Cinema e Café: A incrível história de Adaline

07 julho 2016


Marina Landert

A incrível história de Adaline (2015)

Ficha técnica
Diretor: Lee Toland Krieger
Elenco: Blake Lively, Michiel Huisman, Kathy Baker, Ellen Burstyn, Harrison Ford.
Sinopse: A incrível história de Adaline conta a história de Adaline, que sofre um misterioso acidente que a faz com que ela não envelheça.
Olá pessoal, tudo bem?
Para o Cinema & Café de hoje trago um dos filmes escolhidos nas enquetes que fizemos aqui no blog, A Incrível História de Adaline. Lançado em 2015, o filme chegou ao Brasil sem muito alvoroço e ficou na minha lista do que assistir por um bom tempo, sendo deixado pra trás pelas novidades que tivemos no ano. Pois não é que me arrependi de ter aguardado tanto tempo?!
A incrível história de Adaline retrata a vida de Adaline Bowman (Blake Lively), nascida em 1908, e que aos 29 anos sofre um acidente de carro e leva uma extrema descarga elétrica de um raio que a torna imune aos efeitos do tempo, nunca mais envelhecendo. A partir daí sua vida gira em torno de constantes mudanças e trocas de nomes sem viver nada profundamente para que ninguém descubra seu segredo.
A passagem de tempo e seu efeito nas pessoas já foi abordado no cinema diversas vezes, tendo como uma das mais famosas O Curioso Caso de Benjamin Button. Apesar de beber da mesma fonte, A Incrível História de Adaline se difere por não retratar a questão do tempo como científica e seus efeitos nas pessoas e no ambiente, mas sim como um conto, uma fábula. Isso é evidenciado pela forma como o diretor Lee Toland Krieger opta por contar a história, através de um narrador, que no começo soa estranho e por vezes desacelera o filme, mas que no fim faz total sentido e consegue amarrar eficientemente os fatos da história.



Outro diferencial de Adaline é o foco total em como a personagem lida com a questão de não envelhecer. Ao invés de aproveitar todos os momentos, com muitas aventuras, ela escolhe viver uma vida pacata, passando quase despercebida, sem causar impacto na vida de muitas pessoas e evitando se envolver para preservar seu segredo. No entanto, ao conhecer Ellis (Michiel Huisman) ela começa a se questionar se vale a pena tentar construir uma vida e deixar as mentiras para trás.

Ao retratar diversas épocas da vida de Adaline, o filme transita por diferentes décadas, e aí tem um de seus pontos mais legais, a belíssima fotografia, que consegue transportar o público por várias décadas. O figurino da personagem vivida por Blake Lively também é digno de nota e remonta eficientemente as passagens de tempo.

A atuação do elenco também é destaque. Acostumada com papéis mais leves, Blake Lively acerta no tom dramático e na suavidade de sua interpretação, com uma voz calma e vocabulários e trejeitos característicos de uma pessoa mais velha, como é próprio para a personagem. No início da produção do filme, Katherine Heigl (Grey’s Anatomy, Vestida para Casar, Ligeiramente Grávidos) havia sido escalada para a personagem Adaline, mas acabou se desligando da produção, o que para o filme foi muito positivo, pois não acredito que a atriz conseguiria dar a suavidade e dramaticidade que o papel necessita. Outra atuação acertada é a de Ellen Burstyn, que interpreta a filha de Adaline, Flemming, e faz um importante contraponto durante todo o filme.

Assim como todo filme, nem tudo funciona perfeitamente e temos pequenos problemas. Apesar de entender a forma da narrativa, por vezes essa faz com que o filme se torne um pouco arrastado. Como a própria história passa por diversas décadas, no fim acaba faltando um tanto de tempo para desenvolver melhor alguns personagens como o próprio par romântico Ellis (Michiel Huisman). No entanto, nada que comprometa o resultado final.

A Incrível História de Adaline é um belíssimo filme que com uma impecável fotografia e um bom elenco consegue contar com leveza e suavidade uma bonita história, capaz de entreter e emocionar o público. Super recomendado!

Bom filme e até a próxima! Trailer do filme:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

10 comentários :

  1. Nossa, que história! Amo filmes nesse estilo. Ótimo post!

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/07/entrevista-luana-barros.html

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marina,

    Não conhecia esse filme, mas pela sua resenha vejo que é uma história incrível, gosto do gênero e já anotei a dica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem.

    Eu amo este filme. Vi na Netflix e fiquei toda derretida e encantada com a beleza do filme, me emocionei em algumas partes e rir em outras, o romance é lindo e muito bem conduzido. Uma dica maravilhosa.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina,
    eu sempre vejo esse filme no Netflix quando vou escolher algum outro HAHAHA já tinha me interessado a ver, mas sempre damos prioridades para outros títulos.
    Mas a sua resenha fez eu perceber que devo assistir logo, espero fazer isso essa semana ainda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie *-*
    Eu adoro O Curioso Caso de Benjamin Button, acho super legal filmes que mechem com a idade, mas não conhecia esse.
    O trailer está incrível, deve ser horrível ver as pessoas que ama envelhecer e você não, como no trailer aparece ela com a filha já velhinha.
    Adorei sua resenha também, que pena ser arrastado em algumas partes, mas vou assistir sim, o quanto antes ♥
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  6. Oiii Marina, como vai?
    Que coisa mais linda esse filme, realmente eu não conhecia e me apaixonei perdidamente, por mais que algumas partes tenham sido meio chatinhas, eu não pularei a dica não. Estou adorando suas postagens marina <3
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  7. Este foi um dos melhores filmes que já assisti este ano! E ainda não tive tempo de comentar sobre ele lá no Blog.
    Eu achei o filme encantador.
    Perfeito!
    Parabéns pelo post.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Um filme incrível!!
    Eu assisti esse filme no começo do ano. Fiquei tão encantada que já assisti 3 vezes.
    Um filme que realmente mexe com nosso coração. Eu também pensei no Curioso Caso de Benjamim Button, quando coloquei para assisti, mas não retrata a mesma atmosfera.
    Por esse filme eu fiquei mais encantada. E essa é a primeira vez que vejo alguém falando dele. Adorei como você o descreveu. *--*
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tô sempre deixando esse filme pra depois... Já ouvi falar tão bem dele, mas sempre acabo escolhendo outro. Gostei do seu ponto de vista sobre o longa. Ótima resenha.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, esse filme desperta minha curiosidade, mas confesso não curtir muito a atriz principal, sei lá, acho ela bem chata em alguns papeis que já pude conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir