Panorama: Vamos falar de João Gilberto

29 agosto 2019

Por Alexandre Tiago.

Olá a todos! 2019 não está sendo um ano devido à falecimentos de grandes artistas e um dos artistas que faleceu em 2019 é um músico que sou fã: O genial músico brasileiro João Gilberto!


Iria fazer essa publicação na semana do falecimento dele que foi no dia 6 de julho de 2019 mas nunca é tarde para homenagear pessoas que gostamos e admiramos. João Gilberto nasceu em 10 de junho de 1931 na cidade brasileira de Juazeiro no estado da Bahia e entrou para a eternidade ao criar uma nova batida de violão que misturava jazz com samba. Essa nova batida fez um novo gênero musical a Bossa Nova e nesse gênero musical ele fez parte de uma santíssima trindade musical composta por ele, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Além disso ele fez álbuns musicais  espetaculares como o "Chega de Saudade" lançado em  1959 e ele João Gilberto foi um dos responsáveis por exportar o gênero musical pelo mundo afora onde ele até gravou e tocou com o saxofonista norte americano de Jazz Stan Getz em shows e álbuns musicais memoráveis e inesquecíveis.

Graças à Bossa Nova, músicos da Bossa Nova e principalmente ao João Gilberto que o mundo conheceu e ainda conhece o Brasil pelo Rio de Janeiro, suas praias, paisagens, carnaval, samba e Bossa Nova com seu jeito único de tocar e cantar. Com isso, João influenciou muita gente pelo Brasil e o mundo desde Chico Buarque e Rita Lee até Caetano Veloso e Eric Clapton que é um dos maiores e melhores guitarristas de todos tempos.



Conheci a obra musical do João Gilberto através do meu avô materno onde ouvíamos um rádio que pegava estações de longo alcance. E nesse saudoso objeto auditivo ouvíamos uma estação de rádio que tocava músicas desde música cubana e rock dos anos 1960 até Bossa Nova onde conheci o gênero musical e João Gilberto. Fiquei de imediato fã dele. E apesar de nunca ter conseguido ir à um show dele, sempre o venerei, homenagiei e ouvia as músicas dele pois ele tem grandioso legado cultural e também porque acredito que devemos revenciar sempre os músicos em vida e depois de mortos para serem conhecidos, apreciados e divulgados por infinitas gerações. É assim que farei com João Gilberto e também com Beth Carvalho e Dick Dale dois músicos que sou fã, e que assim como João Gilberto, eles faleceram em 2019 e possuem um grandioso legado cultural. Obrigado, João Gilberto, por contribuir na minha formação musical e cultural!

Abaixo deixo à vocês uma esplendorosa e visceral interpretação musical do João Gilberto em uma música que eu gosto muito chamada "Retrato Em Branco e Preto". E vocês, gostam do João Gilberto? Conhecem a Bossa Nova? Gostam da Bossa Nova? Comentem! Vamos conversar!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


Nenhum comentário :

Postar um comentário