Cinema e Café: Okja

27 julho 2017

cinema e café
Marina Landert

Okja (2017)

Ficha técnica:
Diretor: Bong Joon-ho
Elenco: Ahn Seo-hyun, Tilda Swinton, Paul Dano, Jake Gyllenhaal, Lilly Collins.
Sinopse: Lucy Mirando (Tilda Swinton) CEO de uma indústria alimentícia apresenta ao mundo uma nova espécie, um superporco, e envia 26 desses superporcos para fazendeiros ao redor do mundo para dez anos depois realizar uma competição para eleger o melhor superporco. Dez anos depois somos apresentados a Mija, que cresceu ao lado do superporco Okja e fará de tudo para não perdê-lo.


Okja02
Olá pessoal, tudo bem?
Para o cinema & café de hoje trago uma das últimas produções do Netflix, o super comentado filme Okja. Okja é um filme sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho (Expresso do Amanhã) e que tem o elenco composto por atores sul-coreanos e atores já conhecidos por Hollywood como Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal e Lilly Collins.
Okja começa no ano de 2007 quando Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO da Mirando Indústrias, uma empresa de carnes, ao substituir seu pai e sua irmã na diretoria da empresa anuncia uma produção mais sustentável, sem transgênicos. A grande novidade está na descoberta de “superporcos” no Chile, e que seriam a solução para a fome mundial. Para promover a empresa, eles pegaram os 26 melhores superporcos e mandaram para fazendeiros em todo o mundo, e dali há 10 anos iriam revisitar os superporcos e assim, premiar o melhor. Pulando para 2017 conhecemos Mija, uma jovem garota que mora no interior de uma cidade sul coreana na companhia de seu avô e de Okja, um dos superporcos e seu adorável e companheiro fiel. No entanto, com proximidade da competição os organizadores levam Okja e começam a mostrar objetivos escusos e nada nobres por trás da produção dos superporcos. A partir daí acontece uma busca incessante de Mija por seu querido amigo e que conta com a ajuda de alguns amantes de animais, aqui na figura da ALF (Frente pela Libertação Animal).

 À primeira vista, Okja parece ser um simples filme sobre o relacionamento entre uma criança e um animal como é muito comum no cinema. No entanto, o filme se utiliza dessa premissa para fazer uma alusão e uma forte crítica à indústria alimentícia. Não conhecia o trabalho do diretor Bong Joon-ho, mas com Okja ele consegue fazer um belíssimo trabalho ao mostrar um relacionamento que tem a pureza em sua essência para aprofundar o lado crítico de uma indústria que acaba por tornar-se cruel.
Okja01
No início somos apresentados a Mirando Indústrias que se utiliza muito da publicidade e de um mundo fantasioso como a solução para o problema da falta de alimentos. É interessante como ele coloca todo esse mundo fantasioso e exacerbado como resultado do capitalismo, que não se preocupa muito com suas consequências, apenas com o resultado imediato. A construção desse cenário é muito bem montado e personificado através da personagem de Lucy Mirando e do médico Johnny Wilcox (Jake Gyllenhaal), um excêntrico veterinário amante dos animais, mas que é o garoto-propaganda da indústria.
Do outro lado temos Okja, fruto de uma experiência, mas que constrói uma bonita relação com Mija (Ahn Seo-hyun), e é justamente essa profunda relação que é o fio condutor do filme,que conta com muita ação e a partir desse momento ocorre em um ritmo frenético e que tem até a participação de um grupo terrorista a favor da libertação dos animais.
Okja04
Outro ponto que chama muito a atenção no filme é a fotografia, belíssima, em especial na pequena cidade na Coréia do Sul. O diretor também faz uma contraposição em relação ao campo versus cidade, relacionando ao caos, à insegurança e aos acontecimentos que ocorrem nela.
Okja é um belíssimo e emocionante filme, que apesar de ter uma mensagem não deixa o entretenimento de lado em nenhum momento e ainda traz uma importante reflexão, que é cada vez mais atual. Super recomendado.
Bom filme e até a próxima!
Trailer:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

9 comentários :

  1. Eu já li (Antes da sua) 3 resenhas e um video falando maravilhas desse filme! Estou louca pra vê-lo no netflix e saber por mim mesma essa maravilha. Adoro enredos inusitados com crianças.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Minha irmã assistiu e ficou impressionada. Eu ainda não, mas pretendo em breve. O contexto geral da história me chama bastante a atenção, principalmente pelo tema abordado.
    Espero assistir logo.
    Adorei saber suas considerações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Helana?

    Eu já matérias sobre esse filme, parece ser de fato muito bom, a premissa me chamou atenção, a crítica está muito boa para esse filme, em breve pretendo assistir. Gostei das suas impressões!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar neste filme e pelo que você falou acho que vou gostar bastante, assim que tiver um tempinho livre vou assisti-lo com certeza. Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Eu assisti esse filme, fiquei um tempo decidindo se assistia ou não, tinha medo que fosse triste demais, mas a história é linda, emocionante e faz a gente refletir.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Apesar de ver muitas pessoas falando sobre esse filme, não sabia direito qual era a história. Confesso que vi o trailer sem prestar muita atenção e não estava dando nada por ele. Mas depois de tudo que você falou, acabei mudando de ideia e me interessando em assistir.
    Adoro filmes que, além de entreter, passam uma mensagem e nos levam a refletir. Dica anotada e espero assistir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina, não conhecia o filme, e pelo que vi é uma história muito bonita e que leva a várias reflexões. Vou deixar o nome anotado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu estou ouvindo falar o tempo todo no livro, seja criticas boas ou ruins e espero muito poder assistir para ter minha opinião, parece ser um tema interessante e pertinente, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Confesso que em matéria de filmes estou atrasada, tenho assistido algumas séries e só. Gostei da dica é tenho certeza que minha irmã vai amar a dica! Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir