Cinema e Café: Manchester à Beira-Mar

23 fevereiro 2017

cinema e café
Marina Landert
Manchester à Beira-Mar05

Manchester à Beira-Mar

Ficha técnica
Diretor: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler, Lucas Hedge.
Sinopse: Manchester à Beira Mar conta a história de Lee Chandler, que tem de voltar à sua cidade natal após a morte de seu irmão e enfrentar alguns traumas do passado.
Olá pessoal, tudo bem?
Continuando o especial sobre os filmes indicados ao Oscar 2017 desta vez trouxe um muito comentado como filme, mas principalmente na categoria de melhor ator, com Casey Affleck (sim, para aqueles que nunca ouviram falar ele é o irmão de Ben Affleck) em Manchester à Beira-Mar. Dirigido por Kenneth Lonergan e que também tem no elenco Michelle Williams, Kyle Chandler e Lucas Hedge, Manchester à Beira-Mar conta a história de Lee Chandler, que mora em Boston quando recebe a notícia da morte de seu irmão e tem de voltar à sua cidade natal Manchester para cuidar dos detalhes do funeral e dar a notícia a seu sobrinho Patrick. No entanto, para seu espanto seu irmão o deixou como o guardião de Patrick, o que provoca uma mudança em seus planos e o faz a ter que enfrentar os traumas do passado que o fizeram abandonar a cidade da primeira vez.


Manchester à Beira-Mar04
Explicar o que é Manchester à Beira Mar com certa precisão não é uma tarefa nada fácil, talvez porque o próprio filme seja uma obra muito difícil, mas contada com uma delicadeza e maestria impressionante. Desde o início somos apresentados a um cenário cinzento e frio onde Lee (Casey Affleck) leva uma vida sem grandes expectativas. Quando recebe a ligação sobre a morte de seu irmão, sua rotina é modificada e se vê obrigado a ir a Manchester, uma cidade fria e que guarda más recordações de seu passado. Lá, de imediato ele passa pelos procedimentos de reconhecimento de seu irmão e de ter que dar a notícia a seu sobrinho. Em meio a tudo isso temos os contrastes entre passado e presente, com o passado representado por uma fotografia com tons mais vivos e momentos alegres e o presente com imagens acinzentadas, uma trilha sonora por vezes até angustiante e um Lee que quase não transparece emoções (aqui vale ressaltar o mérito da interpretação de Casey Affleck, muito precisa e sensível).
Ainda que haja muita contraposição entre alegria e melancolia, Manchester à Beira Mar é um filme que não exagera no melodrama, daqueles que nos faz chorar por horas. Kenneth Lonergan conduz o drama de forma mais suave, ainda que tenha momentos angustiantes. Parte dessa sensibilidade é trazida pelo personagem de Patrick Chandler (Lucas Hedge), o sobrinho de Lee, que mesmo com a morte do pai, se comporta como um típico adolescente com diferentes namoradas e com as discussões por vezes banais entre tio e sobrinho. A falta de emoções aparente do personagem de Lee também causa por vezes apreensão no público e até alguns momentos irreverentes como quando “oferece” a guarda do sobrinho a um amigo da família.
Manchester à Beira-Mar01
Outro ponto muito acertado é a presença de Michelle Williams como Randi, a ex mulher de Lee. Chega a ser até engraçado porque ela aparece não mais que em quinze minutos do filme, e mesmo assim é destaque e também concorre ao Oscar como melhor atriz coadjuvante. Tudo isso acontece devido a força e a profundidade das cenas em que sua personagem aparece e como ela é essencial para todo o processo de perdão e recomeço de Lee.
Assim, Manchester à Beira Mar é um belíssimo e difícil filme que trata com muita delicadeza perda, passado e recomeço, através de atuações sem dúvida brilhantes combinadas com uma fotografia também marcante e uma trilha sonora cheia de angústia. Imperdível.
Bom filme e até a próxima! Trailer legendado:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.






12 comentários :

  1. Uau, que filme maravilhoso, já quero ♥
    E essa ator já virou meu crush haha, ótimo post.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marina, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme e dessa vez irei pular a dica, não estou no momento certo para assistir coisas assim, mas quem sabe futuramente? Anotei igual a dica.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. OOi!
    Não assisti ao filme, mas vi muitos comentários positivos. :)
    Realmente, parece ser um filme muito tocante, talvez por isso mesmo seja difícil falar sobre. Espero ter a oportunidade de assisti-lo.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas sei que existem muito filmes maravilhosos que ainda não vi. Vou dar uma procurada por esse. Obg pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, eu ainda não vi o filme e estou curiosa para ver o que a acadêmia do Oscar viu na atuação do Casey Affleck,pois no trailer e nos comentários que ouvi, a atuação dele foi apática e pouco expressiva. Gosto de ver os filmes antes da premiação, mas infelizmente não conseguir tempo e espero assistir em breve para tirar minha conclusões. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu acompanhei mais ou menos o oscar e não lembrava desse filme, aliás só lembrava da indicação do ator. A premissa parece boa e trata de assuntos relevantes, como você mesma disse, perda, passado e recomeço, talvez seja uma otima dica, gosto muito desses filmes mais reflexivos e que trazem um assunto delicado de abordar.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nunca vi falar sobre esse livro (desatualizada talvez?), mas ele parece ser bem tocante. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Pelo título eu não tinha me interessado muito em assistir esse filme, mas depois dessa sua resenha eu com certeza irei assistir, ele é bem do jeito que eu gosto. Adorei a dica. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive o prazer de ver o filme, mas fiquei interessada por conta dos assuntos abordados, como perdas e recomeços. Gosto de filmes que retratam fatos e sentimentos do nosso cotidiano.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Ainda não conhecia o filme, mas gostei bastante da indicação.
    Vou anotar e tentar procurar para assistir !!!
    super bjooooooo

    ResponderExcluir
  11. Vi vários filmes que estavam concorrendo ao Oscar, mas este não tinha me chamado atenção. Agora sabendo um pouco mais sobre ele com sua resenha, decidi assistir! Muito obrigada!
    Depois comento novamente dizendo o que achei! Hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Parece ser um ótimo filme, mas dado o passado turbulento do ator principal, pularei a dica, ainda mais porque muita gente disse que a atuação dele não foi das melhores... Enfim, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir