Crônicas&Desabafos: Influenciadores Literários e sua importância.

26 agosto 2018

crônicas e desabafos
Oi tudo bem?
A última semana tivemos dias de borborinho na internet, ainda mais no meio literário – depois que o jornalista Paulo Roberto Pires fez duras críticas ao trabalho feito pelos  influencers  literários – que tem crescido a cada dia, abrindo espaço a uma nova categoria na internet e mostrando, claro, que a leitura é muito importante para todos.
Mas parece que para o jornalista em questão ser booktuber e blogueiro literário não é tão bom assim. Vocês podem ler a coluna dele na Revista Época aqui: http://bit.ly/ImposturaBooktuber
Pois bem, lendo tamanha barbaria em um só texto, eu, como blogueira à mais de 10 anos, não poderia me calar perante acontecimento.
O Brasil ainda é um País com poucos leitores, triste demais para nossa realidade.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope sob a encomenda do Instituto Pró-Livro em 2016, o número de leitores no Brasil corresponde a 56% da população. Já no Ranking Mundial da Leitura, mensurado em horas semanais de leitura, estamos no 27º lugar, com uma média de apenas 5 horas semanais, bem distantes dos primeiros colocados que são: a Índia com uma média de 10 horas semanais de leitura, a Tailândia com 9 horas e a China com 8 horas semanais. (Estes dados foram tirados do site do Instituto Pró-Livro e também da Biblioteca Villas Lobos, colocados em meu Projeto de Incentivo a Cultura.)
Talvez o Senhor Paulo Roberto Pires não saiba que estes meros 56% de leitores no Brasil tem mão de influenciadores literários, pessoas que doam boa parte do seu tempo para escrever uma resenha, pesquisar um assunto antes de escrever um pequeno artigo, gravar um vídeo, edita-lo, colocar no ar. São poucos que recebem financeiramente para fazer isso. A grande maioria dos influenciadores faz por amor a leitura e literatura, porque gostam de ler um livro, tem o prazer de uma boa leitura e querem contribuir de alguma forma para que a sociedade reconheça que ler é fundamental.
O tempo que se gasta com todo esse trabalho feito com amor, carinho e doação não é mensurado. E o nosso maior ganho é saber que tem alguém do outro lado da tela do computador que tocou-se com o que viu e foi atrás de mais informações, comprou o livro e também gostou.


O amor aos livros é assim: no boca-a-boca. No disse-que-me-disse no eu-li-gostei-e-indiquei. Gravar um vídeo ou escrever uma resenha sobre uma leitura apenas faz aquela opinião chegar a mais pessoas. A internet serve para isso aproximar um leitor do outro.
Uma pena que pessoas como o jornalista em questão não conseguem enxergar que opiniões do tipo “não gostei”, “goatei”, “me emocionei” fazem outras pessoas ler o mesmo livro e ter outra opinião.
E para você aí saber, os influenciadores literários não se limitam apenas no nicho de “jovem adulto”, existe muito livro de não ficção, histórico, político com opiniões excelentes. É só procurar.
Sendo assim, fica aqui meu repúdio a um texto tão deplorável.

Meu currículo com a literatura tem me dado orgulho, sim! Comecei com meu blog. Auxilio na Feira do Livro de Rio do Sul desde 2016. Palestra na Feira de 2017, tive o prazer de ter professores que me procuram para saber mais de literatura e o que sugerir aos seus alunos.
Organizo eventos literários. E vou ter a honra de mais uma vez contribuir com meu conhecimento na Feira do livro de Rio do Sul 2018.
Entre outros trabalhos que faço com literatura.
Então acredito que por mais que a minha opinião seja fraca, influência muitos leitores a procurarem leituras que gostam, eles próprios fazem suas descobertas.
É importante nos dias de hoje ter um trabalho assim que leva a leitura para as pessoas.
Tenho orgulho de meu trabalho, e se o Senhor Paulo Roberto Pires acha ruim, ele que se limite a sua insignificância.
SONY DSC
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

18 comentários :

  1. Oi, tudo bem?

    Quando eu vi aquele post no Facebook eu realmente não acreditei. Estava por fora dessa confusão, foi só depois de ler um comentário no Twitter que eu fui a fundo e fui ler o post e os comentários. Não é possível que esses dois seres não conseguem entender o papel importante que os influenciadores tem no papel de formar leitores. Eu não sei quantos livros eu li, livros muito bons, por indicação de alguma resenha, de algum vídeo no Youtube. Me deu muita raiva de tudo o que li, de pessoa que não entendem e nem querem entender. Triste!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helana.

