Panorama: Vamos falar de João Gilberto

29 agosto 2019

Por Alexandre Tiago.

Olá a todos! 2019 não está sendo um ano devido à falecimentos de grandes artistas e um dos artistas que faleceu em 2019 é um músico que sou fã: O genial músico brasileiro João Gilberto!


Iria fazer essa publicação na semana do falecimento dele que foi no dia 6 de julho de 2019 mas nunca é tarde para homenagear pessoas que gostamos e admiramos. João Gilberto nasceu em 10 de junho de 1931 na cidade brasileira de Juazeiro no estado da Bahia e entrou para a eternidade ao criar uma nova batida de violão que misturava jazz com samba. Essa nova batida fez um novo gênero musical a Bossa Nova e nesse gênero musical ele fez parte de uma santíssima trindade musical composta por ele, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Além disso ele fez álbuns musicais  espetaculares como o "Chega de Saudade" lançado em  1959 e ele João Gilberto foi um dos responsáveis por exportar o gênero musical pelo mundo afora onde ele até gravou e tocou com o saxofonista norte americano de Jazz Stan Getz em shows e álbuns musicais memoráveis e inesquecíveis.

Graças à Bossa Nova, músicos da Bossa Nova e principalmente ao João Gilberto que o mundo conheceu e ainda conhece o Brasil pelo Rio de Janeiro, suas praias, paisagens, carnaval, samba e Bossa Nova com seu jeito único de tocar e cantar. Com isso, João influenciou muita gente pelo Brasil e o mundo desde Chico Buarque e Rita Lee até Caetano Veloso e Eric Clapton que é um dos maiores e melhores guitarristas de todos tempos.



Conheci a obra musical do João Gilberto através do meu avô materno onde ouvíamos um rádio que pegava estações de longo alcance. E nesse saudoso objeto auditivo ouvíamos uma estação de rádio que tocava músicas desde música cubana e rock dos anos 1960 até Bossa Nova onde conheci o gênero musical e João Gilberto. Fiquei de imediato fã dele. E apesar de nunca ter conseguido ir à um show dele, sempre o venerei, homenagiei e ouvia as músicas dele pois ele tem grandioso legado cultural e também porque acredito que devemos revenciar sempre os músicos em vida e depois de mortos para serem conhecidos, apreciados e divulgados por infinitas gerações. É assim que farei com João Gilberto e também com Beth Carvalho e Dick Dale dois músicos que sou fã, e que assim como João Gilberto, eles faleceram em 2019 e possuem um grandioso legado cultural. Obrigado, João Gilberto, por contribuir na minha formação musical e cultural!

Abaixo deixo à vocês uma esplendorosa e visceral interpretação musical do João Gilberto em uma música que eu gosto muito chamada "Retrato Em Branco e Preto". E vocês, gostam do João Gilberto? Conhecem a Bossa Nova? Gostam da Bossa Nova? Comentem! Vamos conversar!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


11 comentários :

  1. Oi
    João Gilberto é um grande talento e quem sem dúvidas fará falta, no Brasil estamos carentes de talentos musicais...

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem ?

    Que post lindo, João Gilberto foi um artista incrivel e que merece sempre ter esse reconhecimento, além de ter inspirado e influenciado a musica brasileita de uma forma maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Ele é um artista que ainda está vivo dentro de mim com suas belas composições.

    ResponderExcluir
  4. Poesia em música!!! Qnta falta eu sinto de boas músicas, com letras que falem ao nosso coração.

    ResponderExcluir
  5. João é um artista que ainda marcará e influenciará muitas pessoas. Suas letras e melodias são agradáveis e sua mensagem mais bonita ainda. Aprendi a gostar com a minha avó, que amava ouvir.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  6. Ele era um ótimo artista, com um talento grandioso, nunca será esquecido!!

    ResponderExcluir
  7. Que legal conhecer um pouco mais do que foi o trabalho dele atraves da sua postagem, esta mistura de ritmos foi bem legal mesmo

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia ele, mas pelo que li aqui no post, ele era um grande artista! ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Helana?

    Apesar de eu não ter acompanhado em nenhum momento da minha vida a carreira do João Gilberto, eu sei que ele foi um grande artista, influenciou e ajudou diversos outros artistas e tinha um enorme talento. Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia o cantor. Confesso que sou bem desligada, vivo no meu próprio mundo... enfim rs
    Mas concordo contigo, nunca é tarde para se homenagear alguém. Adorei a matéria! Bem especial para os fãs do cantor.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu ouço ele desde pequena. Infelizmente é o curso natural da vida. São raras as pessoas que fazem homenagens em blogs, gostei da tua iniciativa. Beijos

    ResponderExcluir