Cinema e Café: Snowden

22 dezembro 2016

cinema e café
Marina Landert
Snowden (2016) Ficha técnica
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson, Shailene Woodley.
Sinopse: Baseado em fatos reais, Snowden narra a história do ex-técnico da CIA Edward Snowden que resolver compartilhar com jornalistas e com o mundo os extensos programas de monitoramento de informações sobre pessoas e governos de diferentes países utilizado pelos Estados Unidos.
Olá pessoal, tudo bem?
Entre 2006 e 2010, data de criação do Wikileaks o mundo foi pego de surpresa com postagens de documentos e informações vazadas de governos e empresas, que fizeram revelações bombásticas na época sobre a Guerra do Afeganistão. Tal história chamou a atenção do cinema e foi retratada em algumas obras como O Quinto Poder (com Benedict Cumberbatch e Daniel Bruhl) – criticado pelo Wikileaks – e o documentário Mediastan, produzido pela própria organização. Tal acontecimento abriu espaço para diversas discussões como o limite do Estado em especial sobre o ponto de vista de monitoramento de informações das pessoas que foi aprofundado quando em 2013 o ex-técnico da CIA Edward Snowden revelou a jornalistas detalhes de programas de monitoramento utilizado pelo governo dos Estados Unidos sobre outros governos, inclusive o brasileiro, e sobre a população em geral. Baseado nesses fatos foi lançado este ano o filme Snowden, no Brasil sob o nome de Snowden – Herói ou vilão?, filme do Cinema & Café de hoje.
Snowden03
Sob a direção de Oliver Stone, premiadíssimo diretor e conhecido por filmes que investigam os bastidores da política norte-americana como Platoon (1986), Wall Street (1987), Nascido em 4 de julho (1989), JFK (1991) e Nixon (1995), a cinebiografia foi produzida e lançada sem muito estardalhaço principalmente por se tratar de um tema ainda delicado no meio político. Vale lembrar que sobre o assunto já existe o documentário Citizenfour (2014), dirigido por Laura Poitras e ganhador do Oscar de melhor documentário em 2015.
Snowden inicia retomando o início de sua carreira servindo o país, inicialmente no Exército, nas Forças Especiais. Após uma grave fatura ele se vê obrigado a desistir da carreira militar e se candidata a um emprego na CIA. Logo é acolhido pelo diretor Corbin O’Brian (Rhys Ifans) que vê o talento do analista e o transfere para sua primeira missão em Genebra, na Suíça. Lá acontece o primeiro contato de Snowden com programas de vigilância que o governo americano utilizava. Após uma tumultuada passagem pelo Japão, é transferido para o Havaí onde é responsável por desenvolver o maior banco de dados e descobre que um programa desenvolvido por ele anteriormente é utilizado para “espionar” dados de milhares de pessoas em todo o mundo. Esse foi o fator decisivo que motivou a descrença do técnico com o governo americano e que o levou a copiar dados desses sistemas e revelar a alguns jornalistas do jornal britânico The Guardian.
Snowden02
Em Snowden, o diretor faz um trabalho muito consistente e ágil ao apresentar a extensa e complexa trajetória do personagem, mesclando muito bem as diferentes passagens de tempo e locais. Também assisti o documentário sobre Snowden chamado Citzenfour (2014), e assim, posso dizer que Oliver Stone acerta muito bem ao passar a história para o cinema com uma linguagem mais fácil e acessível ao público leigo aos termos técnicos empregados. Para os que também não são familiares com a história em si, o enredo montado consegue introduzi-la de forma muito bem compreendida.


A escolha do elenco é outro ponto muito acertado, começando por Joseph Gordon-Levitt como o protagonista. O ator consegue equilibrar bem todas as expressões e sentimentos ao interpretar o técnico que dá o nome ao filme. Na própria comparação com o Snowden de CItzenfour, o ator foi competente com uma interpretação precisa, e ao mesmo tempo sem ser caricata. O núcleo de jornalistas liderado por Zachary Quinto, Tom Wilkison e Melissa Leo também está muito bom, compondo e corroborando com uma dinâmica essencial ao filme.
Snowden04
Oliver Stone como diretor é famoso por retratar a política americana de forma reveladora e incômoda. Em Snowden isso está cada vez mais claro por toda a polêmica que envolve o ex-técnico da CIA – atualmente em asilo político na Rússia, teve seu passaporte revogado e caso retorne os Estados Unidos terá que responder à Lei de Espionagem americana. Na tradução do filme, Snowden é colocado como herói ou vilão. Essa contraposição, no entanto, assim como no documentário Citzenfour não existe. Como a versão contada é a partir da percepção do ex-técnico fica bem claro o direcionamento de Oliver Stone pela versão do herói americano disposto a deixar sua vida de lado para mostrar abusos de poder realizados pelo governo. Assim, não há espaço no filme para um contra-argumento, o que não é nenhum demérito, é importante apenas ter a ciência de que como qualquer história, aqui um lado está sendo narrado. Como o próprio filme faz apologia, a internet e a evolução da comunicação estão aí para que possamos nos inteirar de todos os fatos.

Assim, Snowden é um ótimo e relevante filme. Como entretenimento é uma boa pedida, pois por vezes é um ágil suspense que prende a atenção do começo ao fim. Como história, independente de opinião ou visão política, é muito relevante, e assim merece ser assistido.

Bom filme e até a próxima! Trailer legendado:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert

Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.









7 comentários :

  1. Geente, adoro esse tipo de filme. Como que eu não tinha ouvido falar dele??? (dica: começa com fa e termina com culdade) hahaahah

    Brincadeiras a parte, eu fiquei realmente curiosa com o filme, até pq eu conheço uma ou outra obra do oliver e elas são realmente boas.
    Obrigada pela indicação.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina! Esse filme parece ser bastante interessante. Lembro de quando essas informações vieram a tona e da bagunça que foi. Mas, se pararmos para pensar é realmente assustador saber que alguém tem toda essa informação e o poder que isso lhe dá. Só fiquei me perguntando se o filme não é muito parado.. Mas anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia esse filme, mas de cara já fiquei bem intrigada para saber mais sobre a trajetória de Snowden até chegar ao ponto das revelações sobre os sistemas de monitoramento de informações de tantos países incluindo o Brasil.
    Anotei a dica e pretendo assistir assim que possível para saber mais!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bem escrita esta resenha. Realmente é algo bem contraditória toda esta história e quando se mexe muito com informações, e o mundo acaba sabendo de coisas que não deveria a reação não é das melhores. Muito legal a dica.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei as suas considerações, mas o jeito do filme não faz muito o meu estilo. Mesmo assim, fiquei curiosa por causa da sua opinião e acredito que assim que tiver a oportunidade vou dar uma conferida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei suas considerações sobre o filme, eu não conhecia, mas já quero conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vou ser bem sincera, esse filme não seria a minha escolha para entretenimento. Mas achei interessante a história, vou deixar anotada a dica para ver com pessoal em casa. Bjs

    ResponderExcluir