Papo Sobre Séries: Gilmore Girls–Um Ano para Recordar.

01 dezembro 2016

papo sobre séries
Marina Landert
Olá pessoal, tudo bem?
Remakes e retornos de séries são temas que normalmente levantam muitas polêmicas e diversas discussões, especialmente sobre se a nova tentativa foi válida, se fez jus ao original e assim por diante. No Papo sobre séries de hoje vou retomar um pouco esse assunto ao falar do “retorno” de Gilmore Girls, no especial de quatro episódios para o Netflix chamado Um ano para Recordar.
Gilmore girls02
Para os que não estão familiarizados com a série, Gilmore Girls teve sete temporadas que foram exibidas de 2000 a 2006, e retratava a história da mãe solteira Lorelai (Lauren Graham) e sua filha Rory (Alex Bledel), que viviam em uma excêntrica cidade chamada Stars Hollow, com enfoque especial para a amizade entre mãe e filha, seus sonhos e desejos.
Devido ao grande sucesso da série, desde seu término surgiram muitos boatos sobre um possível retorno, com a confirmação apenas dez anos após seu fim, em uma temporada especial de quatro episódios, com duração de 1h30 cada. Assim, a expectativa sobre como seria essa volta foi muito grande, principalmente para os que assim como eu são grandes fãs da série.


Gilmore Girls: Um Ano para Recordar começa nos atualizando sobre como andou a vida das garotas desde a última vez que as vimos. Enquanto Lorelai vive com Luke (Scott Patterson) e passa grande parte de seu tempo à frente da pousada Dragonfly Inn, junto com o sempre mal humorado Michel (Yanic Truesdale) e agora sem a ajuda de sua sócia Sookie (Melissa McCarthy), Rory tem uma vida itinerante como jornalista, se desdobrando entre Londres, Stars Hollow e Nova York, mas sem muitos vínculos ou planos concretos. A série toma como ponto de partida o enterro do avô de Rory, Richard (o ator Edward Hermann faleceu em 2014), e que mais uma vez trouxe à tona problemas no relacionamento entre Lorelai e sua mãe Emily (Kelly Bishop). Em paralelo, a ideia central desenvolvida nos quatro capítulos é sobre o futuro de mãe e filha, suas perspectivas, os desejos que têm para si e qual rumo seguir.
Uma das marcas da série que sempre me agradou muito eram os diálogos rápidos, as referências culturais, a forma leve de retratar assuntos importantes e delicados, e os malucos e excêntricos personagens de Stars Hollow. A boa notícia é que isso se manteve durante os quatro episódios, e foi muito bom rever a química entre o elenco em especial entre Rory e Lorelai e os diálogos afiados como sempre. Outro ponto muito positivo foi o retorno de personagens queridos como as amigas de Rory, Paris (Liza Weil) e Lane (Keiko Agena) e os excêntricos Kirk (Sean Gunn) e Taylor Doose (Michael Winters).
Gilmore Girls01Um ano para Recordar também trouxe novos personagens e situações que fizeram um bom balanço cômico, como a nova empregada de Emily e a terapia em família realizada por Emily e Lorelai. O musical de Stars Hollow, as cenas entre Jesse (Milo Ventimiglia) e Rory e as inúmeras referências ao livro e filme Livre (Wild) também foram momentos que gostei bastante.
No entanto, apesar de muito comemorado, algumas coisas não funcionaram no retorno. A primeira delas para mim foi a relação entre Emily e Lorelai, que ainda que desde o início da série tenha passado por inúmeros problemas, aqui pareceu bem mais pesada e talvez um pouco forçada, diferentemente do original.
Quando anunciada a nova e curta temporada de Gilmore Girls um fato que foi muito celebrado foi a presença de praticamente todo o elenco da série, até mesmo os menores personagens. Apesar de considerar merecida essa espécie de homenagem a todo o elenco, para um curto espaço de tempo o excesso de personagens atrapalhou, com muitos deles ficando sem história e com a presença um pouco superficial e exagerada. Nesse caso, talvez o menor número de personagens funcionasse melhor, já que por vezes fiquei com a sensação que estava faltando algo para a dinâmica funcionar perfeitamente.
gilmore girls03Apesar de alguns problemas, Gilmore Girls: Um Ano para Recordar conseguiu manter uma das características que sempre gostei, a de trazer discussões e sentimentos que façam com que o público se identifique com a série e trouxe dessa vez Rory e Lorelai com diversos conflitos e dúvidas, trazendo uma maior versossimilhança com a realidade. Além disso, cumpriu com seu principal papel de matar um pouco a saudade dos fãs, trazer diversas risadas e ainda nos deixou com um final paralisante e com uma dúvida na cabeça de se foi realmente um fim ou se teremos mais em um futuro próximo. Isso, só o tempo responderá. Enquanto isso vale a pena assistir e relembrar nossos inusitados e favoritos personagens. Recomendo, em especial para os saudosos fãs da série!
Bom entretenimento e até a próxima! Trailer:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

9 comentários :

  1. Sou apaixonada por esta série, mas ainda não vi os capítulos de Um Ano para Recordar. Estou tentando segurar as expectativas em relação a isso, para não ter uma grande decepção. Que bom que de um modo geral, funcionou para você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marina, tudo bem?
    Eu realmente estou vendo uma repercussão bem alta dessa série, e quero assistir o quanto antes, parabéns pela indicação garota.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Quero muito começar a assistir essa série, assim que sobrar um tempinho vou correndo pra ela :D

    ResponderExcluir
  4. Eu adorava a série, mas não consegui concluir e assistir todos os episódios. Sempre penso em comprar o box, mas vivo adiando e colocando outras compras na frente. Talvez por esse motivo não tenha ficado tão empolgada com o retorno.
    É bom saber que a grande maioria acabou funcionando - nem sempre um retorno depois de tanto tempo funciona - e, acho que pensaria da mesma forma quanto aos personagens... muitas vezes menos é mais...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie Marina, tudo bom??

    nós somos loucos por GG, e antes de estrear fizemos uma maratona de todos os episodios que estavam na netflix... e assim que saiu, estávamos vendo ao mesmo tempo.
    Achei que teve alguns furos, principalmente em relação a Emily, mas em resumo, eu adorei, foi muito nostálgico. E eu acho que não deveria ter mais não, porque corre o risco de estragar.

    =)

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Não sou muito ligada a séries por falta de tempo mas como estou de féeerias, aproveito!
    Essa parece ser bem legal, nunca assisti. talvez algum dia eu dê uma chance e assisti um ep.

    ResponderExcluir
  7. Adoro Gilmore Girl, ele traz uma nostalgia de uma época boa da minha vida, então sou fã, estou revendo a nova temporada para ver a nova. Vamos ver como elas se saíram bjkas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Assisti ao Revival no mesmo fim de semana que estreou e fiquei apaixonada, concordo com você que algumas coisas poderiam ter sidas trabalhadas melhor, mas no geral foi ótimo para matar a nossa saudade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Te dizer que seu post me impressionou porque ficou aparentemente completo. E digo aparentemente porque eu nunca vi Gilmore Girls, mas a vontade é grande. Só preciso colocar em dia alguns episódios de outras séries para me aventurar nessa.

    ResponderExcluir