Resenha: Mulheres Esmeraldas, Domingos Pellegrini

11 novembro 2018

Resenha de Livro
Oi pessú tudo bem?
Hoje trouxe a resenha do livro Mulheres Esmeraldas, livro nacional escrito por Domingos Pellegrini, é um romance policial passando na Amazônia e acredito que vão curtir.
mulheres esmeraldas01

Mulheres Esmeraldas

Domingos Pellegrini

MULHERES ESMERALDAS conta a história de um repórter da Playboy retornando do exílio que, em 1984, quer fazer um ensaio fotográfico para a revista numa mina explorada por mulheres na Amazônia. Domingos foi repórter da Playboy nessa época, cobriu Serra Pelada e ouviu falar dessa mina. As jovens do lugar aceitam a proteção do delegado do município de Alta Mata em troca de uma parcela do ouro que produzem. O que ele não sabe é que, lideradas por uma ex-enfermeira americana, elas buscam também um veio de esmeraldas. Quando o repórter bate por lá, as mineradoras, que sempre evitaram todo contato com gente de fora, recebem-no muito bem, mas a ideia é usá-lo como cobertura para a fuga delas com um grande carregamento da preciosa pedra verde.
Um thriller emocionante, com uma fuga espetacular e assustadora elo Brasil afora, MULHERES ESMERALDAS é também um delicado romance. Marianne, a ex-enfermeira, é filha de um major americano recrutado por Daniel Ludwig, que quando morre deixa para a filha um mapa para a mina de esmeraldas.
O cenário é a Amazônia do início da década de 80, São Paulo e Rio de Janeiro, e o pano de fundo é a transmissão televisiva das Diretas e a cobertura da agonia de Tancredo Neves. Um livro realmente extraordinário que vai impressionar o mundo literário.
Edição:
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582355190
Ano: 2018
Páginas: 208
Vamos começar falando da capa do livro. Ela é toda verde. Verde Bandeira e já nos remete ao nome esmeraldas. É um livro fino, com cerca de 200 páginas. O livro ele não é divido necessariamente por capítulos e sim partes, na qual infelizmente me fez cansar a leitura.


mulheres esmeraldas03

O livro conta a história de um repórter da Playboy, no livro ele é retratado como “Ele”. Ele procura uma boa matéria para revista, na época a Playboy, considerada machista, as pessoas não davam tanta credibilidade para algo sério na revista.
O ano onde se passa a história também é importante, final de 1984, onde a eleição de Tancredo Neves gera uma expectativa grande para um País que saia de um Regime Militar.
E lá estava “Ele” na Amazônia, procurando sua matéria, até que por sorte, no hotel onde está hospedado, ele se depare com uma bela loira, mas é aviso para não se meter com ela, pois a mulher é chefe de um garimpo comandado por mulheres – a informação gera curiosidade nele e precisa saber como funciona isso e quem são essas mulheres.
O fascínio de Ele pelas mulheres que componha o garimpo é grande: Pitinha, Dita, Portuguesa, Donana, Cida e Marianne. Marianne é a responsável pelo grupo, as mulheres escondem algo. Então elas fazem um acordo, ele ajuda elas a sair da cidade para vender algumas esmeraldas que acharam por lá. Elas tem medo do sócio que se acha a leia e extorque as mulheres.
Ele agora além de ajudar as mulheres a salvar suas vidas, descobre também um pouco da história de cada uma delas.
Mulheres Esmeraldas é um livro interessante de se ler. Um romance policial que discute várias situações inteligentes, desde a política, até condição humana. A situações pessoais dos personagens que chega a beirar algo real.
A relacionamento do repórter com as mulheres do garimpo é interessante – Pitinha se apaixona por ele, mas ele quer ficar com Marianne e o amadurecimento dos personagens no livro é visível e trás certa graça a história.
mulheres esmeraldas05
Outro ponto que me deixou feliz com o livro foi ver que ele tem seu ponto feminista, as mulheres são as que mandam na história e quando a gente parte para o ano que foi contato, vimos a importância disso – mesmo tento toda a parte machista da história, poque sim, ela existe.

Tenho apenas uma ressalva a fazer, o livro para mim tornou-se cansativo em algumas partes por causa da falta de capítulos, a gente lê, lê e lê e não tinha um momento correto de fazer uma pausa, achei um pouco confuso. Mas tirando isso, é um romance excepcional.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário