Cinema e Café: Um dia Perfeito

25 agosto 2016

Marina Landert

Um dia Perfeito (2015)
Ficha técnica
Diretor: Fernando León de Aranoa
Elenco: Benicio del Toro, Tim Robbins, Mélanie Thierry, Olga Kurylenko.
Sinopse: O filme acompanha o dia a dia de três trabalhadores da ajuda humanitária na região dos Balcãs, no fim da guerra.
Olá pessoal, tudo bem?
1999, em algum lugar nos Balcãs um corpo é jogado em um poço de água, contaminando e impedindo o acesso de uma população já impactada severamente por uma guerra. Cabe então aos integrantes de uma equipe de ajuda humanitária Mambrú (Benicio del Toro), B (Tim Robbins), Sophie (Mélanie Thierry) e seu intérprete Damir (Fedja Stukan) a solucionar o problema. É esse cenário que dá início a Um dia Perfeito (2015), filme do Cinema & Café de hoje.
Temáticas sobre guerra são um tanto quanto comuns ao cinema, e em sua maioria utilizam uma abordagem bem dramática, usando a figura de um herói. Um dia Perfeito, filme espanhol, mas falado em inglês, dirigido por Fernando León de Aranoa, pega emprestado o tema de guerra, mas mais como fundo para explorar as ironias, burocracias e o dia a dia de um grupo de ajuda humanitária na região dos Balcãs, local assolado por guerras que dizimaram parte de sua população. Apesar do tema dramático, o diretor acertadamente opta pelo tom tragicômico para contar muito bem a história.
Um dia Perfeito inicia mostrando a história do corpo encontrado em um poço de água e as dificuldades enfrentadas pelo grupo liderado por Mambrú (Benicio del Toro) para a simples tarefa de conseguir uma corda para retirar o corpo e liberar a água para o povo, com as burocracias dentro da própria ajuda humanitária e até interferências não bem-vindas das Nações Unidas, tudo isso retratado através de muita ironia e um toque de humor.



Um dos principais acertos do filme é a sutileza que consegue retratar a história, sem exagerar no tom dramático, usando o grupo de ajuda humanitária como ponto de partida para mostrar a realidade de um povo devastado pela guerra. O tom cômico/irônico utilizado em cenas como quando o grupo tem de enfrentar um cachorro raivoso ou em como atravessar uma estrada com uma vaca no caminho que pode ou não esconder armadilhas complementam muito bem o filme.


Outro grande ponto positivo de Um dia Perfeito é o forte elenco, encabeçado pelos veteranos Benicio del Toro e Tim Robbins, que conduzem muito bem a história, mostrando as dificuldades e as ironias presentes durante uma guerra como aquela. A personagem Sophie (Mélanie Thierry) faz um bom contraponto na história como a pessoa da equipe mais influenciada pela situação que a população vive e é a mais ansiosa para ajudar, mesmo muitas vezes esbarrando em burocracias e interferências, como a da burocrata Katya (Olga Kurylenko), um antigo interesse amoroso de Mambrú, e que está mais preocupada em obedecer ordens do que participar e ajudar as situações delicadas que a equipe enfrenta. E é esse elenco enxuto que consegue conduzir com maestria o filme.

A trilha sonora é um tanto quanto inesperada, com músicas como a de Marilyn Mason e acompanha muito bem a história, acelerando o ritmo quando necessário. Como ponto mais dramático, o filme também traz a tocante história do menino Nikola, que personifica a tragédia da guerra e que sensibiliza o grupo.


Assim, Um dia Perfeito mistura um ótimo e diverso elenco para contar uma história que mescla o humor e drama e levanta importantes questões como as ironias e tragédia de uma guerra, a influência estrangeira e como a burocracia pode atrasar simples questões. Um filme leve e inesperado que tem tudo para agradar o público.
Bom filme e até a próxima! Trailer:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

14 comentários :

  1. Ola Marina lindona não conhecia o livro e gostei do enredo, o trailer me chamou atenção, parece ser muito bem desenvolvido. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia o filme, mas o enredo interessante e diferente e o trailer chamou a minha atenção, parece ser bem construido. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei bastante da dica sobre o filme e pretendo procurar para assistir.
    Achei bem interessante os temas abordados a influência estrangeira e a burocracia que acaba atrasando ações simples. Gosto também da mescla entre o humor e drama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Marina, cmo vai?
    Menina confesso que estou louquinha para assistir esse filme, meio que me tira da zona de conforto, e todo esse mistério me agrada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tudo bem?
    Já tinha ouvido falar nesse filme, mas ainda não vi. Gostei dos seus comentários e fiquei interessada em ver. Como ultimamente não estou muito para filmes e séries, então acho que vai demorar um pouquinho para eu ver, mas a dica está anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme e estou super interessada em mudar isso. Não imaginava que um filme seria capaz de mesclar tantos temas densos e ao mesmo tempo ainda descontrair com um toque de humor. O trailer me convenceu ainda mais que preciso assistir em breve esse filme. Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse filme me chamou muito a atenção porque ainda não tive a oportunidade de assistir um desse estilo. Gostei muito da história e fiquei surpresa com a trilha sonora tendo músicas tão distintas assim.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica de filme, o elenco forte e perfeito, e a história instigante. Sobre a trilha eu ouvia muito o Marilyn Mason, então vou curtir com certeza, bjkas.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse fome e já fiquei intrigada com os detalhes que você apresentou. Confesso que semore corro dos filme com guerra, mas como nesse caso ela é um pano de fundo e o foco é na burocracia para se fazer o bem fiquei curiosa.
    Bom demais conferir suas impressões e com certeza o elenco convence.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse filme chama atenção por ter um elenco multinacional, representando bem equipes humanitária que contam com ajuda de pessoas de diversas partes do mundo. Outro ponto de destaque é que põe em cena as pessoas que ficam à mercê da ajuda que vem de fora, em tempos de guerra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o filme, e apesar de parecer mesmo ser bom, confesso que não tenho muito interesse nele no momento. Vou anotar a dica para meu pai, pois sei que ele gosta destes atores.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Tenho visto muitos filmes ultimamente, por isso adorei sua critica, o filme parece bom, o elenco está excelente, adoro enredos que envolvam guerra, drama!
    Dica anotada e ótima critica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei da dica, ainda mais porque não conhecia a película.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não conhecia o filme, parece ser bem interessante. Adoro esse gênero de filmes!!
    Filme anotado na lista haha.
    Beijoss

    ResponderExcluir