Cinema e Café: Já estou com Saudades

28 julho 2016

Marina Landert

Já estou com saudades (2015)

Ficha técnica
Diretor: Catherine Hardwicke
Elenco: Toni Collette, Drew Barrymore, Dominic Cooper.
Sinopse: Melhores amigas desde a infância, Milly e Jess passaram os melhores e piores momentos juntas. Enquanto Jess se preocupou em construir uma carreira de sucesso e glamour ao lado do marido e filhos, Milly tem uma pacata vida morando com o marido em um barco e nutre o sonho de aumentar a família. No entanto, tudo muda quando Jess se depara com uma descoberta que mudará sua vida.

Olá pessoal, tudo bem?
No Cinema & Café de hoje trago um filme que aqui no Brasil não recebeu muita atenção, ficando pouco tempo em cartaz no cinema - Já estou com saudades (2015). Eu mesma acabei só conhecendo o filme por causa de uma música da trilha sonora, There’s a place, muito bonita por sinal.


Antes de qualquer coisa, vamos à história. Já estou com saudades mistura uma temática usual do cinema sobre amizade, com a superação de dificuldades e o temido câncer. Jess (Toni Collette) e Milly (Drew Barrymore) são amigas desde infância e apesar de muito diferentes cresceram juntas e sempre procuraram apoio uma na outra. Jess, vaidosa a quase o extremo, sempre levou uma vida cheia de glamour, casada com um ex-rockeiro e com dois filhos. Enquanto isso, Milly já tem um estilo mais pacato, e que ao lado do marido vive a dificuldade de tentar engravidar. No entanto, Jess vê a sua vida tomar um rumo inesperado ao descobrir um câncer de mama e precisará do apoio de todos ao seu redor, especialmente de Milly.



Ao ler a sinopse, imaginava que Já estou com saudades se trataria de um filme pesado no drama devido à sua temática. No entanto, a diretora Catherine Hardwicke (que tem filmografia bem diversificada que vai desde o ótimo Reis de Dogtown, o bom Aos Treze ao popular Crepúsculo) suaviza o tom mesclando drama, humor, nostalgia e por vezes certa ironia.

Confesso que muitas vezes fiquei dividida com o filme, muito por Jess (Toni Collette), que sai do lugar comum de muitos filmes do gênero, onde o público acaba se compadecendo do personagem com câncer, compartilhando da luta e tristeza. Aqui isso poucas vezes acontece. Jess não é muito profunda, é egoísta, prioriza muito seus sentimentos, sacrificando a vida das pessoas ao seu redor, tornando difícil a missão de gostar dela. No entanto, é justamente o fato de que a personagem tenha características muitas vezes desagradáveis que mostra como ela é humana, e assim, sujeita a muitas falhas.


Ao abordar o câncer de mama, o filme faz uma bonita e importante abordagem que não vi em outras obras do gênero. A diretora opta não apenas por retratar um caso de câncer, mas sim como ele afeta a vaidade, a feminilidade da mulher, e principalmente neste caso em uma pessoa onde tais características são tão marcantes e como isso afetará o seu casamento e sua relação com as pessoas. Vale destacar uma cena em especial, que também já vimos em novelas e outros filmes de forma muito dramática, que é quando o tratamento do câncer faz com que as pessoas percam os cabelos, que aqui tem muita sensibilidade ao mostrar Jess, Milly e sua mãe, dando leveza e sutileza a um momento tão difícil. As contraposições entre o passado e o presente também são um importante recurso utilizado, e que faz com que o público entenda um pouco mais sobre as reações e os sentimentos dos personagens.
Apesar de o foco do filme ser Milly e Jess, é a relação entre Jess e seu marido Kit que é a mais afetada, e mostra a dificuldade real das pessoas a reagirem a determinados acontecimentos. Assim, é Milly que acaba sendo o ponto fortalecedor dessa família, e a única que aceita os exageros, os erros e as inconstâncias de Jess e que acaba sendo a principal responsável pela virada da personagem.
Um dos maiores acertos de Já estou com saudades é justamente na interpretação de Toni Collette, que consegue mostrar todas essas nuances de Jess, conseguindo por vezes despertar diversas emoções no público, da raiva à compaixão. Já Drew Barrymore como Milly deixa um pouco a desejar e não consegue dar a profundidade necessária à sua personagem.

Com uma bonita trilha sonora, Já estou com saudades é muito real, com personagens cheios de falhas, que têm problemas em enfrentar as dificuldades da vida, mas que entre erros e acertos acabam se apoiando uns nos outros para superar os problemas. Acima de tudo é um bonito filme sobre os altos e baixos de uma amizade, que traz diversos sentimentos à tona, consegue quebrar o excessivo tom dramático, e aborda o câncer de uma forma factível e diferente da encontrada no cinema.
Bom filme e até a próxima!
Trailer legendado:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

11 comentários :

  1. Gente, eu achei este filme tão triste!
    Mas não me agradei muito com ele. Esperava um drama, sim. Mas não correspondeu tanto assim às minhas expectativas.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter gostado do seu post o filme não chamou muito minha atenção. Acho que ando com uma ressaca cinematográfica, poucos filmes andam fazendo isso.
    Porém, parabéns pelo texto, você escreve muito bem :D

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito bom o seu post sobre o filme. Acho que já vi algo sobre ele em algum lugar, mas não lembro onde. Gosto bastante de histórias que falem sobre amizades.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana! Eu nunca tinha ouvido falar do filme e acho que isso se deve justamente ao fato da pouca divulgação por aqui que você citou, mas enfim, quero assistir porque parece ser uma história bem interessante de amizade. Falou que tem Drew Barrymore no meio eu tô dentro kkkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A minha amiga me recomendou este filme e eu quase chorei vendo o trailer. Sou simplesmente apaixonado por historias de amor que não se limitam ao interesse romântico e de fato, esta parece ser o caso. Adorei a resenha, beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei da dica, o cancer é uma doença muito devastadora e nessas horas a família e os amigos sao fundamental. Não me lembro desse filme em cartaz, mas gostaria de assití-lo.
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Marina, como vai?
    Garota eu ainda não assisti esse filme e confesso que estou louquinha para assistir, to precisando de um filmes meiio bad mesmo, dica super anotada. Adoro todas as suas indicações, quero mais hhaaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oie, já tinha visto esse livro no cartaz da netflix e fiquei com curiosidade para assistir por ter a drew que é uma atriz que eu adoro, mas não tinha conferido ainda, adorei a crítica e com certeza irei pega-lo para assistir quando eu estiver com aquela vontade de chorar kkk

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito deste filme, e já tive o prazer de ver umas 2 vezes. Gosto muito da Drew e quando vejo que ela está no elenco, é um convite a mais para vê-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Que review maravilhoso! Adorei saber tua opinião sobre esse filme, que não conhecia. Adoro a Drew Barrymore! Uma pena que a atuação dela como a Milly não tenha te agradado tanto. Já Estou com Saudades foi para a lista de "preciso assistir"! Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Desde que este filme entrou na netflix que estou de olho nele, mas ainda não parei para ver.Mas amo esta atriz, a Drew, e lendo esta resenha fiquei com vontade de ver, adoro drama. E este parece daqueles que aquecem o coração e passa uma ótima reflexão. Verei.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir