Resenha: Ozob, Leonel Caldela e Azaghal

28 março 2017

Resenha de Livro
Por Elaine Moreira
Olá pessoal!! Hoje vou falar de uma das minhas mais recentes leituras, Ozob, que foi um empréstimo de um amigo e o livro de leitura mais demorada neste ano. Foram 13 dias, para ser bem exata.
Ozobresenha01

Ozob - Vol.1: Protocolo Molotov

Ozob

O futuro chegou. E é pior do que os nossos pesadelos.
O século 22 é uma época escura, feita de cibernética, inteligências artificiais, megacorporações que controlam os governos, redes sociais onipresentes, gangues e violência. No centro de tudo, uma metrópole se ergue em plataformas sucessivas, com prédios que se elevam acima das nuvens.
Construída sobre o que já foi Nova York, Delta City abriga as maiores corporações e milhões de habitantes. Mas, nas ruas sob as plataformas, a Cidade Baixa é o lar de criminosos, miseráveis e escória. O lar de Ozob.
Ozob, um construto genético encomendado por uma corporação, feito à imagem da mente insana de seu criador. Perseguido por seus irmãos sanguinários, só tem mais dois anos de vida. Para ele, nenhum minuto pode ser desperdiçado.
Edição: 1
Editora: Nerdbooks
ISBN: 9788568295045
Ano: 2015
Páginas: 420
Ozob foi uma experiência bem diferente das minhas leituras usuais.
E acho difícil definir de outra forma, porque na verdade o considero um livro único. Por vários motivos.


Vamos a alguns deles:
A narrativa: Frenética. Alucinante.
Separado em dois tempos, que se intercalam, a narrativa ora apresenta o passado de Ozob, ora o seu presente e nisso vamos entendendo algumas reações deles com relação aos irmãos e ao pai. Vamos compreendendo também que mundo louco é esse em que ele está inserido.
Ozob, é um pós-humano, construído à semelhança de um palhaço (Bozo) e sofre muito “preconceito” em função de sua aparência muito chamativa.  Ele e os outros três irmãos foram criados por Hans (o pai) a pedido da organização dona de todos eles para funções específicas.
Ozob foi criado para trabalhar. Tem 4 anos de vida e lá por volta dos 2 anos, arrebentado e cansado, se rebela e vai curtir a vida.

Pensa numa história louca. Tudo acontece muito rápido! São muitas brigas, muitos tiros, muitos socos, muitas festas, muitas aventuras, muitos flashbacks.
Tanto que são umas 400 páginas para narrar o que se passa em cerca de 1 mês. Quando estava perto de terminar o livro a sensação que eu tinha era a de que não descansava a dias!
Ozob resenha
A visão de futuro: Não estamos tão longe.
A história é para se passar daqui a uns 100 anos.
Mas caraaaa, como é assustador ver que muitas coisas descritas já são vividas hoje. É claro que a narrativa é uma caricatura escrachada, mas tem uma crítica social muito ferrenha e embasada alí.
A forma como os governos não são confiáveis, como a iniciativa privada e as organizações ditam nossa vida. O que devemos comer, o que devemos vestir, o que devemos ver e ouvir. A forma como a religião é usada para manipulação das massas.

Muito tenso isso.  A construção dos personagens: Complexos.  Todos os personagens foram muito bem construídos.
Para justificar suas ações e o quanto são coerentes, o autor desenvolveu um passado para quase todos eles. Pode ser bem mais detalhado como é o caso do passado de Ozob e Hans ou pode ser apenas descrito em uma conversa de bar durante uma bebedeira.
Essa ambientação faz com que seja mais fácil entender suas decisões, mas também nos ajuda a alimentar o ódio e o desprezo por alguns.

Então é o tipo de livro ideal para quem gosta de tramas elaboradas, ricas em detalhes e muito dinâmicas. Que gosta de distopias e não abre mão de muito sangue na narrativa.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

2 comentários :

  1. Olá Elaine,

    Já havia visto algumas vezes a capa desse livro mas sempre fiquei com um pé atrás, mas agora lendo a sua resenha já quero ler pra ontem, uma loucura total, achei muito criativo a maneira que o autor criou esse mundo e a criatura se rebelar contra o criador e a sociedade é incrível, quero saber mais sobre Ozob com certeza, essa dica vai pra minha lista de desejados.....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco! Que bom que a minha resenha te inspirou a ler. E sim, o livro é uma loucura só, mas muuuuito legal e dinâmico, espero que goste e quando ler, volta pra me contar o que achou!

    ResponderExcluir