{Opinião}: Mil e Quinhentos, Alan Oliveira

16 outubro 2016

Olá amores tudo bem?
Estou tentando colocar em dias as resenhas aqui no blog. Agora finalmente é o último livro da pilha hehehehehe.
Recebi Mil e Quinhentos da Editora Gaivota, é um livro que conta como os Portugueses chegaram até o Brasil, com um pouquinho de ficção, é uma história excelente para ler em qualquer idade. Principalmente para incentivar os mais novos a gostar de leitura e de história.

Mil e Quinhentos - O ano do desaparecimento
Alan Oliveira
Quando as grandes naus estão prestes a deixar Portugal rumo às Índias, em 1500, os irmãos Scalfi resolvem encarar o Atlântico. Juntos com um amigo francês, são escolhidos para viajar na embarcação principal de uma das expedições e acabam vivendo uma história emocionante e imprevisível. Lidar com perdas e enfrentar o desconhecido são apenas alguns dos desafios que eles têm de enfrentar.
Na narrativa de Alan Oliveira, Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha são apenas coadjuvantes de uma história envolvente, com doses certas de realidade, mistério e imaginação.
Edição: 1
Editora: Gaivota
ISBN: 9788564816206
Ano: 2012
Páginas: 116
Mil e Quinhentos, é livro bem fino. Tem cerca de 100 páginas, ele não tem capítulos, porém é um livro bem dividido. O livro ainda conta com ilustrações maravilhosas, adaptadas de Jean-Baptiste Debret e Hans Staden.
Outra coisa que me chamou muita atenção são as cores do livro em verde e vermelho.

Mil e Quinhentos, conta a história dos irmãos Rafael e Bruno Scalfi, que depois de perder os pais, precisam se apoiar um ao outro e viver a vida como podem. A procura de trabalho os meninos decidem virar ~marinheiros de primeira viagem~e embarcam na frota de Pedro Álvares de Cabral, inicialmente rumo a África. Eles fazem amizade com outro rapaz Jean Marca que também embarca na aventura.
Aventura começa cedo, mar aberto, muitas novidades. Bruno se machuca feio em uma briga o impedido de administrar sem afazeres.
Já rumo as novas terras, misteriosamente, Cabral se dá conta que estão num novo local, onde índios habitam, uma nova descoberta para os Portugueses.
Foram dias de aventura e descobrimento de fato, os índios e portugueses trocaram lembranças, exploraram o local. Inclusive Rafael.
Na ida de volta, Bruno se dá conta que seu irmão não está na embarcação.
O que aconteceu com Rafael? Morreu? Desapareceu?
Foram anos para Jean Marc e Bruno descobrirem a verdade.
Mil e Quinhentos é uma leitura divertida e muito leve.
Mostra os trabalhos em uma embarcação, como a tripulação era tratada, como eles sabiam onde estavam e o que poderia vir.


Um livro com um pouco de ficção que enche nossos olhos com uma boa leitura.
Apesar de ser ficção, acho que alguns pontos reais na história deixam o livro muito interessante.

Apesar do livro ser fino, a passagem de tempo que autor colocou na obra foi feita de maneira natural, o leitor acompanha rapidamente o crescimento dos personagens sem levar susto algum. 

Com toda certeza, Mil e Quinhentos é um livro que vale a pena ler,uma ótima leitura para qualquer idade.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

7 comentários :

  1. Eu amo livros que misturam ficção com fatos históricos. Já li tantos desse gênero envolvendo a história de tantos países e quase não vejo livros desse tipo com a história do Brasil. Amei a dica, já estou anotando para poder ler. Pena que não é um livro gigante com uma histórica épica.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Embora eu não goste nenhum pouco de história e tenha nascido para vida de exatas, achei a premissa bem interessante ainda mais por conter um pouco de fantasia e ficção acerca dessa viagem.
    Parece ser uma leitura bem rápida, fluida e agradável.
    Adorei a diagramação e as ilustrações estão muito bonitas, principalmente pelas cores escolhidas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Achei bem interessante o livro, ter uma visão, mesmo que fictícia de como fora na época do descobrimento, como eram as embarcações e ter isso tudo misturado com uma pitada de fatos reais é algo gostoso de ler. A diagramação está muito bonita, realmente parece ser algo agradável de se ler. Boa dica, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helana
    Gosto de livros que misturam ficção com fatos históricos, mas esse em especial não me chamou muita atenção. Porém, adorei o trabalho gráfico dele, muito bem trabalhado. DE qualquer forma, valeu a dica.

    ResponderExcluir
  5. Ola Helena adorei essas ilustrações, a premissa do livro me chamou atenção e sendo uma leitura leve como ressaltou já o faz entrar para minha lista de leituras. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não costumo ler livros do gênero, mas achei bem interessante essa obra. adorei o livro, que diagramação legal...as imagens são um charme a mais.


    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Helena que livro interessante, a parte das ilustrações serem vermelho e verde tem algum significado? Por ser pequeno é uma leitura bem rápido, fiquei curiosa. Bjs

    ResponderExcluir