    Eu acho que não importa se são poucos ou muitos, a opinião de um blogueiro sempre influencia algum leitor em ler ou não um livro, em ver ou não um filme ou série. Realmente, são poucas as pessoas que ganham para isso, mas tem umas que ganham que não sentem tanto amor pela leitura quanto alguns que não ganham.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana!

    Fique por dentro desse infeliz acontecimento com a Tati. Honestamente, ela tá absolutamente certa por cobrar para divulgar coisas no seu canal, ela conseguiu uma coisa incrível que elé ter um público fiel e que leva em consideração sua opinião. Para divulgar o livro em qualquer meio de comunicação ele teria que pagar.

    Enfim, a sua crítica à essa postura conservadora (olha, pode cobrar pra divulgar tudo, desde que não seja livro!) é algo bastante risícrid e ultrapassado.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Estou super a par de todo esses burburinho e diga se de passagem fiquei pasmo com tanta mer### dita por um ser daquele. Sou muito fã do trabalho da influencer em questão é achei muito da grosseria da parte do cara. Adorei conferir o seu texto até mais ver

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helana.
    Essa questão é muito maior do que um simples gostar ou não gostar do trabalho de influencers literários. Acredito que a maior polêmica seja relacionada à publicidade e à cobrança feita pelos youtubers para as divulgações. Isso porque o youtuber pode cobrar o que ele quiser, mas deve deixar isso bem claro para público.
    A lei do consumidor proíbe propagandas indiretas, camufladas... Quando alguém recebe para mostrar um vídeo em um livro, isso é propaganda irregular e viola os direitos dos consumidores.
    Enfim, a discussão é muito maior do que sentimentos feridos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana! Acho que todos nós que participamos deste meio literário, lemos e odiamos esse artigo feito por esse dito jornalista! Eu cresci lendo, numa família onde ninguém lia, numa sala de aula onde ninguém lia, e imagina o quanto fui solitária nesse mundo por muitos anos. Quando tive acesso a blogueiros e a pessoas que dedicavam seu tempo a isso, me senti muito feliz, tanto que hoje eu faço parte e sei bem como é! Total falta de respeito e empatia que esse homem mostrou. Acredito que hoje a espaço para todos que quiserem, basta saber usar! Temos que valorizar sim, quem tenta incluir um pouco de cultura e conhecimento nos jovens!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Helana!

    Estou literalmente tentando respirar fundo aqui. E não está dando muito certo. Estou desejando explodir e não poder fazer isso só me deixa mais estressada. Porque acessei o link que você colocou e fui lá ler o post do "estudioso", ignorante, que considera-se um intelectual, mas que com suas palavras apenas mostra que o que critica no booktuber é um espelho de sua própria limitação.

    As pessoas não cansam de me surpreender. Antigamente, pouco depois de entrar na blogosfera literária, eu tinha a ilusão de que pessoas que liam eram de alguma forma "avançadas", inteligentes e mais humanas. Que não existia ignorância no meio delas. Sim, pura ilusão mesmo. Eu acreditava que os livros realmente transformavam as pessoas, pois tinham me transformado. Sou um ser humano em processo de desenvolvimento ainda. Estou crescendo, estou aprendendo. Isso não vai parar. Não deixarei que pare, pois estou sempre aberta a aprender mais e rever minhas opiniões, mudar de ideia se for necessário, evoluir. O livro tem esse poder: de abrir mentes. De nos fazer verdadeiros humanos, capazes de nos solidarizar com o sofrimento do outro, de olhar para o mundo de outra forma e entender como chegamos ao ponto em que estamos. Eu leio de tudo. Sou apaixonada pelos romances e os suspenses, mas me permito ler de tudo mesmo que um gênero não me atraia. Porque com os livros eu cresço. E acreditava realmente que todos cresciam. Mas do que adianta ler se não se propõe a absorver aquilo que te fará ser melhor? É o que percebo. Quando leio textos como o do sr. Paulo Roberto Pires percebo que livros não operam milagres.

