Crônicas&Desabafos: A importância de Eventos Literários

03 julho 2018

crônicas e desabafos
Oi pessú tudo bem?
Domingo passado tinha postado sobre o Evento Literário que realizei na minha cidade ♥ E prometi escrever um Crônicas E Desabafos de como esse tipo de reunião é importante e também um pouco difícil de ser feito.
Morar em cidade pequena, tem lá seus prazeres, principalmente ter a natureza perto de você, no meu prédio, por exemplo, é bem arborizado e temos visitas de tucanos, curicacas, pipa-pau.. Coisas que em cidade grande, muitas vezes não é visto. O prazer de andar sossegado na rua também ainda é mantido, você conhece mais pessoas, e por mais que a correria do dia-a-dia seja intensa, ainda temos alguns prazeres de boa conversa.
Mas morar em cidade pequena tem lá seus desafios.
Culturalmente cidades pequenas são complicadas de lidar com cultura no modo geral, em Rio do Sul, as pessoas não tem muito o costume de prestigiar a cultural, é suado fazer uma Feira do livro, por exemplo, e ver que o público espontâneo ainda deixa a deseja em uma cidade de mais de 60 mil habitantes. Ou fazer um Evento Literário, onde as pessoas apenas aparecem quando o convite é feito de boca em boca.


SONY DSC

Não se sabe exatamente como as pessoas ainda são assim, em uma cidade onde temos uma Fundação Cultural muito forte, onde Feiras, noites músicas e até o Teatro é bem divulgado, as pessoas simplesmente não comparecem, seja culturalmente por que elas não querem, ou simplesmente por conta da famosa “questão de prioridade” – encher a cara por exemplo é mais importante.
Mas aqueles que contribuem para o cenário cultural ainda existir fazem valer a pena.
O primeiro evento literário que realizei, foi complicado, choveu muito, apareceu poucas pessoas, e acabei fazendo amizades maravilhosas, descobri gente tão eufórica com literários e séries quanto eu. E ver o brilho no olhar daqueles que estão ali apenas para escutar, não tem dinheiro que pague isso.
E eu me descobri nisso, descobri que gosto de estar em pé explicando a leitura, explicando sobre livros e poder aflorar a vontade de ler em outras pessoas – isso NÃO TEM PREÇO.

Nosso último evento literário sai de lá com elogios mil, de pessoas que falaram que acharam lindo meu entusiasmo com a literatura. E muito mais, recebi recadinhos maravilhosos de pessoas que querem que o próximo evento saia – esse tipo de ração me deixa empolgada, saber que tudo que eu sonhei fazer com meu blog tem dado resultado, é maravilhoso.
SONY DSC
A importância de eventos literários para fomentar a leitura nas pessoas tem me chamado atenção. Um dos participantes do nosso encontro chegou anotar várias dicas de livros que foram citados e ele mesmo disse que a vontade de ler ficou muito grande – pois ele tinha parado de ler por um tempo e ver a empolgação de algumas pessoas lá o deixou bem entusiasmado.
Formar bons leitores no nosso País tem sido desafiador, princialmente por falta da cultura da leitura, mas pode acreditar, quando você faz algo para mudar isso, tudo torna-se diferente!
Não desista dos seus sonhos e tão pouco de mudar a vida de pessoas, meu blog literário anda a passos de tartaruga, mas é com ele que tenho grandes realizações – as pessoas certas vão ser alcançadas com isso, pode ter certeza.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário