Cinema&Café: A Dama Dourada

15 dezembro 2016

cinema e café
Marina Landert
A Dama Dourada (2015)
Ficha técnica
Diretor: Simon Curtis
Elenco: Helen Mirren, Ryan Reynolds, Daniel Bruhl.
Sinopse: Baseado em fatos verídicos, A Dama Dourada conta a história de Maria Altmann, uma refugiada judia que briga ao lado de seu advogado contra o governo austríaco pela devolução de obras de arte de sua família que foram roubadas pelos nazistas no período que antecedeu a II Guerra Mundial.
Olá pessoal, tudo bem?
Para o Cinema & Café de hoje trago o filme A Dama Dourada (2015), que há muito tempo figurava na minha lista do que assistir, mas que acabou ficando para trás e finalmente agora consegui. Mas antes das minhas impressões vamos ao resumo do filme.
a dama dourada04
Produção britânica-americana, A Dama de Ouro (2015) é uma cinebiografia de Maria Altmann (Helen Mirren), uma cidadã austríaca judia refugiada nos Estados Unidos desde a época que precedeu a II Guerra Mundial. Após a morte de sua irmã, Maria encontra cartas do advogado falando sobre as obras de arte de sua família, roubada pelos nazistas antes do início da II Guerra Mundial e que se encontrava no Palácio Belvedere em Viena. Uma vez que a Áustria passava por mudanças em 1998, que envolvia a discussão sobre a restituição de obras de arte roubadas durante o nazismo, Maria pede ajuda a um jovem advogado e amigo da família Randol Schoenberg (Ryan Reynolds) para reaver as obras, em especial o retrato de sua tia pintado por Gustav Klimt chamado A Dama Dourada. A partir daí se inicia uma longa luta contra a burocracia e a real intenção da Áustria em devolver as obras de arte.
Apesar de uma história muito interessante, minha primeira expectativa do filme não era das mais promissoras, pois esperava uma trama mais parada devido ao tema. E não é que tive uma grande surpresa ao encontrar uma narrativa instigante e muito bem montada pelo diretor Simon Curtis (Sete Dias com Marilyn). No início somos introduzidos à história de Maria que tenta se reencontrar com antigas lembranças ao requisitar a restituição das obras e a de Randol, um jovem advogado que tenta lidar com o fracasso de sua empresa em um novo emprego ao mesmo tempo em que também tenta se reconectar com suas raízes austríacas. Ao mesclar cenas da tentativa de reaver as obras de Maria e de sua juventude e a época em que teve que fugir do seu país é acrescentada uma dinamicidade à narrativa a tornando ainda mais atrativa.


a dama dourada03O filme tem dois eixos principais, que se dividem entre contar como se dá a disputa nos tribunais de ambos os países e em expressar os sentimentos de Maria com todos os acontecimentos em uma viagem ao passado. Essa retomada ao passado é um dos pontos fortes do filme que dá o real sentido para toda a briga para reaver as obras. Aqui há de se elogiar a bonita e forte interpretação de Helen Mirren que dá profundidade a obstinada personagem e que por vezes tenta fugir das dolorosas memórias.
Ocorre também uma transformação em Randol, que a princípio se interessou pelo caso pela questão financeira e que ao poucos se vê ligado profundamente na história e não está disposto a desistir não importando os desafios e problemas que aparecem. A fotografia do filme que contrapõe passado e presente e o toque do humor na relação entre Randol e Maria também são pontos positivos.
a dama dourada02No entanto, o filme traz alguns problemas como as cenas de Randol e sua mulher Pam (Katie Holmes) que não tiveram profundidade e assim o núcleo ficou um tanto sem sentido. A presença do ótimo Daniel Bruhl como o jornalista austríaco que auxilia Maria e Randol ficou sem muitas explicações e poderia ser melhor explorado. Vale ainda retratar que A Dama Dourada deixa subentendido em algumas partes um certo patriotismo americano, como aquele que consegue fazer a justiça.
Assim, A Dama Dourada foi uma boa surpresa e conta uma interessante história que apesar de um tema profundo e triste não exagera, utilizando o drama com uma bonita leveza e retratando o passado de uma forma não linear que o deixa ainda mais interessante. Uma boa recomendação.
Bom filme e até a próxima!

Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert

Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

10 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Nossa que super dica esse filme. Eu não conhecia mas ter o Ryan Reynolds no elenco já é uma ótima indicação. Obrigada pela dica, beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme.
    Vou anotar pra assistir qualquer dia desses.
    Gosto quando vejo um filme que não estou com tantas expectativas e ai ele me surpreende positivamente.
    Adorei suas impressões!
    Bjs.

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o filme mas fiquei muito curiosa com a premissa dele

    ResponderExcluir
  4. Dica mais que anotada!!!! Acredito que seja um filme muito bom! Pelo trailer já dá pra perceber que a personagem principal é bem determinada, embora com certa idade, e não desiste de buscar aquilo que acredita que a pertença , é um exemplo claro de perseverança. Achei bem legal esses flashs do passado, gosto de filmes assim!

    ResponderExcluir
  5. Olá =)
    Amo cinema, então adoro ficar por dentro das novidades, mas ando meio fora, não conhecia o filme e adorei conhecer. Além de você me apresentar a obra me deixou com vontade de assistir. Adoro o autor Ryan Reynolds. Saber que o filme é baseado em fatos reais só aumentou minha vontade de assistir. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Marina que coisa mais linda esse filme, adoro essas histórias de época, são fascinantes e me deixam encantada mesmo, super anotei a dica do filme e vou assistir com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nunca havia escutado falar desse filme, mas pela sua resenha percebo que a história parece ser linda e acredito que irei gostar, até porquê eu me arrepiei olhando o trailer, adoro quando é explorado o passado para explicar o presente dos personagens!
    Muito obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme, mas confesso que não assistiria por se passar na época do nazismo, não gosto de histórias ambientadas lá.
    Bsj

    ResponderExcluir
  9. Oii, não conhecia o filme, mais gostei das suas impressões, vou anotar a dica ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adoro dica de filmes, já tinha visto algo sobre o filme mas não tinha despertado interesse, mas agora fiquei bem curiosa, o elenco é perfeito. Bjkas

    ResponderExcluir