Resenha: Emmi e Leo, Daniel Glattauer

26 julho 2017

Resenha de Livro
Dolorosamente belo
Quando descobri que finalmente @mor tinha sequência não descansei enquanto não encontrei uma cópia para ler.. No cadastro da livraria onde sou cliente o livro ainda não estava disponível..
-> Resenha de @mor: http://bit.ly/AmorResenha

Então quando estava quase desesperada, encontrei um Link para Download.. Pedi a um amigo para baixa-lo e quando chegou o PDF quase chorei de emoção..
Mas tudo isso é só para dizer que “@amor” e “Emmi & Leo” foram os livros que mais me deixaram sedenta e não apenas de um jeito bom.
Emmi & Leo

Emmi e Leo - A sétima ond@

Nos assuntos do coração, é importante esperar pelo momento certo...

Daniel Glattauer

Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. "Emmi & Leo" é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes.
ISBN-13: 9788581051369
ISBN-10: 8581051367
Ano: 2013 / Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Suma de Letras
O livro é maravilhoso, sensível, belo, torturante. A narrativa, assim como “@mor” é rápida e dinâmica, tanto que por vezes esquecia de ver o nome de quem tinha escrito os e-mails.. as vezes ficava confusa.. Mas ainda assim era uma delícia voltar para me situar.

Mas dói muito ler. Dói se identificar e imaginar tudo o que uma história poderia ter sido e não foi.. E pior ainda.. É horrível ler os erros de Leo e Emmi e ter que assumir que também os cometeria. Mas ainda assim, amaria viver uma história linda e cheia de erros como a deles. É visceral, é verdadeiro. É belo.
Com isso quero dizer que se você gosta de livros que mexam com sua cabeça, se gosta de ficar incomodado, intrigado durante a leitura, se gosta de livros que te levem às lágrimas em um momento, à raiva em outro e ao arrependimento no segundo seguinte, esse é o seu livro.
Mas comece por “@mor”. Para provar do terror de Emmi ao receber os e-mails do Senhor Administrador e depois do alivio ao receber um “Querida Emmi” de Leo.
Vai aí alguns dos meus trechos favoritos do livro (é difícil não citá-lo todo):
“A verdade sobre nós? Você tem uma família que está em seu coração, um marido que te ama e um casamento que ainda pode ser salvo. E eu tenho uma relação que está em construção. Cada um de nós tem o seu futuro. Só que nós, juntos, não o temos. É esta, a realidade, a verdade sobre nós, querida Emmi.”
“Não lhe peço nada, não espero nada de você. Só preciso ter lhe visto, falado contigo, ter te cheirado, uma vez na minha vida. Só preciso ter observado a forma como os seus lábios proferem «Emmi».”
“Leo, você ainda sente alguma coisa quando me escreve? Tenho a sensação de que já não sente mais nada. E essa sensação não é boa.”
“A forma como olhou para mim, falou comigo e me cheirou. Isso não me é indiferente. E cada palavra que me escreve é agora o teu cheiro e o teu olhar e a tua boca, por assim dizer.”

“Querida Emmi, na palma da minha mão esquerda, onde se encontra o ponto, aconteceu esta tarde um contratempo, por volta das 16 horas, numa mesa de café. A minha mão quis pegar um copo de água. Ao seu encontro vieram os dedos esguios da mão macia de outra pessoa, tentaram travar, tentaram se desviar, tentaram evitar a colisão. Quase foi possível. Quase. A ponta suave de um dedo macio pousou em milésimos de segundo na palma da minha mão que ia segurar o copo de água. Daqui resultou um toque suave que eu guardei. Ninguém vai me tirá-lo. Eu te sinto. Te reconheço. Volto a te reconhecer. É a mesma. É exatamente a mesma pessoa. É real. Você é o meu ponto. Dorme bem.”
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

7 comentários :

  1. Oii!! Dei uma lida na sua resenha de @mor e me apaixonei, aí li a resenha de Emmi & Leo e amei. Acho que tem tudo que eu gosto num livro... Com certeza vai para minha lista de leitura. Ótima sugestão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!

    Não conhecia o livro, pelo menos não a fundo, apesar de os nomes Emmi e Leo não me serem desconhecidos.

    Anotei a dica, vou ver se acho na biblioteca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Parabéns pela resenha. Mas me tira uma dúvida; um dedinho que tocou na mão e ele sentiu tudo aquilo? :) Romantismo visceral mesmo. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia nenhum dos dois livros, mas amei a indicação. Gosto muito de livros em que a comunicação ocorre por meio de cartas e e-mails, assim podemos conhecer os dois lados. Amei a sua resenha, estava a procura de um livro pequeno, não muito grande, então dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista de leituras infinita, estou muito curiosa e espero ler em breve.
    Gostei muito da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar de @mor, porque tenho una amiga que ama esse livro. Mas não sabia que tinha uma sequência. E também nunca me despertou desejo de ler. O ruim é que também estou fugindo de romances assim. Os que eu tenho lido são clichês, fofos e engraçados. To nessa pegada #DramaFree haha
    Mas parabéns pela resenha. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Infelizmente o livro não chamou a minha atenção, parece bem fofo coisa e tal, mas faltou algo que me pegasse como um suspense, um mistério. Mas para quem gosta de romances fofos parece uma bela pedida.

    ResponderExcluir