sam Claflin) leva uma ótima e aventureira vida até sofrer um acidente que o torna tetraplégico, o deixando depressivo e cínico. Para tentar recuperar a alegria de viver de Will, sua mãe (Janet McTeer) contrata uma excêntrica e inexperiente cuidadora.
Olá pessoal, tudo bem?
Antes da resenha de hoje do Cinema & Café dois avisos: Se você não gosta de romance, com grande toque dramático, pule para a próxima! Caso esse gênero tenha um espaço especial em seu coração, uma importante sugestão: prepare os lenços!

Se você imaginou que estou falando de Como eu era antes de você (2016), acertou, e por mais que a história já seja bem conhecida pelos amantes de livros, prometo fazer uma resenha sem spoilers (ou o mínimo possível!).

Como já escrevi em algumas resenhas passadas, adaptações de livro são um formato já mais que consagrado no cinema, alguns de muito sucesso, outros nem tanto. Como eu era antes de você é mais um da extensa lista. No entanto, diferente de muitas adaptações, acredito que se diferencia dos demais, por trazer para o cinema com sucesso, fidelidade e emoção a obra contada no livro de Jojo Moyes.


Publicado em janeiro de 2012, Como eu era antes de você conta a história de Will que leva uma vida aventureira, cheia de emoções, aproveitando todos os momentos. No entanto tudo muda quando ele sofre um acidente que não só o coloca em uma cadeira de rodas, como o deixa tetraplégico. Amargurado e cínico, sem esperanças para o futuro, sua mãe mais uma vez tenta um alternativa para animá-lo contratando uma nova cuidadora. Aí é que entra Louisa Clark, uma jovem inexperiente e excêntrica, sem muitos talentos e grandes objetivos, que na busca desesperada por um emprego, acaba sendo contratada para cuidar de Will. Após muita dificuldade, Lou começa a conseguir quebrar a dura fachada de Will e aos poucos mostra o que a vida ainda tem a oferecer.
Em adaptações, é comum encontrarmos muitas divergências e por isso, dificilmente conseguem agradar aos fãs. No entanto, fazendo uma comparação das duas obras, acredito que sua adaptação não deve em nada à obra original, superando até alguns problemas que acredito que estejam presentes no livro.
Como eu era antes de você acerta logo de início ao escalar um elenco com artistas já conhecidos do grande público, mas que não frequentam constantemente o mainstream do cinema. Emilia Clarke, velha conhecida de Game of Thrones, dá vida à estabanada Louisa Clark, aqui mais atrapalhada e muitas vezes com um humor um pouco fora do normal , mas que atinge o ponto ideal da sensibilidade necessária. Sam Claflin, queridinho das adaptações também merece elogios em sua interpretação de um Will mais suave, mas com todo o cinismo presente no livro. Vale ainda destacar a presença da família de Lou, que traz um equilíbrio à personagem, assim como seu namorado Patrick (Matthew Lewis, o eterno Neville de Harry Potter) que chega a ser antagonizado por seu culto exagerado ao corpo.

Como se trata de um filme que tenta atingir e agradar um público maior, algumas mudanças tiveram de ser feitas, e aqui acredito que só melhoraram a obra. Isso está presente principalmente em uma suavidade maior dos personagens, em especial Will, que por mais no começo seja um personagem amargurado pelas mudanças em sua vida, se transforma mais facilmente e parece mais aberto à influência de Lou. Essa mudança muito bem-vinda nos personagens também aparece na mãe de Will, Camilla, assim como uma maior romantização da história. Como o roteiro foi escrito pela própria autora, todas essas alterações pouco modificam o decorrer da história e assumem uma maior licença poética.

A trilha sonora, muito bem pontuada, mesclando Ed Sheren, The 1975, X Ambassadors e Imagine Dragons complementa muito bem a obra, que também tem um belíssimo cenário e remonta à boa safra dos filmes ingleses do começo dos anos 90.
O filme levanta uma importante questão com Will, na dificuldade do personagem de se aceitar após seu acidente – característica inclusive que fez com que Como eu era antes de você fosse criticado por ativistas. No entanto, Jojo Moyes tenta mostrar o ponto de vista de um personagem, sem entrar muito no mérito da questão social, ou moral, e principalmente se de fato ela condiz com a realidade. Aqui, o principal objetivo é mostrar as transformações que Lou consegue causar na vida de Will, o impacto que ele tem em como ela se enxerga e seu futuro e a relação entre os dois personagens, e isso consegue fazer com muita competência e beleza.

Deixando comparações e polêmicas de lado, Como eu era antes de você conta uma bonita e emocionante história, que vale a pena ser retratada, com um belíssimo cenário e competente trilha sonora. Ao suavizar sua história para agradar o maior público, Jojo Moyes entrega um belo filme, que consegue se desvencilhar da obra original, deixando pouquíssimo a desejar. Muito recomendado!
Bom filme e até a próxima!
Trailer:

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

13 comentários :

  1. gostei muito da adaptação! a trama conseguiu ganhar leveza com toques irônicos e bem humorados, mas não deixou de emocionar pelo enredo em si
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se só de olhar o trailer já me emociono, imagina vendo o filme.
    Mas antes quero ler o livro (sim eu não li ainda :'(
    Acho tão bom quando um adaptação agrada *-*, ainda mais com o Matthew e o Sam no mesmo filme, que maravilha háhá.
    Sem falar na história, que acho linda, e todos dizem o quanto é emocionante, infelizmente peguei um spoiler esses dias, mas estou tentando esquecer kk
    Beijos! Ótima resenha ♥
    Lost Words

    ResponderExcluir
  3. Olá Helana,

    Li algumas resenha desse filme e todas foram igualmente positivas, estou super curioso para assistir e mais ainda para ler os livros da autora....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o livro mas adorei a adaptação, vi logo na estreia e quase (QUASE) chorei com aquele final desconcertante.
    Xo, http://letrasemvida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, ótimo post. Eu já li o livro mas ainda não vi o filme, fico contente por saber que a adaptação ficou boa.

    ResponderExcluir
  6. Marina, não assisti o filme e nem pretendo no momento, mas acho a ideia de mostrar a visão de Will depois do acidente muito interessante.
    Acho essa ideia incrível, mas não quero assistir agora porque costumo me decepcionar com esse tipo de filme.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oiii Marina, como vai garota?
    Você sempre vem com essas dicas maravilhosas, fiquei morrendo de amores pelo teu texto e com toda certeza iria assistir esse filme, ele mexe comigo e com todos creio eu HAUHAAUAU a única coisa é que não tenho nenhum interesse em ler a obra, apenas em assistir o filme mesmo.
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    eu vi o filme e gostei muito, dei muitas risadas com a Lou, ficou muito divertido. Eu não cheguei a cair em lágrimas. Mas me emocionei em algumas partes. Gostei das atuação a Lou, ela arrasou. Uma ótima de dica de filme. Ah, li o livro e amei.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiê!
    Não sou muito fã de romance, mas quero muito, muito ler e assistir Como Eu Era Antes de Você! Todo mundo fala tão bem de ambas as produções que sinto que preciso apreciá-las para tirar minhas próprias conclusões. Obrigada pela dica! =)

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,incrivelmente eu sou a pessoa que ainda não assistiu esse filme e muito menos leu o livro kkkk, ja tinha lido várias resenhas sobre o filme mas a sua está rica de detalhes e realmente me deu vontade de sair correndo para assistir.bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o filme e o livro, que se completaram de todas as formas, os atores fizeram a caraterização dos personagens excelente. bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, muito tem se falado sobre a obra e sua adaptação, ainda não conferi nenhuma das duas...kkkk
    Mas pelo que ando escutando do pessoal, mesmo sendo uma história bem apaixonante, creio que a mensagem do personagem principal não é tão bonita assim...imagine se todos com os mesmos problemas dele desistissem de viver? Acho que a autora pecou nesse ponto, expondo que o problema não tem solução e que devemos desistir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua critica, eu também fiz uma assim que vi o filme.
    EU sinceramente não gostei do filme, esperava mais, até mesmo pela Jojo ser roteirista.
    Mas enfim, fico feliz que tenha gostado!
    Beijos!

    ResponderExcluir