    Eu soube da polêmica envolvendo o canal da Tati Feltrin através de um grupo no WhatsApp do qual participo. E conheço o trabalho da Tati, amo o canal dela, é um dos poucos que sigo, pois sou mais de ler blog do que assistir vídeos, porque sempre prefiro ler, é um gosto pessoal. Mas existem canais que me atraem, como o dela, e o da Isa do Ler Antes de Morrer. Também existem outros booktubers que eu poderia mencionar e fazem um trabalho belíssimo. Que deve sim ser valorizado. E se recebem ou não por isso não é muito da conta desse jornalista, uma vez que duvido muito que ele faça seu trabalho de graça, de maneira filantrópica ou que seja seu dinheiro a pagar pelo trabalho desses booktubers. Será que ele também critica o famoso que faz propaganda de um shampoo que sequer usa? Critica a televisão pelas propagandas em massa? Um booktuber pelo menos fala do que realmente ama, do que faz parte de sua vida, do que conhece. E é um direito deles receber ou não por isso.

    Falo booktubers, mas o mesmo se aplica a nós blogueiros. Eu escrevo pura e simplesmente por amor. Não recebo dinheiro algum por isso, pois não fiz do blog minha fonte de renda. é meu hobby. Mas sei que muita gente se profissionaliza. Faz disso o seu trabalho e é um direito, tem mais é que fazer isso mesmo, pois é um privilégio, uma oportunidade única trabalhar com o que se ama. Mas mesmo eu que tenho meu blog como "meu cantinho" sei o quanto é trabalhoso escrever uma resenha. Eu escrevo por horas e todo o processo de ler, tentar transmitir o que senti, o que não gostei e os motivos é cansativo. Prazeroso, mas cansativo. E faço porque amo e sei que têm pessoas que confiam em minha opinião, que passaram a ler determinados livros porque se sentiram motivadas pelas minhas palavras. Minhas melhores amigas conheci através do meu blog e são coisas assim que me incentivam a continuar. E não serão as palavras preconceituosas de um "intelectual" que me farão parar.

    O nosso trabalho é sim importante e temos mais é que continuar. É por nossa causa que mais pessoas leem, que o número de leitores no Brasil aumenta. Por causa de nós leitores que divulgamos os livros, que falamos através de um blog ou mesmo no boca-a-boca sobre as histórias que amamos.

    ResponderExcluir
  8. Que post mais necessário! Eu acompanhei essa situação toda e fiquei triste demais em ver que existe gente capaz de condenar o trabalho de quem só quer propagar a literatura em um país onde isso é tão dificil, uma pena, pra falar a verdade. Que sigamos firme e fortes, encarando de frente o que nos abate porque os livros são nossas melhores armas. E parabéns pelos eventos! <3

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu conferi algumas das postagens sobre esse episódio lamentável. E é bom saber que muitos colegas com seus canais tem opinado e levantado seus questionamentos sobre essas pessoas.
    Muitos de nós lemos por puro prazer, compartilhamos nossas opiniões sem receber um centavo em troca, justamente por sentirmos prazer em propagar o amor pela leitura.
    Vejo que o meio literário seja com blogueiros, autores sempre tem algumas confusões tão desnecessárias, mas ainda bem que existem pessoas que mesmo com tantas críticas, resistem e continuam na luta, usando o espaço para o bem, valorizam seus colegas e autores, respeitando o espaço de cada um.
    E assim a gente continua a trajetória.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,

    Pois é acompanhei meio que de longe esse boato todo...
    Obrigada por disseminar a informação, já que eu não tinha visto a matéria ainda!
    Adorei sua opinião e como "bookTuber e bibliotecária que sou" acho que falou tudo!
    Arrasou!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não sabia dessa matéria e eu já não era fã da Revista Época por outros motivos, agora menos ainda, por permitir uma matéria tão sem fundamento como essa. Talvez esse "jornalista" não saiba que muitos dos autores independentes, só conseguiram um contrato com uma editora, por causa do trabalho dos booktubers e blogueiros. Muitas editoras fecham os olhos para esses autores e somos nós, com empenho e dedicação, que conseguimos levar uma boa história, através da crítica e divulgação, para mais leitores. Se nosso trabalho não fosse importante, não teríamos os números que temos, seja de acesso ou de procura de autores, editores e leitores. É muito triste ler algo assim.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. OI..

    Adorei seu texto, bem sensato. Eu acho um deserviço o que esse senhor fez com aquele texto e todos que estão inseridos na comunidade literaria sabe da importância dos blogueiros literários. Eu, que tenho um blog pequeno, já influenciei muita gente a ler. E o important É INCENTIVAR A LEITURA, independente do gênero. E outra, temos que nos valorizar sim, se consideramos o blog/canal um trabalho. Parabéns pelo texto!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, concordo com muito do que você disse no texto. O fato de se falar sobre livros na internet já é super valioso no nosso país onde a leitura e os livros são tão pouco incentivados; as pessoas precisam de exemplos, precisam ver outras pessoas lendo para que também se interessem pelos livros e os busquem.

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Então, eu tenho minhas ressalvas sobre esse 'sensacionalista' aí. Acho que desde que alguns influenciadores literários passaram a viver de "quantidades" e não de "qualidades", isso se tornou nosso pior erro.
    Leio e sigo muito blogueiros bons, que fazem parte desse meio por amor. Mas em contra partida, sigo muitos que se perderam no meio do caminho e já não me 'convencem' no trabalho como antes.
    Será que não é hora de refletir sobre o amor literário e sobre as obrigações literárias?
    Concordo com seu desabafo, achei seu post muito interessante.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee ♥
      Sim, super concordo com seu ponto de vista, infelizmente muitos vivem para a "quantidade" e não a qualidade de um bom livro, de uma boa leitura. É triste né? A gente pega um baita exemplo disso é aquele ranking idiota do Skoob que chega final do ano é só gente postando print "ai olha como eu leio". Quando alguém me pergunta como ler bastante, eu sempre digo que todo mundo tem seu tempo e que tenha foco para pelo menos ler 6 livros por ano, porque dai você mesmo sai do índice vergonhoso do brasileiro.
      Ter amor pela literatura são poucos viu!! Infelizmente.

      Excluir
  15. Oi, Helana!
    Seguinte, eu vi a reportagem e lembro de ter comentado isso com minhas amigas de blog. Nós compartilhamos nossa paixão por livros e disseminamos isso no nosso blog tirando praticamente zero de comissão. Essa questão é bem delicada e deve ser tratada com cuidado, acho muito errado esse cara ter generalizado, mesmo porque... convenhamos que post de blog e youtube dispende de tempo e de internet e acho justo existirem posts patrocinados (desde que seja conhecimento do público também), porém, acho que é obrigação do blogueiro também postar sua opinião verdadeira a respeito do livro, post patrocinado ou não. Talvez daí também venha a crítica desse jornalista - mas que ele também foi de uma grosseria gratuita, isso não se discute.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Que orgulho!!!
    Seu currículo com certeza é notável e claro, lembrando daquilo que nem dá pra medir, como as indicações de livros que você já fez e nem sabe o quanto fizeram bem aos leitores. Parabéns. Você é um exemplo.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Concordo com tudo que você falou! Já comprei MUITOS livros influenciada de outras pessoas, assim como quando assistimos a um filme indicado por amigos. Acredito que não estou sozinha nessa e também tento compartilhar o meu amor por livros através do meu blog. Se a pessoa é um escritor e não quer pagar por essa divulgação, tem todo o direito. Assim como uma pessoa que construiu o seu trabalho de influenciador por anos tem o direito de cobrar.
    Nas revistas e jornais, quando se era feita as resenhas e críticas, as editoras e/ou autores também pagavam as empresas para tal divulgação e, nem por isso, sofreram tal repúdio. É um assunto que eu poderia escrever um textão falando, mas acho que você resumiu muito bem a minha indignação ao ler o relato dele ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir